ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aiub, George Wilson
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Andrini, Jéssica, Juttel, Nariane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/5
Resumo: Em um ambiente competitivo muitos são os fatores que influenciam as indústrias e a economia nacional. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) é um indicador utilizado para identificar mudança de tendência na atividade empresarial. Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o esperado crescimento na demanda. A confiança do empresário referente ao otimismo e ao pessimismo das condições atuais e futuras da empresa é de grande importância para identificar e analisar quais as tendências na produção a serem melhoradas e quais investimentos a fazer. Com o objetivo de levantar essas expectativas, foi construído o ICE, por meio de questionários, uma sondagem de opinião empresarial a ser realizada anualmente. Esta pesquisa vem sendo realizada desde o ano 2009, por meio de questionários fechados estruturados com quinze questões objetivas, abordando critérios atuais e expectativas para os próximos seis meses dos empresários das cidades de Brusque e região, envolvendo os setores das indústrias, do comércio e dos serviços. A partir dos questionários pode-se verificar como está o nível e o índice de confiança do empresário para um período futuro de seis meses.
id UNIFEBE-1_78802a46db321b8a045bc4a44662cbda
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/5
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIALEconomia nacional. Confiança do empresário. Tendências e expectativas econômicas.Em um ambiente competitivo muitos são os fatores que influenciam as indústrias e a economia nacional. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) é um indicador utilizado para identificar mudança de tendência na atividade empresarial. Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o esperado crescimento na demanda. A confiança do empresário referente ao otimismo e ao pessimismo das condições atuais e futuras da empresa é de grande importância para identificar e analisar quais as tendências na produção a serem melhoradas e quais investimentos a fazer. Com o objetivo de levantar essas expectativas, foi construído o ICE, por meio de questionários, uma sondagem de opinião empresarial a ser realizada anualmente. Esta pesquisa vem sendo realizada desde o ano 2009, por meio de questionários fechados estruturados com quinze questões objetivas, abordando critérios atuais e expectativas para os próximos seis meses dos empresários das cidades de Brusque e região, envolvendo os setores das indústrias, do comércio e dos serviços. A partir dos questionários pode-se verificar como está o nível e o índice de confiança do empresário para um período futuro de seis meses.UNIFEBE2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/5Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 Jan/Jul (2012)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/5/4Aiub, George WilsonAndrini, JéssicaJuttel, Narianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:19:19Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/5Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:19:19Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
title ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
spellingShingle ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
Aiub, George Wilson
Economia nacional. Confiança do empresário. Tendências e expectativas econômicas.
title_short ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
title_full ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
title_fullStr ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
title_full_unstemmed ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
title_sort ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL
author Aiub, George Wilson
author_facet Aiub, George Wilson
Andrini, Jéssica
Juttel, Nariane
author_role author
author2 Andrini, Jéssica
Juttel, Nariane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aiub, George Wilson
Andrini, Jéssica
Juttel, Nariane
dc.subject.por.fl_str_mv Economia nacional. Confiança do empresário. Tendências e expectativas econômicas.
topic Economia nacional. Confiança do empresário. Tendências e expectativas econômicas.
description Em um ambiente competitivo muitos são os fatores que influenciam as indústrias e a economia nacional. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) é um indicador utilizado para identificar mudança de tendência na atividade empresarial. Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o esperado crescimento na demanda. A confiança do empresário referente ao otimismo e ao pessimismo das condições atuais e futuras da empresa é de grande importância para identificar e analisar quais as tendências na produção a serem melhoradas e quais investimentos a fazer. Com o objetivo de levantar essas expectativas, foi construído o ICE, por meio de questionários, uma sondagem de opinião empresarial a ser realizada anualmente. Esta pesquisa vem sendo realizada desde o ano 2009, por meio de questionários fechados estruturados com quinze questões objetivas, abordando critérios atuais e expectativas para os próximos seis meses dos empresários das cidades de Brusque e região, envolvendo os setores das indústrias, do comércio e dos serviços. A partir dos questionários pode-se verificar como está o nível e o índice de confiança do empresário para um período futuro de seis meses.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/5
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/5/4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 Jan/Jul (2012)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891143094272