Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
DOI: | 10.33448/rsd-v12i4.40905 |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40905 |
Resumo: | O objetivo deste relato de experiência é retratar a experiência vivenciada durante as atividades realizadas no Projeto Samuzinho. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Relato de Experiência, construído a partir de uma iniciativa do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Teresina – PI. As atividades foram desenvolvidas com crianças de 7 a 12 anos, oriundas de escolas públicas e privadas, no período de setembro de 2018 a agosto de 2019, sob orientação de instrutoras do SAMU 192 de Teresina, no Piauí. As crianças foram certificadas como socorristas mirins, mediante formação em primeiros socorros com habilitação para agirem em situações de emergência até que os socorristas profissionais cheguem ao local, tornando-as também multiplicadoras de conhecimento e cidadania. Tal atividade contribuiu para a construção e o aprimoramento do saber-fazer das profissionais do SAMU Teresina, enriquecendo sobremaneira o serviço e a formação cidadã dos participantes. Dentre as considerações finais, reconhece-se que o Projeto Samuzinho logrou êxito em todas as suas edições e contribuiu de maneira marcante no processo de desenvolvimento psicossocial das crianças participantes. Além disso, implantar e manter processos de educação permanente em urgências junto ao SAMU é de fundamental relevância para a qualificação do serviço. |
id |
UNIFEI_0e45d064c3b0cc18cbc07404b69e4cbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40905 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
spelling |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infânciaSamuzinho project: the education-citizenship interface in childhoodProyecto samuzinho: la interfaz educación-ciudadanía en la infânciaEducación para la SaludPrimeros auxiliosCiudadanía.Health EducationFirst aidCitizenship.Educação em saúdePrimeiros socorrosCidadania. O objetivo deste relato de experiência é retratar a experiência vivenciada durante as atividades realizadas no Projeto Samuzinho. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Relato de Experiência, construído a partir de uma iniciativa do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Teresina – PI. As atividades foram desenvolvidas com crianças de 7 a 12 anos, oriundas de escolas públicas e privadas, no período de setembro de 2018 a agosto de 2019, sob orientação de instrutoras do SAMU 192 de Teresina, no Piauí. As crianças foram certificadas como socorristas mirins, mediante formação em primeiros socorros com habilitação para agirem em situações de emergência até que os socorristas profissionais cheguem ao local, tornando-as também multiplicadoras de conhecimento e cidadania. Tal atividade contribuiu para a construção e o aprimoramento do saber-fazer das profissionais do SAMU Teresina, enriquecendo sobremaneira o serviço e a formação cidadã dos participantes. Dentre as considerações finais, reconhece-se que o Projeto Samuzinho logrou êxito em todas as suas edições e contribuiu de maneira marcante no processo de desenvolvimento psicossocial das crianças participantes. Além disso, implantar e manter processos de educação permanente em urgências junto ao SAMU é de fundamental relevância para a qualificação do serviço.The purpose of this experience report is to portray the experience lived during the activities carried out in the Samuzinho Project. This is a descriptive study, of the Experience Report type, built from an initiative of the Nucleus of Education in Urgency (NEU) of the Mobile Emergency Care Service (SAMU 192) of Teresina - PI. The activities were developed with children from 7 to 12 years old, from public and private schools, from September 2018 to August 2019, under the guidance of SAMU 192 instructors from Teresina, Piauí. The children were certified as junior rescuers, through training in first aid with qualification to act in emergency situations until professional rescuers arrive at the scene, also making them multipliers of knowledge and citizenship. This activity contributed to the construction and improvement of the know-how of SAMU Teresina professionals, greatly enriching the service and citizenship education of the participants. Among the final considerations, it is recognized that the Samuzinho Project was successful in all its editions and contributed significantly to the psychosocial development process of the participating children. In addition, implementing and maintaining permanent education processes in emergencies with the SAMU is of fundamental importance for the qualification of the service.El objetivo de este relato de experiencia es retratar la experiencia vivida durante las actividades realizadas en el Proyecto Samuzinho. Se trata de un estudio descriptivo, del tipo Informe de Experiencia, construido a partir de una iniciativa del Núcleo de Educación en Urgencia (NEU) del Servicio de Atención Móvil de Emergencia (SAMU 192) de Teresina - PI. Las actividades se desarrollaron con niños de 7 a 12 años, de escuelas públicas y privadas, de septiembre de 2018 a agosto de 2019, bajo la guía de instructores del SAMU 192 de Teresina, Piauí. Los niños fueron certificados como rescatistas junior, a través de la formación en primeros auxilios con calificación para actuar en situaciones de emergencia hasta que lleguen los rescatistas profesionales al lugar, convirtiéndolos también en multiplicadores de conocimiento y ciudadanía. Esta actividad contribuyó a la construcción y mejora del saber hacer de los profesionales del SAMU Teresina, enriqueciendo