Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153 |
Resumo: | Introdução: A educação, em virtude do processo de estruturação e construção do conhecimento por parte do aluno, vem evoluindo; fato que levou o aprendiz a se tornar, ao longo dos anos, protagonista do próprio aprendizado. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência do processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do IVC, mediante utilização do Método CTM3. Metodologia: Este artigo trata-se de relato de experiência que teve por objetivo descrever o processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), mediante utilização do Método CTM3. Resultados: A elaboração do vídeo foi dividida em duas etapas: 1ª Etapa - Pré-produção, que estruturou o produto educacional por meio do Método CTM3; e 2ª Etapa - Produção e Pós-produção, que gravou e editou o processo. Conclusão: verificou-se que esse relato de experiência pode ajudar na construção de um recurso educacional, em vídeo, com o Método CTM3, entretanto, há necessidade de estudos futuros para validá-lo e confirmar sua abrangência e compreensão do público interessado. |
id |
UNIFEI_17460a4d269d0eca384d10ec9df5f4f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43153 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiênciaStructuring of an educational health product on the concepts and formulas of the Content Validation Index (CVI): Experience reportEstructuración de un producto educativo en salud sobre los conceptos y fórmulas del Índice de Validación de Contenido (IVC): Relato de experienciaEducação em saúdeTecnologia educacionalMateriais de ensinoEstudo de validaçãoEnsino.Educación para la saludTecnologia EducacionalMateriales de enseñanzaEstudio de validaciónEnseñando.Health educationEducational technologyTeaching materialsValidation studyTeaching.Introdução: A educação, em virtude do processo de estruturação e construção do conhecimento por parte do aluno, vem evoluindo; fato que levou o aprendiz a se tornar, ao longo dos anos, protagonista do próprio aprendizado. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência do processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do IVC, mediante utilização do Método CTM3. Metodologia: Este artigo trata-se de relato de experiência que teve por objetivo descrever o processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), mediante utilização do Método CTM3. Resultados: A elaboração do vídeo foi dividida em duas etapas: 1ª Etapa - Pré-produção, que estruturou o produto educacional por meio do Método CTM3; e 2ª Etapa - Produção e Pós-produção, que gravou e editou o processo. Conclusão: verificou-se que esse relato de experiência pode ajudar na construção de um recurso educacional, em vídeo, com o Método CTM3, entretanto, há necessidade de estudos futuros para validá-lo e confirmar sua abrangência e compreensão do público interessado.Introduction: Education, due to the process of structuring and construction of knowledge by the student, has been evolving; a fact that led the apprentice to become, over the years, the protagonist of his own learning. This article aims to report the experience of the process of building an educational resource, on video, about the concepts and formulas of the IVC, using the CTM3 Method. Methodology: This article is an experience report that through to describe the process of building an educational resource, on video, about the concepts and formulas of the Content Validation Index (CVI), using the CTM3 Method. Results: The creation of the video was divided into two stages: 1st Stage - Pre-production, which structured the educational product using the CTM3 Method; and 2nd Stage - Production and Post-production, which recorded and edited the process. Conclusion: It was found that this experience report can help in the construction of an educational resource, on video, with the CTM3 Method, however, there is a need for future studies to validate it and confirm its scope and understanding by the interested public.Introducción: La educación, debido al proceso de estructuración y construcción del conocimiento por parte del estudiante, ha ido evolucionando; hecho que llevó al aprendiz a convertirse, con el paso de los años, en protagonista de su propio aprendizaje. Este artículo tiene como objetivo relatar la experiencia de construcción de un recurso educativo, en video, sobre los conceptos y fórmulas del CVI, utilizando el Método CTM3. Metodología: Este artículo es un relato de experiencia que tiene como objetivo describir el proceso de construcción de un recurso educativo, en video, sobre los conceptos y fórmulas del Índice de Validación de Contenidos (IVC), utilizando el Método CTM3. Resultados: La creación del video se dividió en dos etapas: 1ª Etapa - Preproducción, que estructuró el producto educativo mediante el Método CTM3; y 2da Etapa - Producción y Postproducción, que grabó y editó el proceso. Conclusión: se constató que este relato de experiencia puede ayudar en la construcción de un recurso educativo, en video, con el Método CTM3, sin embargo, se necesitan futuros estudios para validarlo y confirmar su alcance y comprensión por parte del público interesado.Research, Society and Development2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4315310.33448/rsd-v12i9.43153Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e5312943153Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e5312943153Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e53129431532525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153/34796Copyright (c) 2023 Luciano Timbó Barbosa; Almira Alves dos Santos; Geraldo Magella Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Luciano Timbó Santos, Almira Alves dos Teixeira, Geraldo Magella 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43153Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência Structuring of an educational health product on the concepts and formulas of the Content Validation Index (CVI): Experience report Estructuración de un producto educativo en salud sobre los conceptos y fórmulas del Índice de Validación de Contenido (IVC): Relato de experiencia |
title |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência |
spellingShingle |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência Barbosa, Luciano Timbó Educação em saúde Tecnologia educacional Materiais de ensino Estudo de validação Ensino. Educación para la salud Tecnologia Educacional Materiales de enseñanza Estudio de validación Enseñando. Health education Educational technology Teaching materials Validation study Teaching. |
title_short |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência |
title_full |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência |
title_fullStr |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência |
title_sort |
Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência |
author |
Barbosa, Luciano Timbó |
author_facet |
Barbosa, Luciano Timbó Santos, Almira Alves dos Teixeira, Geraldo Magella |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Almira Alves dos Teixeira, Geraldo Magella |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Luciano Timbó Santos, Almira Alves dos Teixeira, Geraldo Magella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Tecnologia educacional Materiais de ensino Estudo de validação Ensino. Educación para la salud Tecnologia Educacional Materiales de enseñanza Estudio de validación Enseñando. Health education Educational technology Teaching materials Validation study Teaching. |
topic |
Educação em saúde Tecnologia educacional Materiais de ensino Estudo de validação Ensino. Educación para la salud Tecnologia Educacional Materiales de enseñanza Estudio de validación Enseñando. Health education Educational technology Teaching materials Validation study Teaching. |
description |
Introdução: A educação, em virtude do processo de estruturação e construção do conhecimento por parte do aluno, vem evoluindo; fato que levou o aprendiz a se tornar, ao longo dos anos, protagonista do próprio aprendizado. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência do processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do IVC, mediante utilização do Método CTM3. Metodologia: Este artigo trata-se de relato de experiência que teve por objetivo descrever o processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), mediante utilização do Método CTM3. Resultados: A elaboração do vídeo foi dividida em duas etapas: 1ª Etapa - Pré-produção, que estruturou o produto educacional por meio do Método CTM3; e 2ª Etapa - Produção e Pós-produção, que gravou e editou o processo. Conclusão: verificou-se que esse relato de experiência pode ajudar na construção de um recurso educacional, em vídeo, com o Método CTM3, entretanto, há necessidade de estudos futuros para validá-lo e confirmar sua abrangência e compreensão do público interessado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153 10.33448/rsd-v12i9.43153 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i9.43153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153/34796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luciano Timbó Barbosa; Almira Alves dos Santos; Geraldo Magella Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luciano Timbó Barbosa; Almira Alves dos Santos; Geraldo Magella Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e5312943153 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e5312943153 Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e5312943153 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052630257631232 |