Estudo qualitativo descritivo sobre infecções sexualmente transmissíveis como base para disseminação de informações: uma ação com alunos de ensino médio no estado de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, José Rogério Cândido da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Morais, Elton Santos Guedes de, Barbosa, Victor Araújo, Soares, Beatriz Paz do Nascimento, Mendonça, Diogo Falcão Pereira de, Palma, Mariza Brandão, Soares, Anísio Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35529
Resumo: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são doenças que têm sua disseminação facilitada, principalmente pela prática sexual sem a utilização de preservativos. Causam um problema de abrangência mundial na saúde em que suas consequências variam de problemas de infertilidade, desenvolvimento de câncer, complicações na gravidez, morte ou infecção fetal e até mesmo problemas psicológicos em que vem afetando cada vez mais jovens e adolescentes. Sendo assim o presente estudo objetivou-se em avaliar o entendimento acerca das IST’s, por um grupo de estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino em Pernambuco, e tendo como base as informações obtidas por este levantamento, obter um direcionamento para ações de sensibilização que visam sanar as dúvidas, bem como o combater a desinformação acerca dessa temática entre esses jovens. Os resultados demonstraram que apenas 54% desses estudantes afirmaram que tinham conhecimento sobre IST’s e AIDS; 74% dos discentes responderam o uso de camisinha como método preservativo; 22% não souberam opinar quanto à acessibilidade há métodos preventivos; grande parte desses discentes relataram que não vêem aspectos positivos sobre a contração de ISTs e acharam benéfica a divulgação sobre IST’s de nossa parte. Baseado no exposto, podemos concluir que apesar do advento da internet, e o grande número de informações à que temos acesso cotidianamente sobre essa temática, a orientação crítica e planejada desses materiais ainda é de extrema importância, uma vez que somente conhecer os métodos preventivos, as IST’s e seus desdobramentos, não se fazem o suficiente para optar por uma atitude saudável.
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spelling Estudo qualitativo descritivo sobre infecções sexualmente transmissíveis como base para disseminação de informações: uma ação com alunos de ensino médio no estado de PernambucoDescriptive qualitative study on sexually transmitted infections as a basis for disseminating information: an action with high school students in the state of PernambucoEstudio cualitativo descriptivo sobre las infecciones de transmisión sexual como base para la difusión de información: una acción con estudiantes de secundaria en el estado de PernambucoConscientizaçãoEducaçãoPuberdadeInfecções Sexualmente TransmissíveisSexualidade.AwarenessEducationSexually Transmitted InfectionsPubertySexuality.ConcienciaEducaciónInfecciones de Transmisión SexualPuberdadSexualidad.Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são doenças que têm sua disseminação facilitada, principalmente pela prática sexual sem a utilização de preservativos. Causam um problema de abrangência mundial na saúde em que suas consequências variam de problemas de infertilidade, desenvolvimento de câncer, complicações na gravidez, morte ou infecção fetal e até mesmo problemas psicológicos em que vem afetando cada vez mais jovens e adolescentes. Sendo assim o presente estudo objetivou-se em avaliar o entendimento acerca das IST’s, por um grupo de estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino em Pernambuco, e tendo como base as informações obtidas por este levantamento, obter um direcionamento para ações de sensibilização que visam sanar as dúvidas, bem como o combater a desinformação acerca dessa temática entre esses jovens. Os resultados demonstraram que apenas 54% desses estudantes afirmaram que tinham conhecimento sobre IST’s e AIDS; 74% dos discentes responderam o uso de camisinha como método preservativo; 22% não souberam opinar quanto à acessibilidade há métodos preventivos; grande parte desses discentes relataram que não vêem aspectos positivos sobre a contração de ISTs e acharam benéfica a divulgação sobre IST’s de nossa parte. Baseado no exposto, podemos concluir que apesar do advento da internet, e o grande número de informações à que temos acesso cotidianamente sobre essa temática, a orientação crítica e planejada desses materiais ainda é de extrema importância, uma vez que somente conhecer os métodos preventivos, as IST’s e seus desdobramentos, não se fazem o suficiente para optar por uma atitude saudável.Sexually Transmitted Infections (STIs) are diseases that have their spread facilitated, mainly by sexual practice without the use of condoms. They cause a worldwide health problem whose consequences range from infertility problems, cancer development, pregnancy complications, fetal death or infection and even psychological problems that are affecting more and more young people and adolescents. Therefore, the present study aimed to assess the understanding of STIs by a group of high school students from the public school system in Pernambuco, and based on the information obtained from this survey, to obtain a direction for awareness-raising actions. that aim to resolve doubts, as well as combat misinformation about this issue among these young people. The results showed that only 54% of these students stated that they had knowledge about STIs and AIDS; 74% of the students answered the use of condoms as a condom method; 22% did not know how to give an opinion about the accessibility there are preventive methods; most of these students reported that they do not see positive aspects about contracting STIs and found it beneficial for us to disclose about STIs. Based on the above, we can conclude that despite the advent of the internet, and the large amount of information we have daily access to on this topic, the critical and planned orientation of these materials is still extremely important, since only knowing the preventive methods, STIs and their consequences are not done enough to opt for a healthy attitude.Las Infecciones de Transmisión Sexual (ITS) son enfermedades que tienen su propagación facilitada, principalmente por la práctica sexual sin el uso de preservativo. Provocan un problema de salud a nivel mundial cuyas consecuencias van desde problemas de infertilidad, desarrollo de cáncer, complicaciones en el embarazo, muerte o infección fetal e incluso problemas psicológicos que afectan cada vez a más jóvenes y adolescentes. Por lo tanto, el presente estudio tuvo como objetivo evaluar la comprensión de las ITS por parte de un grupo de estudiantes de secundaria del sistema escolar público de Pernambuco y, a partir de las informaciones obtenidas de esta encuesta, obtener una dirección para las acciones de sensibilización. resolver dudas, así como combatir la desinformación sobre este tema entre estos jóvenes. Los resultados mostraron que solo el 54% de estos estudiantes afirmó tener conocimientos sobre las ITS y el SIDA; El 74% de los estudiantes respondieron el uso del preservativo como método de preservativo; el 22% no supo opinar sobre la accesibilidad existen métodos preventivos; la mayoría de estos estudiantes informaron que no ven aspectos positivos en contraer ITS y encontraron beneficioso para nosotros divulgar sobre las ITS. Con base en lo anterior, podemos concluir que a pesar del advenimiento del internet, y de la gran cantidad de información a la que tenemos acceso diariamente sobre este tema, la orientación crítica y planificada de estos materiales sigue siendo de suma importancia, ya que con solo conocer los métodos preventivos, las ITS y sus consecuencias no se hacen lo suficiente para optar por una actitud saludable.Research, Society and Development2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3552910.33448/rsd-v11i13.35529Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e241111335529Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e241111335529Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e2411113355292525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35529/29661Copyright (c) 2022 José Rogério Cândido da Silva Filho; Elton Santos Guedes de Morais; Victor Araújo Barbosa; Beatriz Paz do Nascimento Soares; Diogo Falcão Pereira de Mendonça; Mariza Brandão Palma; Anísio Francisco Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho, José Rogério Cândido daMorais, Elton Santos Guedes de Barbosa, Victor AraújoSoares, Beatriz Paz do Nascimento Mendonça, Diogo Falcão Pereira de Palma, Mariza Brandão Soares, Anísio Francisco 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35529Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:25.275076Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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