A tríade relação professor-estudante-saber nas aulas de Matemática: implicações do contrato didático na análise das expectativas dos sujeitos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/742 |
Resumo: | O artigo teve como proposta analisar o comportamento da relação entre professor e estudante, sob à luz do contrato didático, entendido por Brousseau (1999) como um instrumento de análise a partir da tríade docente-discente e o saber. O enfoque da investigação esteve sentado nas expectativas dos estudantes e professores na efetivação das regras que compõem um contrato didático, delineado por direitos e promessas de um saber que se deseja por ambas as partes, bem como a ocorrência de transgressão e negociação dos itens orientadores contratuais. Para realizar a investigação, a metodologia utilizada foi a realização de uma entrevista com professores e estudantes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostraram quepara a formação do contrato didático, é necessário que estudantes e professores participem ativamente nesse processo de construção de regras que norteará os trabalhos em sala de aula. |
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A tríade relação professor-estudante-saber nas aulas de Matemática: implicações do contrato didático na análise das expectativas dos sujeitosO artigo teve como proposta analisar o comportamento da relação entre professor e estudante, sob à luz do contrato didático, entendido por Brousseau (1999) como um instrumento de análise a partir da tríade docente-discente e o saber. O enfoque da investigação esteve sentado nas expectativas dos estudantes e professores na efetivação das regras que compõem um contrato didático, delineado por direitos e promessas de um saber que se deseja por ambas as partes, bem como a ocorrência de transgressão e negociação dos itens orientadores contratuais. Para realizar a investigação, a metodologia utilizada foi a realização de uma entrevista com professores e estudantes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostraram quepara a formação do contrato didático, é necessário que estudantes e professores participem ativamente nesse processo de construção de regras que norteará os trabalhos em sala de aula.Universidade Federal do AmapáPivatto, WanderleySchuhmacher, Elcio2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/742Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 2 (2012); 95-103Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 2 (2012); 95-1032179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/742/pivattov2n2.pdfDireitos autorais 2014 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:30:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/742Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:30:11Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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