Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Leal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o uso da Ludicidade para o ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil. Desenvolveram-se atividades de cunho pedagógico para ministrar os conceitos que envolvem ciências e matemática em uma turma de Jardim I, no município de Belém, Estado do Pará. A intervenção pedagógica considerou potencializar o conhecimento das crianças sobre ciências e matemática, através de brincadeiras. Observou-se uma inquietação diferenciada e positiva por parte das crianças que participaram das atividades considerando o seu cotidiano e vivências dentro e fora da escola. Todo o ambiente escolar foi utilizado na execução das atividades. Concluiu-se que o trabalho desenvolvido contribuiu de maneira significativa para a formação das crianças, estimulando o senso crítico para exercício da cidadania, considerando, principalmente, a atual fase do desenvolvimento humano, cognitivo e emocional.
id UNIFEI_0e44496037c7acad9e4358f6902b26de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37995
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil Playfulness: Sciences and Mathematics in Child Education Juego: Ciencias y Matemáticas en la Educación InfantilPlayfulnessChild educationTeaching science and mathematics.AlegríaEducación InfantilEnseñanza de ciencias y matemáticas. LudicidadeEducação InfantilEnsino de ciências e matemática.Este estudo tem por objetivo analisar o uso da Ludicidade para o ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil. Desenvolveram-se atividades de cunho pedagógico para ministrar os conceitos que envolvem ciências e matemática em uma turma de Jardim I, no município de Belém, Estado do Pará. A intervenção pedagógica considerou potencializar o conhecimento das crianças sobre ciências e matemática, através de brincadeiras. Observou-se uma inquietação diferenciada e positiva por parte das crianças que participaram das atividades considerando o seu cotidiano e vivências dentro e fora da escola. Todo o ambiente escolar foi utilizado na execução das atividades. Concluiu-se que o trabalho desenvolvido contribuiu de maneira significativa para a formação das crianças, estimulando o senso crítico para exercício da cidadania, considerando, principalmente, a atual fase do desenvolvimento humano, cognitivo e emocional.This study aims to analyze the use of Playfulness for teaching Science and Mathematics in Early Childhood Education. Pedagogical activities were developed to teach the concepts that involve science and mathematics in a class of Jardim I, in the municipality of Belém, State of Pará. The pedagogical intervention is considered to enhance the children's knowledge about science and mathematics, through games. A differentiated and positive restlessness was observed on the part of the children who participated in the activities considering their daily lives and experiences inside and outside the school. The entire school environment was used to carry out the activities. It was concluded that the work developed contributed significantly to the formation of children, stimulating a critical sense for the exercise of citizenship, considering, mainly, the current phase of human, cognitive and emotional development.Este estudio tiene como objetivo analizar el uso de la Lúdica para la enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas en Educación Infantil. Se desarrollaron actividades pedagógicas para enseñar los conceptos que envuelven ciencia y matemáticas en una clase del Jardim I, en el municipio de Belém, Estado de Pará. La intervención pedagógica consideró potenciar los conocimientos de los niños sobre ciencias y matemáticas, a través de juegos. Se observó una inquietud diferenciada y positiva por parte de los niños que participaron de las actividades considerando su cotidiano y experiencias dentro y fuera de la escuela. Para la realización de las actividades se utilizó todo el entorno escolar. Se concluyó que el trabajo desarrollado contribuyó significativamente a la formación de los niños, estimulando el sentido crítico para el ejercicio de la ciudadanía, considerando, principalmente, la fase actual del desarrollo humano, cognitivo y emocional.Research, Society and Development2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3799510.33448/rsd-v11i16.37995Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e274111637995Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e274111637995Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2741116379952525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995/31641Copyright (c) 2022 Ana Paula Leal Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Paula Leal2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37995Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:56.141519Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
Playfulness: Sciences and Mathematics in Child Education
Juego: Ciencias y Matemáticas en la Educación Infantil
title Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
spellingShingle Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
Santos, Ana Paula Leal
Playfulness
Child education
Teaching science and mathematics.
Alegría
Educación Infantil
Enseñanza de ciencias y matemáticas.
Ludicidade
Educação Infantil
Ensino de ciências e matemática.
title_short Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
title_full Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
title_fullStr Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
title_full_unstemmed Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
title_sort Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
author Santos, Ana Paula Leal
author_facet Santos, Ana Paula Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Playfulness
Child education
Teaching science and mathematics.
Alegría
Educación Infantil
Enseñanza de ciencias y matemáticas.
Ludicidade
Educação Infantil
Ensino de ciências e matemática.
topic Playfulness
Child education
Teaching science and mathematics.
Alegría
Educación Infantil
Enseñanza de ciencias y matemáticas.
Ludicidade
Educação Infantil
Ensino de ciências e matemática.
description Este estudo tem por objetivo analisar o uso da Ludicidade para o ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil. Desenvolveram-se atividades de cunho pedagógico para ministrar os conceitos que envolvem ciências e matemática em uma turma de Jardim I, no município de Belém, Estado do Pará. A intervenção pedagógica considerou potencializar o conhecimento das crianças sobre ciências e matemática, através de brincadeiras. Observou-se uma inquietação diferenciada e positiva por parte das crianças que participaram das atividades considerando o seu cotidiano e vivências dentro e fora da escola. Todo o ambiente escolar foi utilizado na execução das atividades. Concluiu-se que o trabalho desenvolvido contribuiu de maneira significativa para a formação das crianças, estimulando o senso crítico para exercício da cidadania, considerando, principalmente, a atual fase do desenvolvimento humano, cognitivo e emocional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995
10.33448/rsd-v11i16.37995
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.37995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995/31641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula Leal Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula Leal Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e274111637995
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e274111637995
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e274111637995
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052837955371008