A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140 |
Resumo: | O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação de professores em tecnologias da informação e comunicação como parâmetro incentivador da investigação em educação, percorrendo vários conceitos, levantamentos e abordagens, a fim de promover o entendimento e a conscientização para uma prática pedagógica voltada para o uso das tecnologias. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Nos resultados encontramos autores clássicos que trazem um aprofundamento teórico sobre a necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas detectando os possíveis entraves para o uso das mesmas nestes espaços, bem como a falta de capacitação dos docentes para a utilização das tecnologias o que suscita a busca iminente de uma pessoa que seja intermediária entre o docente, o aluno e a tecnologia. |
id |
UNIFAP-2_f9d95c83301169259326e8abbb677133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1140 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professoresA (no) use of information technology and communication by teachers O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação de professores em tecnologias da informação e comunicação como parâmetro incentivador da investigação em educação, percorrendo vários conceitos, levantamentos e abordagens, a fim de promover o entendimento e a conscientização para uma prática pedagógica voltada para o uso das tecnologias. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Nos resultados encontramos autores clássicos que trazem um aprofundamento teórico sobre a necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas detectando os possíveis entraves para o uso das mesmas nestes espaços, bem como a falta de capacitação dos docentes para a utilização das tecnologias o que suscita a busca iminente de uma pessoa que seja intermediária entre o docente, o aluno e a tecnologia.This article presents a reflection on teacher training in information and communication technologies as research incentive parameter in education, covering various concepts, surveys and approaches in order to promote understanding and awareness for a pedagogical practice for use technology. The methodology used in this study is the literature. The results found classical authors that bring a theoretical study on the necessity of the use of information and communication technologies in schools detecting possible obstacles to using them in these spaces as well as the lack of training of teachers for the use of technologies which raises the impending search for a person who is an intermediary between the teacher, the student and technology.Universidade Federal do Amapádos Santos, Jandira Dantas2016-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 21-28Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 21-282179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140/jandirav5n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T18:54:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1140Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-03-15T18:54:55Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores A (no) use of information technology and communication by teachers |
title |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores |
spellingShingle |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores dos Santos, Jandira Dantas |
title_short |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores |
title_full |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores |
title_fullStr |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores |
title_full_unstemmed |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores |
title_sort |
A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores |
author |
dos Santos, Jandira Dantas |
author_facet |
dos Santos, Jandira Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Jandira Dantas |
description |
O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação de professores em tecnologias da informação e comunicação como parâmetro incentivador da investigação em educação, percorrendo vários conceitos, levantamentos e abordagens, a fim de promover o entendimento e a conscientização para uma prática pedagógica voltada para o uso das tecnologias. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Nos resultados encontramos autores clássicos que trazem um aprofundamento teórico sobre a necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas detectando os possíveis entraves para o uso das mesmas nestes espaços, bem como a falta de capacitação dos docentes para a utilização das tecnologias o que suscita a busca iminente de uma pessoa que seja intermediária entre o docente, o aluno e a tecnologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140/jandirav5n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 21-28 Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 21-28 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201771999232 |