Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982 |
Resumo: | Objetivo: Estimular no discente o atendimento humanizado, reconhecer afecções do sistema nervoso, aprimorar a análise exames laboratoriais e de imagem, cuidados pré e pós operatórios direcionados, reconhecer a importância da burocracia assistencialista para o bom funcionamento do serviço hospitalar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado com base nas vivências de um grupo de acadêmicos inseridos, mediante aprovação em processo seletivo do Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada de Neuroanatomia Funcional em um Hospital de grande porte e referência em neurologia e neurocirurgia na Região Amazônica. Resultados: A experiência de estágio tornou-se oportuna para prestar continuidade ao aprendizado em neuroanatomia, semiologia e radiologia neurológica, demandas relacionadas à prática do neurologista, assim como indicações das várias abordagens neurocirúrgicas. No hospital, as atividades ocorreram diariamente em diferentes setores: Ambulatório, Enfermaria, Bloco Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar. Conclusão: O Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada em Neuroanatomia Funcional constituiu uma excelente ferramenta para a construção de pilares imprescindíveis na formação acadêmica dos estudantes de medicina e, consequentemente, impactará de forma positiva na carreira profissional tanto em atuação no setor público quanto no privado. |
id |
UNIFEI_03524cee5d030fb27063619f9316ef46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40982 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia Facilitaded and supervised learning program in functional neuroanatomy: experiences in a reference hospital in the Amazon Programa de aprendizaje facilitado y supervisionado en neuroanatomía funcional: vivencias en un hospital de referencias en la AmazoniaUniversal health careMedical educationNeurosurgery.Salud universalEducación médicaNeurocirugía.Assistência médica universalEducação médicaNeurocirurgia.Objetivo: Estimular no discente o atendimento humanizado, reconhecer afecções do sistema nervoso, aprimorar a análise exames laboratoriais e de imagem, cuidados pré e pós operatórios direcionados, reconhecer a importância da burocracia assistencialista para o bom funcionamento do serviço hospitalar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado com base nas vivências de um grupo de acadêmicos inseridos, mediante aprovação em processo seletivo do Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada de Neuroanatomia Funcional em um Hospital de grande porte e referência em neurologia e neurocirurgia na Região Amazônica. Resultados: A experiência de estágio tornou-se oportuna para prestar continuidade ao aprendizado em neuroanatomia, semiologia e radiologia neurológica, demandas relacionadas à prática do neurologista, assim como indicações das várias abordagens neurocirúrgicas. No hospital, as atividades ocorreram diariamente em diferentes setores: Ambulatório, Enfermaria, Bloco Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar. Conclusão: O Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada em Neuroanatomia Funcional constituiu uma excelente ferramenta para a construção de pilares imprescindíveis na formação acadêmica dos estudantes de medicina e, consequentemente, impactará de forma positiva na carreira profissional tanto em atuação no setor público quanto no privado.Objective: Stimulate in the student the humanized attendance, to recognize affections of the nervous system, to improve the analysis of laboratory and imaging tests, directed pre and postoperative care, recognize the importance of care bureaucracy for the proper functioning of the hospital service. Method: This is a descriptive study of the type experience report, elaborated based on the experiences of a group of by approval in the selection process of the Facilitated and Supervised Learning Program of Functional Neuroanatomy in a large hospital and reference in neurology and neurosurgery in the Amazon Region. Results: The internship experience became opportune to provide continuity to the learning in neuroanatomy, semiology and neurological radiology, demands related to the neurologist’s practice, as well as indications of the various neurosurgical approaches. In the hospital, activities occurred daily in different sectors: Outpatient, Ward, Surgical Block, Intensive Care Unit and Hospital Management. Conclusion: The Facilitated and Supervised Learning Program in Functional Neuroanatomy was an excellent tool for the construction of essential pillars in the academic training of medical students and Consequently, it will positively impact the professional career in both the public and private sectors.Objetivo: Estimular en el estudiante la asistencia humanizada, reconocer afectos del sistema nervioso, mejorar el análisis de pruebas de laboratorio e imágenes, atención pre y postoperatoria dirigida, reconocer la importancia de la burocracia asistencial para el buen funcionamiento del servicio hospitalario. Metodo: Se trata de un estudio descriptivo del tipo informe de experiencia, elaborado a partir de las experiencias de un grupo de por aprobación en el proceso de selección del Programa de Aprendizaje Facilitado y Supervisado de Neuroanatomía Funcional en un gran hospital y referencia en neurología y neurocirugía en la Región Amazónica. Resultados: