COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Elisandro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gassen Balsan, Laércio André, de Moura, Gilnei Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/203
Resumo: Uma das atividades mais importantes do Estado, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública são competência constitucional das polícias militares. Como  integrantes da administração direta do Estado, aos policiais se torna deveras importante conhecer as implicações jurídicas de sua atividade, em especial, os limites de sua atuação. Para isso, é preciso conhecer a dicotomia entre público/privado, para fundamentar uma atuação cada vez mais eficiente dos órgãos policiais. Nesse sentido, o presente trabalho busca averiguar, por meio de pesquisa qualitativa, com entrevistas estruturadas, qual a percepção de servidores militares acerca da distinção entre o setor público e o setor privado. Para tanto, são analisadas as respostas dos servidores militares, para averiguar se eles têm conhecimento acerca das distinções entre o setor público e o setor privado; conhecem e aplicam os princípios da administração pública, bem como se entendem que a formação policial militar contribui, de forma positiva ou negativa, para o ensino das disciplinas afetas à administração pública.
id UNIFEBE-1_6049e21ca2857a16e445b8d7a768813b
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/203
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITARDicotomia público/privado. Servidores militares. Formação policial.Uma das atividades mais importantes do Estado, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública são competência constitucional das polícias militares. Como  integrantes da administração direta do Estado, aos policiais se torna deveras importante conhecer as implicações jurídicas de sua atividade, em especial, os limites de sua atuação. Para isso, é preciso conhecer a dicotomia entre público/privado, para fundamentar uma atuação cada vez mais eficiente dos órgãos policiais. Nesse sentido, o presente trabalho busca averiguar, por meio de pesquisa qualitativa, com entrevistas estruturadas, qual a percepção de servidores militares acerca da distinção entre o setor público e o setor privado. Para tanto, são analisadas as respostas dos servidores militares, para averiguar se eles têm conhecimento acerca das distinções entre o setor público e o setor privado; conhecem e aplicam os princípios da administração pública, bem como se entendem que a formação policial militar contribui, de forma positiva ou negativa, para o ensino das disciplinas afetas à administração pública.UNIFEBE2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/203Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/203/90Machado, ElisandroGassen Balsan, Laércio Andréde Moura, Gilnei Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:57:06Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/203Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:57:06Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR
title COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR
spellingShingle COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR
Machado, Elisandro
Dicotomia público/privado. Servidores militares. Formação policial.
title_short COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR
title_full COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR
title_fullStr COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR
title_full_unstemmed COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR
title_sort COMPREENSÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO ENTRE SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR
author Machado, Elisandro
author_facet Machado, Elisandro
Gassen Balsan, Laércio André
de Moura, Gilnei Luiz
author_role author
author2 Gassen Balsan, Laércio André
de Moura, Gilnei Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Elisandro
Gassen Balsan, Laércio André
de Moura, Gilnei Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Dicotomia público/privado. Servidores militares. Formação policial.
topic Dicotomia público/privado. Servidores militares. Formação policial.
description Uma das atividades mais importantes do Estado, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública são competência constitucional das polícias militares. Como  integrantes da administração direta do Estado, aos policiais se torna deveras importante conhecer as implicações jurídicas de sua atividade, em especial, os limites de sua atuação. Para isso, é preciso conhecer a dicotomia entre público/privado, para fundamentar uma atuação cada vez mais eficiente dos órgãos policiais. Nesse sentido, o presente trabalho busca averiguar, por meio de pesquisa qualitativa, com entrevistas estruturadas, qual a percepção de servidores militares acerca da distinção entre o setor público e o setor privado. Para tanto, são analisadas as respostas dos servidores militares, para averiguar se eles têm conhecimento acerca das distinções entre o setor público e o setor privado; conhecem e aplicam os princípios da administração pública, bem como se entendem que a formação policial militar contribui, de forma positiva ou negativa, para o ensino das disciplinas afetas à administração pública.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/203
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/203/90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891263680512