Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ewerthon de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos , Rafael Reis do Espírito, Menezes , Gabriel Castro de, Machado Filho , Dilvan Peres, Pereira , Edmundo Luís Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982
Resumo: Objetivo: Estimular no discente o atendimento humanizado, reconhecer afecções do sistema nervoso, aprimorar a análise exames laboratoriais e de imagem, cuidados pré e pós operatórios direcionados, reconhecer a importância da burocracia assistencialista para o bom funcionamento do serviço hospitalar.  Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado com base nas vivências de um grupo de acadêmicos inseridos, mediante aprovação em processo seletivo do Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada de Neuroanatomia Funcional em um Hospital de grande porte e referência em neurologia e neurocirurgia na Região Amazônica. Resultados: A experiência de estágio tornou-se oportuna para prestar continuidade ao aprendizado em neuroanatomia, semiologia e radiologia neurológica, demandas relacionadas à prática do neurologista, assim como indicações das várias abordagens neurocirúrgicas. No hospital, as atividades ocorreram diariamente em diferentes setores: Ambulatório, Enfermaria, Bloco Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar. Conclusão: O Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada em Neuroanatomia Funcional constituiu uma excelente ferramenta para a construção de pilares imprescindíveis na formação acadêmica dos estudantes de medicina e, consequentemente, impactará de forma positiva na carreira profissional tanto em atuação no setor público quanto no privado.
id UNIFEI_03524cee5d030fb27063619f9316ef46
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40982
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia Facilitaded and supervised learning program in functional neuroanatomy: experiences in a reference hospital in the Amazon Programa de aprendizaje facilitado y supervisionado en neuroanatomía funcional: vivencias en un hospital de referencias en la AmazoniaUniversal health careMedical educationNeurosurgery.Salud universalEducación médicaNeurocirugía.Assistência médica universalEducação médicaNeurocirurgia.Objetivo: Estimular no discente o atendimento humanizado, reconhecer afecções do sistema nervoso, aprimorar a análise exames laboratoriais e de imagem, cuidados pré e pós operatórios direcionados, reconhecer a importância da burocracia assistencialista para o bom funcionamento do serviço hospitalar.  Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado com base nas vivências de um grupo de acadêmicos inseridos, mediante aprovação em processo seletivo do Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada de Neuroanatomia Funcional em um Hospital de grande porte e referência em neurologia e neurocirurgia na Região Amazônica. Resultados: A experiência de estágio tornou-se oportuna para prestar continuidade ao aprendizado em neuroanatomia, semiologia e radiologia neurológica, demandas relacionadas à prática do neurologista, assim como indicações das várias abordagens neurocirúrgicas. No hospital, as atividades ocorreram diariamente em diferentes setores: Ambulatório, Enfermaria, Bloco Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar. Conclusão: O Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada em Neuroanatomia Funcional constituiu uma excelente ferramenta para a construção de pilares imprescindíveis na formação acadêmica dos estudantes de medicina e, consequentemente, impactará de forma positiva na carreira profissional tanto em atuação no setor público quanto no privado.Objective: Stimulate in the student the humanized attendance, to recognize affections of the nervous system, to improve the analysis of laboratory and imaging tests, directed pre and postoperative care, recognize the importance of care bureaucracy for the proper functioning of the hospital service.  Method: This is a descriptive study of the type experience report, elaborated based on the experiences of a group of by approval in the selection process of the Facilitated and Supervised Learning Program of Functional Neuroanatomy in a large hospital and reference in neurology and neurosurgery in the Amazon Region. Results: The internship experience became opportune to provide continuity to the learning in neuroanatomy, semiology and neurological radiology, demands related to the neurologist’s practice, as well as indications of the various neurosurgical approaches. In the hospital, activities occurred daily in different sectors: Outpatient, Ward, Surgical Block, Intensive Care Unit and Hospital Management. Conclusion: The Facilitated and Supervised Learning Program in Functional Neuroanatomy was an excellent tool for the construction of essential pillars in the academic training of medical students and Consequently, it will positively impact the professional career in both the public and private sectors.Objetivo: Estimular en el estudiante la asistencia humanizada, reconocer afectos del sistema nervioso, mejorar el análisis de pruebas de laboratorio e imágenes, atención pre y postoperatoria dirigida, reconocer la importancia de la burocracia asistencial para el buen funcionamiento del servicio hospitalario.  