O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516 |
Resumo: | Para a compreensão da trajetória do Curso de Pedagogia na formação dos profissionais da educação brasileira, resgatamos sua história desde seu início na década de 30. Destacamos neste artigo, as principais mudanças ocorridas no Curso por influência das LDB 5.540/68 e 5.692/71. Com a homologação da LDB 9.394/96, surgem os Institutos Superiores de Educação, gerando discussões acerca da identidade do profissional formado na Pedagogia: especialista ou docente. |
id |
UNIFEBE-1_e9985b1ba31424fbb59b1c9b266ed2d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/516 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileiraPedagogia. Formação. Profissional da Educação.Educação profissionalPara a compreensão da trajetória do Curso de Pedagogia na formação dos profissionais da educação brasileira, resgatamos sua história desde seu início na década de 30. Destacamos neste artigo, as principais mudanças ocorridas no Curso por influência das LDB 5.540/68 e 5.692/71. Com a homologação da LDB 9.394/96, surgem os Institutos Superiores de Educação, gerando discussões acerca da identidade do profissional formado na Pedagogia: especialista ou docente.UNIFEBE2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516Revista da UNIFEBE; v. 7 n. 7 (2002); 15-352177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516/281Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Clara Maria2017-02-03T17:40:46Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/516Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-02-03T17:40:46Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira |
title |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira |
spellingShingle |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira Furtado, Clara Maria Pedagogia. Formação. Profissional da Educação. Educação profissional |
title_short |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira |
title_full |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira |
title_fullStr |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira |
title_full_unstemmed |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira |
title_sort |
O curso de pedagogia e a formação dos profissionais da educação brasileira |
author |
Furtado, Clara Maria |
author_facet |
Furtado, Clara Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Clara Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia. Formação. Profissional da Educação. Educação profissional |
topic |
Pedagogia. Formação. Profissional da Educação. Educação profissional |
description |
Para a compreensão da trajetória do Curso de Pedagogia na formação dos profissionais da educação brasileira, resgatamos sua história desde seu início na década de 30. Destacamos neste artigo, as principais mudanças ocorridas no Curso por influência das LDB 5.540/68 e 5.692/71. Com a homologação da LDB 9.394/96, surgem os Institutos Superiores de Educação, gerando discussões acerca da identidade do profissional formado na Pedagogia: especialista ou docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/516/281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2002 Revista da UNIFEBE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 7 n. 7 (2002); 15-35 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891687305216 |