O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Clara Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516
Resumo: Para a compreensão da trajetória do Curso de Pedagogia na formação dos profissionais da educação brasileira, resgatamos sua história desde seu início na década de 30. Destacamos neste artigo, as principais mudanças ocorridas no Curso por influência das LDB 5.540/68 e 5.692/71. Com a homologação da LDB 9.394/96, surgem os Institutos Superiores de Educação, gerando discussões acerca da identidade do profissional formado na Pedagogia: especialista ou docente.
id UNIFEBE-1_e9985b1ba31424fbb59b1c9b266ed2d0
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/516
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileiraPedagogia. Formação. Profissional da Educação.Educação profissionalPara a compreensão da trajetória do Curso de Pedagogia na formação dos profissionais da educação brasileira, resgatamos sua história desde seu início na década de 30. Destacamos neste artigo, as principais mudanças ocorridas no Curso por influência das LDB 5.540/68 e 5.692/71. Com a homologação da LDB 9.394/96, surgem os Institutos Superiores de Educação, gerando discussões acerca da identidade do profissional formado na Pedagogia: especialista ou docente.UNIFEBE2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516Revista da UNIFEBE; v. 7 n. 7 (2002); 15-352177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516/281Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Clara Maria2017-02-03T17:40:46Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/516Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-02-03T17:40:46Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
title O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
spellingShingle O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
Furtado, Clara Maria
Pedagogia. Formação. Profissional da Educação.
Educação profissional
title_short O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
title_full O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
title_fullStr O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
title_full_unstemmed O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
title_sort O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
author Furtado, Clara Maria
author_facet Furtado, Clara Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Clara Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia. Formação. Profissional da Educação.
Educação profissional
topic Pedagogia. Formação. Profissional da Educação.
Educação profissional
description Para a compreensão da trajetória do Curso de Pedagogia na formação dos profissionais da educação brasileira, resgatamos sua história desde seu início na década de 30. Destacamos neste artigo, as principais mudanças ocorridas no Curso por influência das LDB 5.540/68 e 5.692/71. Com a homologação da LDB 9.394/96, surgem os Institutos Superiores de Educação, gerando discussões acerca da identidade do profissional formado na Pedagogia: especialista ou docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516/281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 7 n. 7 (2002); 15-35
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1800218348294766592