A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Jandira Dantas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140
Resumo:  O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação de professores em tecnologias da informação e comunicação como parâmetro incentivador da investigação em educação, percorrendo vários conceitos, levantamentos e abordagens, a fim de promover o entendimento e a conscientização para uma prática pedagógica voltada para o uso das tecnologias. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Nos resultados encontramos autores clássicos que trazem um aprofundamento teórico sobre a necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas detectando os possíveis entraves para o uso das mesmas nestes espaços, bem como a falta de capacitação dos docentes para a utilização das tecnologias o que suscita a busca iminente de uma pessoa que seja intermediária entre o docente, o aluno e a tecnologia.
id UNIFAP-2_f9d95c83301169259326e8abbb677133
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1140
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professoresA (no) use of information technology and communication by teachers O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação de professores em tecnologias da informação e comunicação como parâmetro incentivador da investigação em educação, percorrendo vários conceitos, levantamentos e abordagens, a fim de promover o entendimento e a conscientização para uma prática pedagógica voltada para o uso das tecnologias. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Nos resultados encontramos autores clássicos que trazem um aprofundamento teórico sobre a necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas detectando os possíveis entraves para o uso das mesmas nestes espaços, bem como a falta de capacitação dos docentes para a utilização das tecnologias o que suscita a busca iminente de uma pessoa que seja intermediária entre o docente, o aluno e a tecnologia.This article presents a reflection on teacher training in information and communication technologies as research incentive parameter in education, covering various concepts, surveys and approaches in order to promote understanding and awareness for a pedagogical practice for use technology. The methodology used in this study is the literature. The results found classical authors that bring a theoretical study on the necessity of the use of information and communication technologies in schools detecting possible obstacles to using them in these spaces as well as the lack of training of teachers for the use of technologies which raises the impending search for a person who is an intermediary between the teacher, the student and technology.Universidade Federal do Amapádos Santos, Jandira Dantas2016-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 21-28Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 21-282179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140/jandirav5n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T18:54:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1140Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-03-15T18:54:55Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
A (no) use of information technology and communication by teachers
title A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
spellingShingle A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
dos Santos, Jandira Dantas
title_short A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
title_full A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
title_fullStr A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
title_full_unstemmed A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
title_sort A (não) utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos professores
author dos Santos, Jandira Dantas
author_facet dos Santos, Jandira Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Jandira Dantas
description  O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação de professores em tecnologias da informação e comunicação como parâmetro incentivador da investigação em educação, percorrendo vários conceitos, levantamentos e abordagens, a fim de promover o entendimento e a conscientização para uma prática pedagógica voltada para o uso das tecnologias. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Nos resultados encontramos autores clássicos que trazem um aprofundamento teórico sobre a necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas detectando os possíveis entraves para o uso das mesmas nestes espaços, bem como a falta de capacitação dos docentes para a utilização das tecnologias o que suscita a busca iminente de uma pessoa que seja intermediária entre o docente, o aluno e a tecnologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1140/jandirav5n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 21-28
Estação Científica (UNIFAP); v. 5, n. 2 (2015); 21-28
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201771999232