A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Renders, Elizabete Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Lyra, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8601
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se pautou na questão: como uma sondagem pedagógica, baseada nos princípios do Design Universal para Aprendizagem (DUA), pode contribuir para a prática do professor, de forma que ele possa conhecer seus alunos, sem ficar fadado ao diagnóstico médico? Definiram-se como objetivos específicos: analisar o papel do professor e a importância do seu saber no contexto educacional, ponderando sobre as contribuições do diagnóstico para a prática pedagógica; verificar como a sondagem pedagógica pode contribuir para o planejamento das práticas educativas inclusivas e elaborar um instrumento de sondagem pedagógica baseado no DUA. O estudo contou com a participação de professoras que tiveram alunos encaminhados para avaliação interdisciplinar. Utilizou-se entrevista individual e rodas de conversa, oportunizando a escuta das professoras. Os resultados apontaram a necessidade de a escola afirmar seu papel pedagógico, validando o saber do professor por meio de abordagem curricular acessível. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.
id USCS-2_7c9f9fde82bf373d52b8ea83b3921471
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8601
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS: The necessary rupture with the medical diagnosis in the school for all: La necesaria discontinuación del diagnóstico médico en la escuela para todos: Inclusive Education. Medical Diagnosis. Universal Design for Learning.Educación inclusiva. Diagnóstico médico. Diseño Universal para el Aprendizaje.Educação Inclusiva. Diagnóstico Médico. Design Universal para Aprendizagem.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se pautou na questão: como uma sondagem pedagógica, baseada nos princípios do Design Universal para Aprendizagem (DUA), pode contribuir para a prática do professor, de forma que ele possa conhecer seus alunos, sem ficar fadado ao diagnóstico médico? Definiram-se como objetivos específicos: analisar o papel do professor e a importância do seu saber no contexto educacional, ponderando sobre as contribuições do diagnóstico para a prática pedagógica; verificar como a sondagem pedagógica pode contribuir para o planejamento das práticas educativas inclusivas e elaborar um instrumento de sondagem pedagógica baseado no DUA. O estudo contou com a participação de professoras que tiveram alunos encaminhados para avaliação interdisciplinar. Utilizou-se entrevista individual e rodas de conversa, oportunizando a escuta das professoras. Os resultados apontaram a necessidade de a escola afirmar seu papel pedagógico, validando o saber do professor por meio de abordagem curricular acessível. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.This article presents results of a research was based on the question: how does the pedagogical survey based on the principles of Universal Design for Learning (UDL), may contribute to the educator’s practice, so they are able to know their students, without being fated to the medical diagnosis? It was set as main objectives: to analyse the role of the teachers and the importance of their knowledge in the educational context, considering the contributions of the diagnosis to the pedagogical practice; verify how the pedagogical survey may contribute to the planning of educational inclusive practice and develop a pedagogical survey instrument based on UDL. The study counted with the participation of teachers with students referred for an interdisciplinary evaluation. Individual interview and rounds of conversation were used, providing an opportunity to listen to the teachers, as well as to analyse and discuss the case. The result of the survey points out that has proven necessary that the school asserts its pedagogical role, validating the knowledge of the teacher through the accessible curricular approach.Este artículo presenta los resultados de una investigación que se basó en la pregunta: ¿cómo puede una encuesta pedagógica, basada en los principios del Diseño Universal para el Aprendizaje (DUA), contribuir a la práctica del profesor, para que pueda conocer a sus alumnos, sin estar atado al diagnóstico médico? Se definieron los siguientes objetivos específicos: analizar el papel del profesor y la importancia de su conocimiento en el contexto educativo, considerando las contribuciones del diagnóstico a la práctica docente; verificar cómo la encuesta educativa puede contribuir a la planificación de prácticas educativas inclusivas y desarrollar un instrumento de encuesta educativa basado en el DUA. El estudio incluyó la participación de profesores que tenían alumnos derivados para la evaluación interdisciplinaria. Se utilizaron entrevistas individuales y círculos de conversación, lo que permitió escuchar a los profesores, además del análisis y la discusión del caso. Los resultados de la investigación indicaron la necesidad de que la escuela asegure su papel pedagógico, validando los conocimientos del profesor mediante un énfasis curricular accesible.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/860110.13037/rea-e.vol7n13.8601Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8601/3767Copyright (c) 1969 Elizabete Cristina Costa Renders, Luciana de Lyrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Renders, Elizabete Cristinade Lyra, Luciana2022-10-27T20:27:10Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8601Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:10Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:
The necessary rupture with the medical diagnosis in the school for all:
La necesaria discontinuación del diagnóstico médico en la escuela para todos:
title A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:
spellingShingle A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:
Costa Renders, Elizabete Cristina
Inclusive Education. Medical Diagnosis. Universal Design for Learning.
Educación inclusiva. Diagnóstico médico. Diseño Universal para el Aprendizaje.
Educação Inclusiva. Diagnóstico Médico. Design Universal para Aprendizagem.
title_short A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:
title_full A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:
title_fullStr A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:
title_full_unstemmed A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:
title_sort A NECESSÁRIA RUPTURA COM O DIAGNÓSTICO MÉDICO NA ESCOLA PARA TODOS:
author Costa Renders, Elizabete Cristina
author_facet Costa Renders, Elizabete Cristina
de Lyra, Luciana
author_role author
author2 de Lyra, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Renders, Elizabete Cristina
de Lyra, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusive Education. Medical Diagnosis. Universal Design for Learning.
Educación inclusiva. Diagnóstico médico. Diseño Universal para el Aprendizaje.
Educação Inclusiva. Diagnóstico Médico. Design Universal para Aprendizagem.
topic Inclusive Education. Medical Diagnosis. Universal Design for Learning.
Educación inclusiva. Diagnóstico médico. Diseño Universal para el Aprendizaje.
Educação Inclusiva. Diagnóstico Médico. Design Universal para Aprendizagem.
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se pautou na questão: como uma sondagem pedagógica, baseada nos princípios do Design Universal para Aprendizagem (DUA), pode contribuir para a prática do professor, de forma que ele possa conhecer seus alunos, sem ficar fadado ao diagnóstico médico? Definiram-se como objetivos específicos: analisar o papel do professor e a importância do seu saber no contexto educacional, ponderando sobre as contribuições do diagnóstico para a prática pedagógica; verificar como a sondagem pedagógica pode contribuir para o planejamento das práticas educativas inclusivas e elaborar um instrumento de sondagem pedagógica baseado no DUA. O estudo contou com a participação de professoras que tiveram alunos encaminhados para avaliação interdisciplinar. Utilizou-se entrevista individual e rodas de conversa, oportunizando a escuta das professoras. Os resultados apontaram a necessidade de a escola afirmar seu papel pedagógico, validando o saber do professor por meio de abordagem curricular acessível. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8601
10.13037/rea-e.vol7n13.8601
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8601
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol7n13.8601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8601/3767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Elizabete Cristina Costa Renders, Luciana de Lyra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Elizabete Cristina Costa Renders, Luciana de Lyra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887986925568