LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305 |
Resumo: | RESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento. |
id |
UNIFEBE-1_5d2ecb5de3085393b2e2621271910837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/305 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!administração públicaagricultura familiarestratégiaposicionamento mercadológicocomunicação e marketingCaso para ensinoRESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento.UNIFEBE2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305Revista da UNIFEBE; v. 1, n. 16 (2015); 77-932177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305/179Carli, Karen DeWitee Paloschi, Márcia MagalhãesWerlang, Nathália BergerMarinho, Sidnei VieiraAlberton, Aneteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:44:43Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/305Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:44:43Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA! |
title |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA! |
spellingShingle |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA! Carli, Karen De administração pública agricultura familiar estratégia posicionamento mercadológico comunicação e marketing Caso para ensino |
title_short |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA! |
title_full |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA! |
title_fullStr |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA! |
title_full_unstemmed |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA! |
title_sort |
LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA! |
author |
Carli, Karen De |
author_facet |
Carli, Karen De Witee Paloschi, Márcia Magalhães Werlang, Nathália Berger Marinho, Sidnei Vieira Alberton, Anete |
author_role |
author |
author2 |
Witee Paloschi, Márcia Magalhães Werlang, Nathália Berger Marinho, Sidnei Vieira Alberton, Anete |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carli, Karen De Witee Paloschi, Márcia Magalhães Werlang, Nathália Berger Marinho, Sidnei Vieira Alberton, Anete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
administração pública agricultura familiar estratégia posicionamento mercadológico comunicação e marketing Caso para ensino |
topic |
administração pública agricultura familiar estratégia posicionamento mercadológico comunicação e marketing Caso para ensino |
description |
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever um caso para ensino, relacionado às teorias sobre Visão Baseada em Recursos (RBV), vantagem competitiva, processos de formulação de estratégias, posicionamento mercadológico e estratégias de Marketing. O caso trata sobre uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003, quando iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo da cidade de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região Oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves, como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó. Como resultado, este estudo proporciona relevante produção de conhecimento levando os alunos de cursos de graduação em Administração a vivenciar situações reais, como se estivessem no lugar dos gestores do empreendimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/305/179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1, n. 16 (2015); 77-93 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891579301888 |