ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zen, Rafael Luiz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/52
Resumo: Ao passo que as estratégias de persuasão foram se tornando mais elaboradas, e a atenção do público receptor mais dispersa, a publicidade necessitou desenvolver estruturas que possibilitassem ao mercado a utilização de ferramentas eficazes para a transmissão de mensagens de caráter propagandístico. Dessa necessidade, surgiu a estrutura padrão do anúncio publicitário, formada de título, imagem, texto, slogan e marca, um composto de elementos que facilitou a absorção, pelo público leitor, das mensagens transmitidas no meio impresso. Em face da padronização, uma teoria vinda das correntes da Administração, intitulada Isomorfismo, tenta fornecer subsídios de análise no estudo da força de atuação e interferência dos ambientes internos e externos cada vez maior semelhança entre instituições e organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar em quais níveis as forças externas (socioculturais) influenciam a criação publicitária do Vale do Itajaí, mais especificamente nas cidades de Brusque, Itajaí e Blumenau. Para tanto, foram aplicados dois questionários para 21 agências e sete professores universitários das cidades supracitadas, mesclando as abordagens pessoal e eletrônica, constituindo uma pesquisa de caráter exploratório transversal múltiplo com amostra não probabilística, cujos resultados principais admitem os tipos isomórficos coercitivo e normativo, negando-se o de caráter mimético, comprovando por meio da teoria do isomorfismo que fatores internos e externos a agência de propaganda contribuem diretamente para o resultado criativo do processo publicitário.
id UNIFEBE-1_11cc69f4a1b900c8c715081583cd8b38
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/52
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍIsomorfismo. Padronização. Criação publicitária. Propaganda e marketing.Ao passo que as estratégias de persuasão foram se tornando mais elaboradas, e a atenção do público receptor mais dispersa, a publicidade necessitou desenvolver estruturas que possibilitassem ao mercado a utilização de ferramentas eficazes para a transmissão de mensagens de caráter propagandístico. Dessa necessidade, surgiu a estrutura padrão do anúncio publicitário, formada de título, imagem, texto, slogan e marca, um composto de elementos que facilitou a absorção, pelo público leitor, das mensagens transmitidas no meio impresso. Em face da padronização, uma teoria vinda das correntes da Administração, intitulada Isomorfismo, tenta fornecer subsídios de análise no estudo da força de atuação e interferência dos ambientes internos e externos cada vez maior semelhança entre instituições e organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar em quais níveis as forças externas (socioculturais) influenciam a criação publicitária do Vale do Itajaí, mais especificamente nas cidades de Brusque, Itajaí e Blumenau. Para tanto, foram aplicados dois questionários para 21 agências e sete professores universitários das cidades supracitadas, mesclando as abordagens pessoal e eletrônica, constituindo uma pesquisa de caráter exploratório transversal múltiplo com amostra não probabilística, cujos resultados principais admitem os tipos isomórficos coercitivo e normativo, negando-se o de caráter mimético, comprovando por meio da teoria do isomorfismo que fatores internos e externos a agência de propaganda contribuem diretamente para o resultado criativo do processo publicitário.UNIFEBE2011-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/52Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/52/43Zen, Rafael Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:37:22Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/52Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:37:22Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ
title ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ
spellingShingle ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ
Zen, Rafael Luiz
Isomorfismo. Padronização. Criação publicitária. Propaganda e marketing.
title_short ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ
title_full ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ
title_fullStr ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ
title_full_unstemmed ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ
title_sort ISOMORFISMO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PADRONIZAÇÃO DA CRIAÇÃO EM AGÊNCIAS DO VALE DO ITAJAÍ
author Zen, Rafael Luiz
author_facet Zen, Rafael Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zen, Rafael Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Isomorfismo. Padronização. Criação publicitária. Propaganda e marketing.
topic Isomorfismo. Padronização. Criação publicitária. Propaganda e marketing.
description Ao passo que as estratégias de persuasão foram se tornando mais elaboradas, e a atenção do público receptor mais dispersa, a publicidade necessitou desenvolver estruturas que possibilitassem ao mercado a utilização de ferramentas eficazes para a transmissão de mensagens de caráter propagandístico. Dessa necessidade, surgiu a estrutura padrão do anúncio publicitário, formada de título, imagem, texto, slogan e marca, um composto de elementos que facilitou a absorção, pelo público leitor, das mensagens transmitidas no meio impresso. Em face da padronização, uma teoria vinda das correntes da Administração, intitulada Isomorfismo, tenta fornecer subsídios de análise no estudo da força de atuação e interferência dos ambientes internos e externos cada vez maior semelhança entre instituições e organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar em quais níveis as forças externas (socioculturais) influenciam a criação publicitária do Vale do Itajaí, mais especificamente nas cidades de Brusque, Itajaí e Blumenau. Para tanto, foram aplicados dois questionários para 21 agências e sete professores universitários das cidades supracitadas, mesclando as abordagens pessoal e eletrônica, constituindo uma pesquisa de caráter exploratório transversal múltiplo com amostra não probabilística, cujos resultados principais admitem os tipos isomórficos coercitivo e normativo, negando-se o de caráter mimético, comprovando por meio da teoria do isomorfismo que fatores internos e externos a agência de propaganda contribuem diretamente para o resultado criativo do processo publicitário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/52
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/52
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/52/43
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891198668800