A inclusão de alunos com deficiência visual no âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2310 |
Resumo: | Este trabalho aborda a inclusão de discentes com deficiência visual no âmbito do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste é analisar a literatura existente e as políticas públicas direcionadas ao tema, bem como fomentar a importância da qualificação dos educadores para a educação especial priorizando o desenvolvimento da criticidade no ambiente escolar. Sendo uma revisão narrativa, que tem como metodologia de elaboração a análise crítica da literatura, com estratégias que busca a seleção dos estudos e a interpretação das informações contidas nas fundamentações teóricas de livros, artigos, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de cursos. Observou-se que quando se trata de educação especial, a responsabilidade não é apenas do educador, mas sim de todos envolvidos neste processo, como é o caso da comunidade escolar e da sociedade em geral. Baseado nos dados da pesquisa pode-se dizer que para a educação inclusiva adquirir maior fortalecimento se faz necessário um comprometimento dos gestores, das autoridades governamentais e principalmente que a comunidade conheça os direitos que lhes são garantidos por lei e que exijam sua aplicabilidade na prática. |
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A inclusão de alunos com deficiência visual no âmbito escolarThe inclusion of students with visual impairments in the school contextEste trabalho aborda a inclusão de discentes com deficiência visual no âmbito do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste é analisar a literatura existente e as políticas públicas direcionadas ao tema, bem como fomentar a importância da qualificação dos educadores para a educação especial priorizando o desenvolvimento da criticidade no ambiente escolar. Sendo uma revisão narrativa, que tem como metodologia de elaboração a análise crítica da literatura, com estratégias que busca a seleção dos estudos e a interpretação das informações contidas nas fundamentações teóricas de livros, artigos, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de cursos. Observou-se que quando se trata de educação especial, a responsabilidade não é apenas do educador, mas sim de todos envolvidos neste processo, como é o caso da comunidade escolar e da sociedade em geral. Baseado nos dados da pesquisa pode-se dizer que para a educação inclusiva adquirir maior fortalecimento se faz necessário um comprometimento dos gestores, das autoridades governamentais e principalmente que a comunidade conheça os direitos que lhes são garantidos por lei e que exijam sua aplicabilidade na prática.This work addresses the inclusion of students with visual impairments in the process of teaching and learning. The objective is to analyze the existing literature and public policies directed to this issue, as well as promoting the importance of qualification of teachers for special education prioritizing the development of criticality in the school setting. Narrative review type way of drafting the search methodology and critical analysis of literature, with strategies that search the selection of the studies and the interpretation of the information contained in the theoretical foudations of books, articles, dissertations, theses and completion of course work.. When it comes to special education is not only the responsibility of the teacher, but to everyone involved in this process, as is the case of the school community and society in general. Based on the survey data we can say that inclusive education to acquire greater strength is required a commitment of managers, government officials and especially the community to know the rights which they are guaranteed by law and requiring its applicability in it’s practice.Keywords: Methodologies. Education. Family. Qualification.Universidade Federal do AmapáLacerda Sousa, Ana Cleia da LuzSousa, Ivaldo Silva2017-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/231010.18468/estcien.2016v6n3.p41-50Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 3 (2016); 41-50Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 3 (2016); 41-502179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2310/cleiav6n3.pdfDireitos autorais 2017 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-28T04:32:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2310Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2017-03-28T04:32:48Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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