O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE VELAS COM ESSÊNCIAS NATURAIS DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM PORTO VELHO-RO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biota Amazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3580 |
Resumo: | Desde 1800 existem relatos de utilização de plantas medicinais, onde os ameríndios foram os primeiros povos a utilizarem as plantas medicinais para diversas finalidades, como por exemplo, doenças digestivas. Por acreditar no poder das plantas para saúde e por conter princípios ativos importantes que podem ser extraídos, esse trabalho teve como objetivo confeccionar velas utilizando essências de espécies vegetais tornando-se assim o ensino de Botânica mais atrativo e investigativo. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de tempo integral no município de Porto Velho-RO com 120 alunos do ensino médio. Primeiramente, as essências de citronela (Cymbopogon nardus Rendle), alecrim (Rosmarinus officinalis L.), lavanda (Lavandula angustifolia Mill.), buriti (Mauritia flexuosa L.), banana (Musa paradisiaca L.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng.), café (Coffea arabica L.) foram obtidas comercialmente em feiras livres de Porto Velho-RO. Na escola, aplicou-se um pré-questionário com a finalidade de levantar informações prévias dos alunos sobre a botânica na vida cotidiana. Em seguida, foi realizada exposição oral, a prática dentro da sala de aula, utilizando materiais como: parafina, pavil, essências, corante natural, forno e formas. Após o término, aplicou-se um pós-questionário para verificar o conhecimento obtido pelos alunos. Notou-se que os alunos que responderam o primeiro questionário, apresentaram bastantes dificuldades quanto ao conhecimento de botânica e sua importância. Onde após a aula prática, os alunos foram despertados por uma grande curiosidade e interesse a fim de buscar mais conhecimentos. Conclui-se que todas as etapas do projeto foram desenvolvidas, tornando assim, o trabalho satisfatório.Palavras-chave: ensino de botânica, recursos didáticos, essências naturais. |
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O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE VELAS COM ESSÊNCIAS NATURAIS DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM PORTO VELHO-ROTHE BOTANICAL TEACHING BY MEANS OF CANDLES WITH NATURAL ESSENCES OF MEDICINAL PLANTS IN A PUBLIC SCHOOL IN PORTO VELHO-RODesde 1800 existem relatos de utilização de plantas medicinais, onde os ameríndios foram os primeiros povos a utilizarem as plantas medicinais para diversas finalidades, como por exemplo, doenças digestivas. Por acreditar no poder das plantas para saúde e por conter princípios ativos importantes que podem ser extraídos, esse trabalho teve como objetivo confeccionar velas utilizando essências de espécies vegetais tornando-se assim o ensino de Botânica mais atrativo e investigativo. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de tempo integral no município de Porto Velho-RO com 120 alunos do ensino médio. Primeiramente, as essências de citronela (Cymbopogon nardus Rendle), alecrim (Rosmarinus officinalis L.), lavanda (Lavandula angustifolia Mill.), buriti (Mauritia flexuosa L.), banana (Musa paradisiaca L.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng.), café (Coffea arabica L.) foram obtidas comercialmente em feiras livres de Porto Velho-RO. Na escola, aplicou-se um pré-questionário com a finalidade de levantar informações prévias dos alunos sobre a botânica na vida cotidiana. Em seguida, foi realizada exposição oral, a prática dentro da sala de aula, utilizando materiais como: parafina, pavil, essências, corante natural, forno e formas. Após o término, aplicou-se um pós-questionário para verificar o conhecimento obtido pelos alunos. Notou-se que os alunos que responderam o primeiro questionário, apresentaram bastantes dificuldades quanto ao conhecimento de botânica e sua importância. Onde após a aula prática, os alunos foram despertados por uma grande curiosidade e interesse a fim de buscar mais conhecimentos. Conclui-se que todas as etapas do projeto foram desenvolvidas, tornando assim, o trabalho satisfatório.Palavras-chave: ensino de botânica, recursos didáticos, essências naturais. Since 1800 there have been reports of use of medicinal plants, where Amerindians were the first people to use medicinal plants for various purposes, such as digestive diseases. By believing in the power of plants for health and because they contain important active principles that can be extracted, this work had the objective of making candles using essences of plant species, thus making the teaching of botany more attractive and investigative. The work was developed in a full-time school in the municipality of Porto Velho-RO with 120 high school students. Firstly, the essences of citronella (Cymbopogon nardus Rendle), rosemary (Rosmarinus officinalis L.), lavender (Lavandula angustifolia Mill.), Buriti (Mauritia flexuosa L.), banana (Musa paradisiaca L.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng.), coffee (Coffea arabica L.) were obtained commercially in open fairs of Porto Velho-RO. At the school, a pre-questionnaire was applied in order to gather previous information about botany in daily life. Then, oral presentation was carried out, the practice inside the classroom, using materials such as: paraffin, pavil, essences, natural dye, furnace and forms. After completion, a post-questionnaire was applied to verify the knowledge obtained by the students. It was noticed that the students who answered the first questionnaire, presented many difficulties regarding the knowledge of botany and its importance. Where after the practical class, the students were awakened by a great curiosity and interest in order to seek more knowledge. It is concluded that all stages of the project were developed, thus making the work satisfactory.Keywords: teaching botany; didactic resources; natural essences.Universidade Federal do AmapáBezerra, Alcilene BezerraRodrigues, Dryelle VieiraNogueira, PatrÃcia GuedesCavalcante, Felipe SantâAnnaLima, Renato Abreu2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/358010.18561/2179-5746/biotaamazonia.v7n4p17-19Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 7, n. 4 (2017); 17-192179-5746reponame:Biota Amazôniainstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/3580/v7n4p17-19.pdfRecursos Naturais; Botânica; Repelência.Direitos autorais 2018 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-20T19:55:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3580Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/biotaONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/oai||juliosa@unifap.br2179-57462179-5746opendoar:2018-03-20T19:55:42Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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