Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar o uso da Ludicidade para o ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil. Desenvolveram-se atividades de cunho pedagógico para ministrar os conceitos que envolvem ciências e matemática em uma turma de Jardim I, no município de Belém, Estado do Pará. A intervenção pedagógica considerou potencializar o conhecimento das crianças sobre ciências e matemática, através de brincadeiras. Observou-se uma inquietação diferenciada e positiva por parte das crianças que participaram das atividades considerando o seu cotidiano e vivências dentro e fora da escola. Todo o ambiente escolar foi utilizado na execução das atividades. Concluiu-se que o trabalho desenvolvido contribuiu de maneira significativa para a formação das crianças, estimulando o senso crítico para exercício da cidadania, considerando, principalmente, a atual fase do desenvolvimento humano, cognitivo e emocional. |
id |
UNIFEI_0e44496037c7acad9e4358f6902b26de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37995 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil Playfulness: Sciences and Mathematics in Child Education Juego: Ciencias y Matemáticas en la Educación InfantilPlayfulnessChild educationTeaching science and mathematics.AlegríaEducación InfantilEnseñanza de ciencias y matemáticas. LudicidadeEducação InfantilEnsino de ciências e matemática.Este estudo tem por objetivo analisar o uso da Ludicidade para o ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil. Desenvolveram-se atividades de cunho pedagógico para ministrar os conceitos que envolvem ciências e matemática em uma turma de Jardim I, no município de Belém, Estado do Pará. A intervenção pedagógica considerou potencializar o conhecimento das crianças sobre ciências e matemática, através de brincadeiras. Observou-se uma inquietação diferenciada e positiva por parte das crianças que participaram das atividades considerando o seu cotidiano e vivências dentro e fora da escola. Todo o ambiente escolar foi utilizado na execução das atividades. Concluiu-se que o trabalho desenvolvido contribuiu de maneira significativa para a formação das crianças, estimulando o senso crítico para exercício da cidadania, considerando, principalmente, a atual fase do desenvolvimento humano, cognitivo e emocional.This study aims to analyze the use of Playfulness for teaching Science and Mathematics in Early Childhood Education. Pedagogical activities were developed to teach the concepts that involve science and mathematics in a class of Jardim I, in the municipality of Belém, State of Pará. The pedagogical intervention is considered to enhance the children's knowledge about science and mathematics, through games. A differentiated and positive restlessness was observed on the part of the children who participated in the activities considering their daily lives and experiences inside and outside the school. The entire school environment was used to carry out the activities. It was concluded that the work developed contributed significantly to the formation of children, stimulating a critical sense for the exercise of citizenship, considering, mainly, the current phase of human, cognitive and emotional development.Este estudio tiene como objetivo analizar el uso de la Lúdica para la enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas en Educación Infantil. Se desarrollaron actividades pedagógicas para enseñar los conceptos que envuelven ciencia y matemáticas en una clase del Jardim I, en el municipio de Belém, Estado de Pará. La intervención pedagógica consideró potenciar los conocimientos de los niños sobre ciencias y matemáticas, a través de juegos. Se observó una inquietud diferenciada y positiva por parte de los niños que participaron de las actividades considerando su cotidiano y experiencias dentro y fuera de la escuela. Para la realización de las actividades se utilizó todo el entorno escolar. Se concluyó que el trabajo desarrollado contribuyó significativamente a la formación de los niños, estimulando el sentido crítico para el ejercicio de la ciudadanía, considerando, principalmente, la fase actual del desarrollo humano, cognitivo y emocional.Research, Society and Development2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3799510.33448/rsd-v11i16.37995Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e274111637995Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e274111637995Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2741116379952525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995/31641Copyright (c) 2022 Ana Paula Leal Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Paula Leal2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37995Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:56.141519Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil Playfulness: Sciences and Mathematics in Child Education Juego: Ciencias y Matemáticas en la Educación Infantil |
title |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil |
spellingShingle |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil Santos, Ana Paula Leal Playfulness Child education Teaching science and mathematics. Alegría Educación Infantil Enseñanza de ciencias y matemáticas. Ludicidade Educação Infantil Ensino de ciências e matemática. |
title_short |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil |
title_full |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil |
title_fullStr |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil |
title_sort |
Ludicidade: Ciências e Matemática na Educação Infantil |
author |
Santos, Ana Paula Leal |
author_facet |
Santos, Ana Paula Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Paula Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Playfulness Child education Teaching science and mathematics. Alegría Educación Infantil Enseñanza de ciencias y matemáticas. Ludicidade Educação Infantil Ensino de ciências e matemática. |
topic |
Playfulness Child education Teaching science and mathematics. Alegría Educación Infantil Enseñanza de ciencias y matemáticas. Ludicidade Educação Infantil Ensino de ciências e matemática. |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar o uso da Ludicidade para o ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil. Desenvolveram-se atividades de cunho pedagógico para ministrar os conceitos que envolvem ciências e matemática em uma turma de Jardim I, no município de Belém, Estado do Pará. A intervenção pedagógica considerou potencializar o conhecimento das crianças sobre ciências e matemática, através de brincadeiras. Observou-se uma inquietação diferenciada e positiva por parte das crianças que participaram das atividades considerando o seu cotidiano e vivências dentro e fora da escola. Todo o ambiente escolar foi utilizado na execução das atividades. Concluiu-se que o trabalho desenvolvido contribuiu de maneira significativa para a formação das crianças, estimulando o senso crítico para exercício da cidadania, considerando, principalmente, a atual fase do desenvolvimento humano, cognitivo e emocional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995 10.33448/rsd-v11i16.37995 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.37995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37995/31641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula Leal Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula Leal Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e274111637995 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e274111637995 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e274111637995 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052837955371008 |