La experiencia de pasantía se tornó oportuna para dar continuidad al aprendizaje en neuroanatomía, semiología y radiología neurológica, demandas relacionadas con la práctica del neurólogo, así como indicaciones de los diversos enfoques neuroquirúrgicos. En el hospital se realizaron actividades diarias en diferentes sectores: Ambulatorio, Sala, Bloque Quirúrgico, Unidad de Cuidados Intensivos y Gestión Hospitalaria. Conclusión: El Programa de Aprendizaje Facilitado y Supervisado en Neuroanatomía Funcional fue una excelente herramienta para la construcción de pilares esenciales en la formación académica de los estudiantes de medicina y en consecuencia, tendrá un impacto positivo en la carrera profesional tanto en el sector público como en el privado.Research, Society and Development2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4098210.33448/rsd-v12i4.40982Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e9812440982Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e9812440982Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e98124409822525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982/33410Copyright (c) 2023 Ewerthon de Souza Costa; Rafael Reis do Espírito Santos ; Gabriel Castro de Menezes ; Dilvan Peres Machado Filho ; Edmundo Luís Rodrigues Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ewerthon de Souza Santos , Rafael Reis do Espírito Menezes , Gabriel Castro de Machado Filho , Dilvan Peres Pereira , Edmundo Luís Rodrigues 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40982Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia Facilitaded and supervised learning program in functional neuroanatomy: experiences in a reference hospital in the Amazon Programa de aprendizaje facilitado y supervisionado en neuroanatomía funcional: vivencias en un hospital de referencias en la Amazonia |
title |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia |
spellingShingle |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia Costa, Ewerthon de Souza Universal health care Medical education Neurosurgery. Salud universal Educación médica Neurocirugía. Assistência médica universal Educação médica Neurocirurgia. |
title_short |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia |
title_full |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia |
title_fullStr |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia |
title_full_unstemmed |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia |
title_sort |
Programa de aprendizagem facilitada e supervisionada em neuroanatomia funcional: vivências em um hospital de referência na Amazônia |
author |
Costa, Ewerthon de Souza |
author_facet |
Costa, Ewerthon de Souza Santos , Rafael Reis do Espírito Menezes , Gabriel Castro de Machado Filho , Dilvan Peres Pereira , Edmundo Luís Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Santos , Rafael Reis do Espírito Menezes , Gabriel Castro de Machado Filho , Dilvan Peres Pereira , Edmundo Luís Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ewerthon de Souza Santos , Rafael Reis do Espírito Menezes , Gabriel Castro de Machado Filho , Dilvan Peres Pereira , Edmundo Luís Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universal health care Medical education Neurosurgery. Salud universal Educación médica Neurocirugía. Assistência médica universal Educação médica Neurocirurgia. |
topic |
Universal health care Medical education Neurosurgery. Salud universal Educación médica Neurocirugía. Assistência médica universal Educação médica Neurocirurgia. |
description |
Objetivo: Estimular no discente o atendimento humanizado, reconhecer afecções do sistema nervoso, aprimorar a análise exames laboratoriais e de imagem, cuidados pré e pós operatórios direcionados, reconhecer a importância da burocracia assistencialista para o bom funcionamento do serviço hospitalar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado com base nas vivências de um grupo de acadêmicos inseridos, mediante aprovação em processo seletivo do Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada de Neuroanatomia Funcional em um Hospital de grande porte e referência em neurologia e neurocirurgia na Região Amazônica. Resultados: A experiência de estágio tornou-se oportuna para prestar continuidade ao aprendizado em neuroanatomia, semiologia e radiologia neurológica, demandas relacionadas à prática do neurologista, assim como indicações das várias abordagens neurocirúrgicas. No hospital, as atividades ocorreram diariamente em diferentes setores: Ambulatório, Enfermaria, Bloco Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar. Conclusão: O Programa de Aprendizagem Facilitada e Supervisionada em Neuroanatomia Funcional constituiu uma excelente ferramenta para a construção de pilares imprescindíveis na formação acadêmica dos estudantes de medicina e, consequentemente, impactará de forma positiva na carreira profissional tanto em atuação no setor público quanto no privado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982 10.33448/rsd-v12i4.40982 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.40982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40982/33410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e9812440982 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e9812440982 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e9812440982 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052621485244416 |