O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do professor no uso das novas TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação) na organização do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na alfabetização, potencialização da visão de mundo, crtiticidade, apropriação do currículo nas diferentes áreas de conhecimento numa sala de aula com alunos do ensino regular. Enfatizar também a importância da formação dos professores e a participação dos pais na vida escolar do aluno. Para isso este trabalho sugere as novas tecnologias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a formação e capacitação dos professores nas novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são imprescindíveis para a inclusão dos alunos neste universo de possibilidades de aprendizagens e que só não basta ter uma sala de informática com um professor denominado especialista e sim que os professores das salas regulares apropriem-se das tecnologias e as utilizem em suas práticas pedagógicas com seus alunos. E que a gestão e a coordenação escolar priorizem as novas tecnologias no Projeto Político Pedagógico da escola. |
id |
FICSALLES-1_9246ada6f521c7d1aba254d074fb3dd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/385 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do professor no uso das novas TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação) na organização do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na alfabetização, potencialização da visão de mundo, crtiticidade, apropriação do currículo nas diferentes áreas de conhecimento numa sala de aula com alunos do ensino regular. Enfatizar também a importância da formação dos professores e a participação dos pais na vida escolar do aluno. Para isso este trabalho sugere as novas tecnologias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a formação e capacitação dos professores nas novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são imprescindíveis para a inclusão dos alunos neste universo de possibilidades de aprendizagens e que só não basta ter uma sala de informática com um professor denominado especialista e sim que os professores das salas regulares apropriem-se das tecnologias e as utilizem em suas práticas pedagógicas com seus alunos. E que a gestão e a coordenação escolar priorizem as novas tecnologias no Projeto Político Pedagógico da escola.Faculdades Integradas Campos Salles2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/38510.22287/ag.v1i18.385Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 18 (2016): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 229-2362316-38521518-959710.22287/ag.v1i18reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385/467Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Osvaldo Antonio deLopes, Fernando José2017-07-22T04:30:30Zoai:www.fics.edu.br:article/385Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2017-07-22T04:30:30Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
spellingShingle |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Sá, Osvaldo Antonio de |
title_short |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_full |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_fullStr |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_full_unstemmed |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_sort |
O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
author |
Sá, Osvaldo Antonio de |
author_facet |
Sá, Osvaldo Antonio de Lopes, Fernando José |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Fernando José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Osvaldo Antonio de Lopes, Fernando José |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do professor no uso das novas TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação) na organização do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na alfabetização, potencialização da visão de mundo, crtiticidade, apropriação do currículo nas diferentes áreas de conhecimento numa sala de aula com alunos do ensino regular. Enfatizar também a importância da formação dos professores e a participação dos pais na vida escolar do aluno. Para isso este trabalho sugere as novas tecnologias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a formação e capacitação dos professores nas novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são imprescindíveis para a inclusão dos alunos neste universo de possibilidades de aprendizagens e que só não basta ter uma sala de informática com um professor denominado especialista e sim que os professores das salas regulares apropriem-se das tecnologias e as utilizem em suas práticas pedagógicas com seus alunos. E que a gestão e a coordenação escolar priorizem as novas tecnologias no Projeto Político Pedagógico da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385 10.22287/ag.v1i18.385 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v1i18.385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385/467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 18 (2016): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 229-236 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v1i18 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115653272338432 |