Metodo: Se trata de un estudio descriptivo del tipo informe de experiencia, elaborado a partir de las experiencias de un grupo de por aprobación en el proceso de selección del Programa de Aprendizaje Facilitado y Supervisado de Neuroanatomía Funcional en un gran hospital y referencia en neurología y neurocirugía en la Región Amazónica. Resultados: La experiencia de pasantía se tornó oportuna para dar continuidad al aprendizaje en neuroanatomía, semiología y radiología neurológica, demandas relacionadas con la práctica del neurólogo, así como indicaciones de los diversos enfoques neuroquirúrgicos. En el hospital se realizaron actividades diarias en diferentes sectores: Ambulatorio, Sala, Bloque Quirúrgico, Unidad de Cuidados Intensivos y Gestión Hospitalaria. Conclusión: El Programa de Aprendizaje Facilitado y Supervisado en Neuroanatomía Funcional fue una excelente herramienta para la construcción de pilares esenciales en la formación académica de los estudiantes de medicina y en consecuencia, tendrá un impacto positivo en la carrera profesional tanto en el sector público como en el privado.Research, Society and Development2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4098210.33448/rsd-v12i4.40982Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e9812440982Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e9812440982Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e98124409822525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982/33410Copyright (c) 2023 Ewerthon de Souza Costa; Rafael Reis do Espírito Santos ; Gabriel Castro de Menezes ; Dilvan Peres Machado Filho ; Edmundo Luís Rodrigues Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ewerthon de Souza Santos , Rafael Reis do Espírito Menezes , Gabriel Castro de Machado Filho , Dilvan Peres Pereira , Edmundo Luís Rodrigues 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40982Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
Facilitaded and supervised learning program in functional neuroanatomy: experiences in a reference hospital in the Amazon
Programa de aprendizaje facilitado y supervisionado en neuroanatomía funcional: vivencias en un hospital de referencias en la Amazonia
title Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
spellingShingle Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
Costa, Ewerthon de Souza
Universal health care
Medical education
Neurosurgery.
Salud universal
Educación médica
Neurocirugía.
Assistência médica universal
Educação médica
Neurocirurgia.
title_short Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
title_full Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
title_fullStr Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
title_full_unstemmed Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
title_sort Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
author Costa, Ewerthon de Souza
author_facet Costa, Ewerthon de Souza
Santos , Rafael Reis do Espírito
Menezes , Gabriel Castro de
Machado Filho , Dilvan Peres
Pereira , Edmundo Luís Rodrigues
author_role author
author2 Santos , Rafael Reis do Espírito
Menezes , Gabriel Castro de
Machado Filho , Dilvan Peres
Pereira , Edmundo Luís Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ewerthon de Souza
Santos , Rafael Reis do Espírito
Menezes , Gabriel Castro de
Machado Filho , Dilvan Peres
Pereira , Edmundo Luís Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Universal health care
Medical education
Neurosurgery.
Salud universal
Educación médica
Neurocirugía.
Assistência médica universal
Educação médica
Neurocirurgia.
topic Universal health care
Medical education
Neurosurgery.
Salud universal
Educación médica
Neurocirugía.
Assistência médica universal
Educação médica
Neurocirurgia.
description Objetivo: Estimular no discente o atendimento humanizado, reconhecer afecções do sistema nervoso, aprimorar a análise exames laboratoriais e de imagem, cuidados pré e pós operatórios direcionados, reconhecer a importância da burocracia assistencialista para o bom funcionamento do serviço hospitalar.  Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado com base nas vivências de um grupo de acadêmicos inseridos, mediante aprovação em processo seletivo do Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada de Neuroanatomia Funcional em um Hospital de grande porte e referência em neurologia e neurocirurgia na Região Amazônica. Resultados: A experiência de estágio tornou-se oportuna para prestar continuidade ao aprendizado em neuroanatomia, semiologia e radiologia neurológica, demandas relacionadas à prática do neurologista, assim como indicações das várias abordagens neurocirúrgicas. No hospital, as atividades ocorreram diariamente em diferentes setores: Ambulatório, Enfermaria, Bloco Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar. Conclusão: O Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada em Neuroanatomia Funcional constituiu uma excelente ferramenta para a construção de pilares imprescindíveis na formação acadêmica dos estudantes de medicina e, consequentemente, impactará de forma positiva na carreira profissional tanto em atuação no setor público quanto no privado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982
10.33448/rsd-v12i4.40982
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i4.40982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982/33410
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e9812440982
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e9812440982
Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e9812440982
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052621485244416