Aprendizagem organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lother Pertschy, Günther
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Laux, Raul Otto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529
Resumo: A “organização que aprende” é tema abordado com predominância e iniciativa informativa massificada, na obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”, e se constitui na base deste artigo. Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende-se, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas” de Senge. Conclui-se, pela contestação da teoria de Senge, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural.
id UNIFEBE-1_45e980e9e6c810241d1deee730aa6a63
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/529
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling Aprendizagem organizacionalOrganização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning OrganizationAprendizagem organizacionalA “organização que aprende” é tema abordado com predominância e iniciativa informativa massificada, na obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”, e se constitui na base deste artigo. Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende-se, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas” de Senge. Conclui-se, pela contestação da teoria de Senge, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural.UNIFEBE2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529Revista da UNIFEBE; v. 7 n. 7 (2002); 186-2032177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529/294Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLother Pertschy, GüntherLaux, Raul Otto2016-12-29T05:49:00Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/529Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-29T05:49Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
title Aprendizagem organizacional
spellingShingle Aprendizagem organizacional
Lother Pertschy, Günther
Organização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning Organization
Aprendizagem organizacional
title_short Aprendizagem organizacional
title_full Aprendizagem organizacional
title_fullStr Aprendizagem organizacional
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional
title_sort Aprendizagem organizacional
author Lother Pertschy, Günther
author_facet Lother Pertschy, Günther
Laux, Raul Otto
author_role author
author2 Laux, Raul Otto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lother Pertschy, Günther
Laux, Raul Otto
dc.subject.por.fl_str_mv Organização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning Organization
Aprendizagem organizacional
topic Organização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning Organization
Aprendizagem organizacional
description A “organização que aprende” é tema abordado com predominância e iniciativa informativa massificada, na obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”, e se constitui na base deste artigo. Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende-se, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas” de Senge. Conclui-se, pela contestação da teoria de Senge, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529/294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 7 n. 7 (2002); 186-203
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891956789248