IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Magro, Cristian Baú
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Grellmann, Leonardo Roberto, Da Rosa, Fabricia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/323
Resumo: As organizações têm buscado novas formas de gerenciamento para enfrentar o ambiente globalizado de alta competitividade. Tratar da contabilidade e do processo de mensuração dos resultados, baseandose apenas em indicadores contábeis e financeiros, não é mais suficiente. O BSC complementa as medições baseadas apenas em indicadores financeiros, com outros três componentes chamados de perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. O estudo foi desenvolvido para explicar quais as principais vantagens da implantação do BSC, a realidade do BSC no contexto estudado, as principais dificuldades de implantação, as razões que levaram a sua utilização como sistema de gestão, sua coesão com o modelo teórico e determinar seu nível de institucionalização. O procedimento da pesquisa quanto aos objetivos caracteriza-se como exploratório, quanto aos procedimentos utilizou-se a entrevista semiestruturada e quanto à abordagem do problema, é de cunho qualitativo. Conclui-se que a dificuldade encontrada em ambas as empresas, foi ensinar a estratégia a todo o quadro funcional, desenhando objetivos específicos a cada funcionário. Verificou-se que na implantação do BSC não foram feitas modificações no modelo de Kaplan e Norton. Conclui-se que as vantagens da implantação do BSC foram o alcance dos objetivos e metas propostos no planejamento estratégico e aumento no aprendizado organizacional. 
id UNIFEBE-1_2e81b6ba2db59956ec3f3be21d5f089d
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/323
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIATeoria Institucional. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Impacto na GestãoAs organizações têm buscado novas formas de gerenciamento para enfrentar o ambiente globalizado de alta competitividade. Tratar da contabilidade e do processo de mensuração dos resultados, baseandose apenas em indicadores contábeis e financeiros, não é mais suficiente. O BSC complementa as medições baseadas apenas em indicadores financeiros, com outros três componentes chamados de perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. O estudo foi desenvolvido para explicar quais as principais vantagens da implantação do BSC, a realidade do BSC no contexto estudado, as principais dificuldades de implantação, as razões que levaram a sua utilização como sistema de gestão, sua coesão com o modelo teórico e determinar seu nível de institucionalização. O procedimento da pesquisa quanto aos objetivos caracteriza-se como exploratório, quanto aos procedimentos utilizou-se a entrevista semiestruturada e quanto à abordagem do problema, é de cunho qualitativo. Conclui-se que a dificuldade encontrada em ambas as empresas, foi ensinar a estratégia a todo o quadro funcional, desenhando objetivos específicos a cada funcionário. Verificou-se que na implantação do BSC não foram feitas modificações no modelo de Kaplan e Norton. Conclui-se que as vantagens da implantação do BSC foram o alcance dos objetivos e metas propostos no planejamento estratégico e aumento no aprendizado organizacional. UNIFEBE2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/323Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/323/131Dal Magro, Cristian BaúGrellmann, Leonardo RobertoDa Rosa, Fabricia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:49:33Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/323Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:49:33Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA
title IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA
spellingShingle IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA
Dal Magro, Cristian Baú
Teoria Institucional. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Impacto na Gestão
title_short IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA
title_full IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA
title_fullStr IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA
title_full_unstemmed IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA
title_sort IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DAS INDÚSTRIAS DE RÁFIA
author Dal Magro, Cristian Baú
author_facet Dal Magro, Cristian Baú
Grellmann, Leonardo Roberto
Da Rosa, Fabricia Silva
author_role author
author2 Grellmann, Leonardo Roberto
Da Rosa, Fabricia Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Magro, Cristian Baú
Grellmann, Leonardo Roberto
Da Rosa, Fabricia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Institucional. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Impacto na Gestão
topic Teoria Institucional. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Impacto na Gestão
description As organizações têm buscado novas formas de gerenciamento para enfrentar o ambiente globalizado de alta competitividade. Tratar da contabilidade e do processo de mensuração dos resultados, baseandose apenas em indicadores contábeis e financeiros, não é mais suficiente. O BSC complementa as medições baseadas apenas em indicadores financeiros, com outros três componentes chamados de perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. O estudo foi desenvolvido para explicar quais as principais vantagens da implantação do BSC, a realidade do BSC no contexto estudado, as principais dificuldades de implantação, as razões que levaram a sua utilização como sistema de gestão, sua coesão com o modelo teórico e determinar seu nível de institucionalização. O procedimento da pesquisa quanto aos objetivos caracteriza-se como exploratório, quanto aos procedimentos utilizou-se a entrevista semiestruturada e quanto à abordagem do problema, é de cunho qualitativo. Conclui-se que a dificuldade encontrada em ambas as empresas, foi ensinar a estratégia a todo o quadro funcional, desenhando objetivos específicos a cada funcionário. Verificou-se que na implantação do BSC não foram feitas modificações no modelo de Kaplan e Norton. Conclui-se que as vantagens da implantação do BSC foram o alcance dos objetivos e metas propostos no planejamento estratégico e aumento no aprendizado organizacional. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/323
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/323/131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891592933376