O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Osvaldo Antonio de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Fernando José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do professor  no uso das novas TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação) na organização do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na alfabetização, potencialização da visão de mundo, crtiticidade, apropriação do currículo nas diferentes áreas de conhecimento numa sala de aula com alunos do ensino regular.  Enfatizar também a importância da formação dos professores e a participação dos pais na vida escolar do aluno. Para isso este trabalho sugere as novas tecnologias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a formação e capacitação dos professores nas novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são imprescindíveis para a inclusão dos alunos neste universo de possibilidades de aprendizagens e que só não basta ter uma sala de informática com um professor denominado especialista e sim que os professores das salas regulares apropriem-se das tecnologias e as utilizem em suas práticas pedagógicas com seus alunos. E que a gestão e a coordenação escolar priorizem as novas tecnologias no Projeto Político Pedagógico da escola.
id FICSALLES-1_9246ada6f521c7d1aba254d074fb3dd1
oai_identifier_str oai:www.fics.edu.br:article/385
network_acronym_str FICSALLES-1
network_name_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository_id_str
spelling O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do professor  no uso das novas TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação) na organização do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na alfabetização, potencialização da visão de mundo, crtiticidade, apropriação do currículo nas diferentes áreas de conhecimento numa sala de aula com alunos do ensino regular.  Enfatizar também a importância da formação dos professores e a participação dos pais na vida escolar do aluno. Para isso este trabalho sugere as novas tecnologias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a formação e capacitação dos professores nas novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são imprescindíveis para a inclusão dos alunos neste universo de possibilidades de aprendizagens e que só não basta ter uma sala de informática com um professor denominado especialista e sim que os professores das salas regulares apropriem-se das tecnologias e as utilizem em suas práticas pedagógicas com seus alunos. E que a gestão e a coordenação escolar priorizem as novas tecnologias no Projeto Político Pedagógico da escola.Faculdades Integradas Campos Salles2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/38510.22287/ag.v1i18.385Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 18 (2016): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 229-2362316-38521518-959710.22287/ag.v1i18reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385/467Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Osvaldo Antonio deLopes, Fernando José2017-07-22T04:30:30Zoai:www.fics.edu.br:article/385Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2017-07-22T04:30:30Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false
dc.title.none.fl_str_mv O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
spellingShingle O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Sá, Osvaldo Antonio de
title_short O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_full O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_fullStr O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_full_unstemmed O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_sort O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
author Sá, Osvaldo Antonio de
author_facet Sá, Osvaldo Antonio de
Lopes, Fernando José
author_role author
author2 Lopes, Fernando José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Osvaldo Antonio de
Lopes, Fernando José
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do professor  no uso das novas TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação) na organização do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na alfabetização, potencialização da visão de mundo, crtiticidade, apropriação do currículo nas diferentes áreas de conhecimento numa sala de aula com alunos do ensino regular.  Enfatizar também a importância da formação dos professores e a participação dos pais na vida escolar do aluno. Para isso este trabalho sugere as novas tecnologias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a formação e capacitação dos professores nas novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são imprescindíveis para a inclusão dos alunos neste universo de possibilidades de aprendizagens e que só não basta ter uma sala de informática com um professor denominado especialista e sim que os professores das salas regulares apropriem-se das tecnologias e as utilizem em suas práticas pedagógicas com seus alunos. E que a gestão e a coordenação escolar priorizem as novas tecnologias no Projeto Político Pedagógico da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385
10.22287/ag.v1i18.385
url http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385
identifier_str_mv 10.22287/ag.v1i18.385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385/467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
dc.source.none.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 18 (2016): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 229-236
2316-3852
1518-9597
10.22287/ag.v1i18
reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron:FICSALLES
instname_str Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron_str FICSALLES
institution FICSALLES
reponame_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
collection Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository.name.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
repository.mail.fl_str_mv revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]
_version_ 1754115653272338432