Aprendizagem organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529 |
Resumo: | A “organização que aprende” é tema abordado com predominância e iniciativa informativa massificada, na obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”, e se constitui na base deste artigo. Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende-se, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas” de Senge. Conclui-se, pela contestação da teoria de Senge, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural. |
id |
UNIFEBE-1_45e980e9e6c810241d1deee730aa6a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/529 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem organizacionalOrganização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning OrganizationAprendizagem organizacionalA “organização que aprende” é tema abordado com predominância e iniciativa informativa massificada, na obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”, e se constitui na base deste artigo. Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende-se, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas” de Senge. Conclui-se, pela contestação da teoria de Senge, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural.UNIFEBE2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529Revista da UNIFEBE; v. 7 n. 7 (2002); 186-2032177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529/294Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLother Pertschy, GüntherLaux, Raul Otto2016-12-29T05:49:00Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/529Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-29T05:49Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional |
title |
Aprendizagem organizacional |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional Lother Pertschy, Günther Organização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning Organization Aprendizagem organizacional |
title_short |
Aprendizagem organizacional |
title_full |
Aprendizagem organizacional |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional |
title_sort |
Aprendizagem organizacional |
author |
Lother Pertschy, Günther |
author_facet |
Lother Pertschy, Günther Laux, Raul Otto |
author_role |
author |
author2 |
Laux, Raul Otto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lother Pertschy, Günther Laux, Raul Otto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning Organization Aprendizagem organizacional |
topic |
Organização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning Organization Aprendizagem organizacional |
description |
A “organização que aprende” é tema abordado com predominância e iniciativa informativa massificada, na obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”, e se constitui na base deste artigo. Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende-se, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas” de Senge. Conclui-se, pela contestação da teoria de Senge, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/529/294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 7 n. 7 (2002); 186-203 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891956789248 |