CURRÍCULO, TEMPO E ESPAÇO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/138 |
Resumo: | A importância de se estudar o tema currículo na formação docente do ponto de vista dos especialistas curriculistas aborda a noção de que uma escola em movimento deverá analisar profundamente seus fundamentos de ensino, sua estrutura, sua organização e seu desenvolvimento, como desafio, frente a evolução da noção de tempo e de espaço nos ambientes educativos. A definição de currículo se articula com o reconhecimento de que o ser humano possui complexidade em suas dimensões de aprendizagem e isto faz com que todo currículo se constrói, à medida que também constrói aquele que dele participa. Dessa forma, o sentido proposto ao currículo não pode ser visto como uma realidade abstrata, uma experiência distante, uma ação que se instale à margem do sistema educativo, mas sim como um elemento próximo e concreto que expresse o cotidiano da escola. Nessa perspectiva, a estrutura, organização e desenvolvimento curricular devem levar em consideração a análise dos aspectos socioculturais, políticos e histórico implicados na engrenagem de funcionamento de todo processo, compreendendo que as diferentes representações e práticas docentes se encontram influenciadas por interesses e forças que emanam das relações sociais envolvidas com uma proposta educativa de emancipação humana. Trazer à tona o diálogo do ensino e do currículo emancipatório é em síntese reconhecer que a escola é um espaço de trocas que deve ser visto como um organismo vivo, uma condição de estudo na área da educação e formação docente que não pode estar nas antessalas. Logo, o presente artigo de revisão literária abordará a problemática dos estudos em currículo ao reconhecer que os educadores não mais poderão postergar tais debates, uma vez que as reformas legais que vêm ocorrendo e as novas diretrizes educacionais que delineiam novos cenários convidam todo educador a fazer reflexões dessa natureza. |
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CURRÍCULO, TEMPO E ESPAÇOCurrículo. Ensino. Identidade. Organização e Desenvolvimento Curricular. Paradigmas Curriculares.A importância de se estudar o tema currículo na formação docente do ponto de vista dos especialistas curriculistas aborda a noção de que uma escola em movimento deverá analisar profundamente seus fundamentos de ensino, sua estrutura, sua organização e seu desenvolvimento, como desafio, frente a evolução da noção de tempo e de espaço nos ambientes educativos. A definição de currículo se articula com o reconhecimento de que o ser humano possui complexidade em suas dimensões de aprendizagem e isto faz com que todo currículo se constrói, à medida que também constrói aquele que dele participa. Dessa forma, o sentido proposto ao currículo não pode ser visto como uma realidade abstrata, uma experiência distante, uma ação que se instale à margem do sistema educativo, mas sim como um elemento próximo e concreto que expresse o cotidiano da escola. Nessa perspectiva, a estrutura, organização e desenvolvimento curricular devem levar em consideração a análise dos aspectos socioculturais, políticos e histórico implicados na engrenagem de funcionamento de todo processo, compreendendo que as diferentes representações e práticas docentes se encontram influenciadas por interesses e forças que emanam das relações sociais envolvidas com uma proposta educativa de emancipação humana. Trazer à tona o diálogo do ensino e do currículo emancipatório é em síntese reconhecer que a escola é um espaço de trocas que deve ser visto como um organismo vivo, uma condição de estudo na área da educação e formação docente que não pode estar nas antessalas. Logo, o presente artigo de revisão literária abordará a problemática dos estudos em currículo ao reconhecer que os educadores não mais poderão postergar tais debates, uma vez que as reformas legais que vêm ocorrendo e as novas diretrizes educacionais que delineiam novos cenários convidam todo educador a fazer reflexões dessa natureza. UNIFEBE2013-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/138Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 11 (2013)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/138/69Pires, ClariceLeal Gonçalves, Heloisa Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:16:07Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/138Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:16:07Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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