Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1724 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado com o objetivo o identificar junto ao corpo docente as modalidades e recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento das aulas de ciências e biologia analisando de forma reflexiva a utilização dos mesmos. Foram aplicados questionários em 55 escolas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos junto a 113 educadores de escolas municipais, estatuais e privadas. Observa-se que existe o entendimento por parte dos professores de que a utilização de recursos e modalidades didáticas diversificados seja capaz de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, no entanto devido à carência de recursos, de estrutura física das instituições e de falta de tempo e planejamento, o livro didático e o quadro/lousa ainda são os recursos mais utilizados, seguido da aula expositiva como estratégia metodológica. Faz-se necessário, portanto que haja motivação, engajamento e participação do professor e da comunidade escolar, pesquisando, avaliando e escolhendo que recursos ou metodologia atende melhor a compreensão de conteúdos considerando os objetivos de aprendizagem e o público alvo envolvido visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem. |
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Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e BiologiaModalities and didactic resources most used in teaching science and biologyO presente estudo foi realizado com o objetivo o identificar junto ao corpo docente as modalidades e recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento das aulas de ciências e biologia analisando de forma reflexiva a utilização dos mesmos. Foram aplicados questionários em 55 escolas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos junto a 113 educadores de escolas municipais, estatuais e privadas. Observa-se que existe o entendimento por parte dos professores de que a utilização de recursos e modalidades didáticas diversificados seja capaz de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, no entanto devido à carência de recursos, de estrutura física das instituições e de falta de tempo e planejamento, o livro didático e o quadro/lousa ainda são os recursos mais utilizados, seguido da aula expositiva como estratégia metodológica. Faz-se necessário, portanto que haja motivação, engajamento e participação do professor e da comunidade escolar, pesquisando, avaliando e escolhendo que recursos ou metodologia atende melhor a compreensão de conteúdos considerando os objetivos de aprendizagem e o público alvo envolvido visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem.The aim of the present study was to identify the modalities and didactic resources used by the teaching staff to develop science and biology classes, reflexively analyzing their usage. Questionnaires were applied to 113 teachers from 55 municipal, state and private elementary and secondary schools offering courses to both young people and adults. The teachers believe that using different didactic strategies and resources may favor the teaching and learning process. However, due to the lack of resources, physical structure, time and planning, traditional textbooks and a blackboard are still the most widely used, followed by theoretical classes, as methodological strategies. It is necessary, therefore that teachers and the school community be motivated, engaged and participate by researching, evaluating and selecting the most effective resources and methodologies in accordance with the learning objectives and the target public involved with the goal of improving the teaching-learning processUniversidade Federal do AmapáCentro Universitário FacexTheodoro, Flávia Cristine MedeirosCosta, Josenilde Bezerra de SouzaAlmeida, Lucia Maria de2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1724Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 1 (2015); 127-139Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 1 (2015); 127-1392179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1724/flaviav5n1.pdfDireitos autorais 2015 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-11T20:04:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1724Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-11T20:04:34Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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