CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Marilena Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paula, Simone Martins de, Oliveira, Tatiane Rodrigues de, Málaga, Sergio Marcelo Rodriguez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biota Amazônia
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/5078
Resumo: A análise dos padrões higiênico-sanitário dos alimentos, especialmente as hortaliças consumidas cruas, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e implantações de políticas eficazes para a segurança alimentar. O presente estudo objetivou avaliar a qualidade higiênico-sanitária de hortaliças comercializadas em feiras livres e supermercados no município de Belém, em relação a sua contaminação parasitária. Para isso, 75 amostras de hortaliças foram adquiridas de forma aleatória, as quais foram processadas e analisadas individualmente pelo método de sedimentação espontânea. Os resultados apontam que 21,3% das hortaliças analisadas apresentaram pelo menos uma estrutura parasitária. Deste total, 56,3% das amostras foram provenientes dos supermercados e 43,8% coletadas em feiras livres. Observou-se, ainda, que 93,8% das amostras contaminadas apresentaram poliparasitismo. Entre as espécies de hortaliças estudadas, a couve apresentou maior índice de contaminação com 52% das amostras positivas, seguido por 8% de positividade nas amostras de alface e 4% nas amostras de coentro. Os enteroparasitos de maior prevalência encontrados foram ovos de Ascaris sp. (20%), seguido de ovos de Trichuris sp. (16%). Os resultados deste estudo ressaltam o relevante papel das hortaliças na transmissão de enteroparasitoses, bem como, a necessidade da adoção de medidas preventivas e de fiscalização por parte do sistema de vigilância sanitária, que resultem na melhora da qualidade higiênica das hortaliças consumidas pela população.
id UNIFAP-3_1195dce7931c31282b03368745d1a390
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5078
network_acronym_str UNIFAP-3
network_name_str Biota Amazônia
repository_id_str
spelling CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.Enteroparasitos; Hortaliças; Contaminação AlimentarA análise dos padrões higiênico-sanitário dos alimentos, especialmente as hortaliças consumidas cruas, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e implantações de políticas eficazes para a segurança alimentar. O presente estudo objetivou avaliar a qualidade higiênico-sanitária de hortaliças comercializadas em feiras livres e supermercados no município de Belém, em relação a sua contaminação parasitária. Para isso, 75 amostras de hortaliças foram adquiridas de forma aleatória, as quais foram processadas e analisadas individualmente pelo método de sedimentação espontânea. Os resultados apontam que 21,3% das hortaliças analisadas apresentaram pelo menos uma estrutura parasitária. Deste total, 56,3% das amostras foram provenientes dos supermercados e 43,8% coletadas em feiras livres. Observou-se, ainda, que 93,8% das amostras contaminadas apresentaram poliparasitismo. Entre as espécies de hortaliças estudadas, a couve apresentou maior índice de contaminação com 52% das amostras positivas, seguido por 8% de positividade nas amostras de alface e 4% nas amostras de coentro. Os enteroparasitos de maior prevalência encontrados foram ovos de Ascaris sp. (20%), seguido de ovos de Trichuris sp. (16%). Os resultados deste estudo ressaltam o relevante papel das hortaliças na transmissão de enteroparasitoses, bem como, a necessidade da adoção de medidas preventivas e de fiscalização por parte do sistema de vigilância sanitária, que resultem na melhora da qualidade higiênica das hortaliças consumidas pela população.Universidade Federal do AmapáGalvão, Marilena LimaPaula, Simone Martins deOliveira, Tatiane Rodrigues deMálaga, Sergio Marcelo Rodriguez2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/507810.18561/2179-5746/biotaamazonia.v10n2p30-33Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 10, n. 2 (2020); 30-332179-5746reponame:Biota Amazôniainstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/5078/v10n2p30-33.pdfBelém, Pará, Brasilamostras de alface, couve e coentroDireitos autorais 2020 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-08T14:26:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5078Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/biotaONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/oai||juliosa@unifap.br2179-57462179-5746opendoar:2020-12-08T14:26:01Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.
title CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.
spellingShingle CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.
Galvão, Marilena Lima
Enteroparasitos; Hortaliças; Contaminação Alimentar
title_short CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.
title_full CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.
title_fullStr CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.
title_full_unstemmed CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.
title_sort CONTAMINAÇÃO PARASITÁRIA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ.
author Galvão, Marilena Lima
author_facet Galvão, Marilena Lima
Paula, Simone Martins de
Oliveira, Tatiane Rodrigues de
Málaga, Sergio Marcelo Rodriguez
author_role author
author2 Paula, Simone Martins de
Oliveira, Tatiane Rodrigues de
Málaga, Sergio Marcelo Rodriguez
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Marilena Lima
Paula, Simone Martins de
Oliveira, Tatiane Rodrigues de
Málaga, Sergio Marcelo Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Enteroparasitos; Hortaliças; Contaminação Alimentar
topic Enteroparasitos; Hortaliças; Contaminação Alimentar
description A análise dos padrões higiênico-sanitário dos alimentos, especialmente as hortaliças consumidas cruas, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e implantações de políticas eficazes para a segurança alimentar. O presente estudo objetivou avaliar a qualidade higiênico-sanitária de hortaliças comercializadas em feiras livres e supermercados no município de Belém, em relação a sua contaminação parasitária. Para isso, 75 amostras de hortaliças foram adquiridas de forma aleatória, as quais foram processadas e analisadas individualmente pelo método de sedimentação espontânea. Os resultados apontam que 21,3% das hortaliças analisadas apresentaram pelo menos uma estrutura parasitária. Deste total, 56,3% das amostras foram provenientes dos supermercados e 43,8% coletadas em feiras livres. Observou-se, ainda, que 93,8% das amostras contaminadas apresentaram poliparasitismo. Entre as espécies de hortaliças estudadas, a couve apresentou maior índice de contaminação com 52% das amostras positivas, seguido por 8% de positividade nas amostras de alface e 4% nas amostras de coentro. Os enteroparasitos de maior prevalência encontrados foram ovos de Ascaris sp. (20%), seguido de ovos de Trichuris sp. (16%). Os resultados deste estudo ressaltam o relevante papel das hortaliças na transmissão de enteroparasitoses, bem como, a necessidade da adoção de medidas preventivas e de fiscalização por parte do sistema de vigilância sanitária, que resultem na melhora da qualidade higiênica das hortaliças consumidas pela população.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/5078
10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v10n2p30-33
url https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/5078
identifier_str_mv 10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v10n2p30-33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/5078/v10n2p30-33.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Belém, Pará, Brasil

amostras de alface, couve e coentro
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 10, n. 2 (2020); 30-33
2179-5746
reponame:Biota Amazônia
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Biota Amazônia
collection Biota Amazônia
repository.name.fl_str_mv Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||juliosa@unifap.br
_version_ 1800218370601123840