enormemente el servicio y la formación ciudadana de los participantes. Entre las consideraciones finales, se reconoce que el Proyecto Samuzinho fue exitoso en todas sus ediciones y contribuyó significativamente al proceso de desarrollo psicosocial de los niños participantes. Además, implementar y mantener procesos de educación permanente en emergencias con el SAMU es de fundamental importancia para la cualificación del servicio.Research, Society and Development2023-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4090510.33448/rsd-v12i4.40905Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e3212440905Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e3212440905Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e32124409052525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40905/33337Copyright (c) 2023 Tânia Rodrigues Furtado; Vitória Fernanda Fernandes Nascimento; Laurimary Caminha Veloso; Nádia Rodrigues Furtado Galeno; Iara de Macêdo Brito; Elisângela de Jesus Pereira; Ílary Maria Brito Castelo Brancohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Tânia Rodrigues Nascimento, Vitória Fernanda Fernandes Veloso, Laurimary Caminha Galeno, Nádia Rodrigues Furtado Brito, Iara de Macêdo Pereira, Elisângela de Jesus Branco, Ílary Maria Brito Castelo 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40905Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância Samuzinho project: the education-citizenship interface in childhood Proyecto samuzinho: la interfaz educación-ciudadanía en la infância |
title |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância |
spellingShingle |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância Furtado, Tânia Rodrigues Educación para la Salud Primeros auxilios Ciudadanía. Health Education First aid Citizenship. Educação em saúde Primeiros socorros Cidadania. Furtado, Tânia Rodrigues Educación para la Salud Primeros auxilios Ciudadanía. Health Education First aid Citizenship. Educação em saúde Primeiros socorros Cidadania. |
title_short |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância |
title_full |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância |
title_fullStr |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância |
title_full_unstemmed |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância |
title_sort |
Projeto samuzinho: a interface educação-cidadania na infância |
author |
Furtado, Tânia Rodrigues |
author_facet |
Furtado, Tânia Rodrigues Furtado, Tânia Rodrigues Nascimento, Vitória Fernanda Fernandes Veloso, Laurimary Caminha Galeno, Nádia Rodrigues Furtado Brito, Iara de Macêdo Pereira, Elisângela de Jesus Branco, Ílary Maria Brito Castelo Nascimento, Vitória Fernanda Fernandes Veloso, Laurimary Caminha Galeno, Nádia Rodrigues Furtado Brito, Iara de Macêdo Pereira, Elisângela de Jesus Branco, Ílary Maria Brito Castelo |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Vitória Fernanda Fernandes Veloso, Laurimary Caminha Galeno, Nádia Rodrigues Furtado Brito, Iara de Macêdo Pereira, Elisângela de Jesus Branco, Ílary Maria Brito Castelo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Tânia Rodrigues Nascimento, Vitória Fernanda Fernandes Veloso, Laurimary Caminha Galeno, Nádia Rodrigues Furtado Brito, Iara de Macêdo Pereira, Elisângela de Jesus Branco, Ílary Maria Brito Castelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación para la Salud Primeros auxilios Ciudadanía. Health Education First aid Citizenship. Educação em saúde Primeiros socorros Cidadania. |
topic |
Educación para la Salud Primeros auxilios Ciudadanía. Health Education First aid Citizenship. Educação em saúde Primeiros socorros Cidadania. |
description |
O objetivo deste relato de experiência é retratar a experiência vivenciada durante as atividades realizadas no Projeto Samuzinho. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Relato de Experiência, construído a partir de uma iniciativa do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Teresina – PI. As atividades foram desenvolvidas com crianças de 7 a 12 anos, oriundas de escolas públicas e privadas, no período de setembro de 2018 a agosto de 2019, sob orientação de instrutoras do SAMU 192 de Teresina, no Piauí. As crianças foram certificadas como socorristas mirins, mediante formação em primeiros socorros com habilitação para agirem em situações de emergência até que os socorristas profissionais cheguem ao local, tornando-as também multiplicadoras de conhecimento e cidadania. Tal atividade contribuiu para a construção e o aprimoramento do saber-fazer das profissionais do SAMU Teresina, enriquecendo sobremaneira o serviço e a formação cidadã dos participantes. Dentre as considerações finais, reconhece-se que o Projeto Samuzinho logrou êxito em todas as suas edições e contribuiu de maneira marcante no processo de desenvolvimento psicossocial das crianças participantes. Além disso, implantar e manter processos de educação permanente em urgências junto ao SAMU é de fundamental relevância para a qualificação do serviço. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40905 10.33448/rsd-v12i4.40905 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40905 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.40905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40905/33337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e3212440905 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e3212440905 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e3212440905 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1822182207502942208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.40905 |