LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carli, Karen De
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Witee Paloschi, Márcia Magalhães, Werlang, Nathália Berger, Marinho, Sidnei Vieira, Alberton, Anete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305
Resumo: RESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento.
id UNIFEBE-1_5d2ecb5de3085393b2e2621271910837
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/305
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!administração públicaagricultura familiarestratégiaposicionamento mercadológicocomunicação e marketingCaso para ensinoRESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento.UNIFEBE2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305Revista da UNIFEBE; v. 1, n. 16 (2015); 77-932177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305/179Carli, Karen DeWitee Paloschi, Márcia MagalhãesWerlang, Nathália BergerMarinho, Sidnei VieiraAlberton, Aneteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:44:43Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/305Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:44:43Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
title LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
spellingShingle LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
Carli, Karen De
administração pública
agricultura familiar
estratégia
posicionamento mercadológico
comunicação e marketing
Caso para ensino
title_short LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
title_full LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
title_fullStr LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
title_full_unstemmed LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
title_sort LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
author Carli, Karen De
author_facet Carli, Karen De
Witee Paloschi, Márcia Magalhães
Werlang, Nathália Berger
Marinho, Sidnei Vieira
Alberton, Anete
author_role author
author2 Witee Paloschi, Márcia Magalhães
Werlang, Nathália Berger
Marinho, Sidnei Vieira
Alberton, Anete
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carli, Karen De
Witee Paloschi, Márcia Magalhães
Werlang, Nathália Berger
Marinho, Sidnei Vieira
Alberton, Anete
dc.subject.por.fl_str_mv administração pública
agricultura familiar
estratégia
posicionamento mercadológico
comunicação e marketing
Caso para ensino
topic administração pública
agricultura familiar
estratégia
posicionamento mercadológico
comunicação e marketing
Caso para ensino
description RESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305/179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1, n. 16 (2015); 77-93
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891579301888