Sustentabilidade e consumo de roupas de segunda mão: um estudo sobre a percepção do mercado regional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/972 |
Resumo: | No cenário global, a indústria da moda é considerada uma das mais poluentes. Dessa forma, uma nova postura de produção e de consumo é requerida a fim de fomentar ações mais sustentáveis. Há inúmeras maneiras, porém, de se pensar em sustentabilidade na moda, sendo, uma delas, o consumo de peças de segunda mão, vendidas em brechós. Para tanto, o objetivo principal desta pesquisa busca analisar a percepção do mercado de roupas de brechó relativa a fatores de sustentabilidade. A investigação é de natureza aplicada, forma de abordagem mista e exploratória em relação aos objetivos, da qual se aplicou um questionário a um grupo de consumidores de peças de segunda mão e realizou-se entrevistas com proprietárias de brechós da região de Brusque. Identificou-se que os consumidores possuem uma postura consciente quando optam pela compra desse tipo de produto e que os brechós entendem sua função em prol de uma moda mais sustentável. |
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Sustentabilidade e consumo de roupas de segunda mão: um estudo sobre a percepção do mercado regionalNo cenário global, a indústria da moda é considerada uma das mais poluentes. Dessa forma, uma nova postura de produção e de consumo é requerida a fim de fomentar ações mais sustentáveis. Há inúmeras maneiras, porém, de se pensar em sustentabilidade na moda, sendo, uma delas, o consumo de peças de segunda mão, vendidas em brechós. Para tanto, o objetivo principal desta pesquisa busca analisar a percepção do mercado de roupas de brechó relativa a fatores de sustentabilidade. A investigação é de natureza aplicada, forma de abordagem mista e exploratória em relação aos objetivos, da qual se aplicou um questionário a um grupo de consumidores de peças de segunda mão e realizou-se entrevistas com proprietárias de brechós da região de Brusque. Identificou-se que os consumidores possuem uma postura consciente quando optam pela compra desse tipo de produto e que os brechós entendem sua função em prol de uma moda mais sustentável.UNIFEBE2023-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/972Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 28 (2023): Revista da UNIFEBE: Edição Artes & Humanidades2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/972/726Aparecida Manerich , Tainara Poltronieri Lenzi , Gabriela info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T18:07:57Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/972Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2023-11-29T18:07:57Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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