Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luciano Timbó
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Almira Alves dos, Teixeira, Geraldo Magella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153
Resumo: Introdução: A educação, em virtude do processo de estruturação e construção do conhecimento por parte do aluno, vem evoluindo; fato que levou o aprendiz a se tornar, ao longo dos anos, protagonista do próprio aprendizado. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência do processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do IVC, mediante utilização do Método CTM3. Metodologia: Este artigo trata-se de relato de experiência que teve por objetivo descrever o processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), mediante utilização do Método CTM3. Resultados: A elaboração do vídeo foi dividida em duas etapas: 1ª Etapa - Pré-produção, que estruturou o produto educacional por meio do Método CTM3; e 2ª Etapa - Produção e Pós-produção, que gravou e editou o processo. Conclusão: verificou-se que esse relato de experiência pode ajudar na construção de um recurso educacional, em vídeo, com o Método CTM3, entretanto, há necessidade de estudos futuros para validá-lo e confirmar sua abrangência e compreensão do público interessado.
id UNIFEI_17460a4d269d0eca384d10ec9df5f4f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43153
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiênciaStructuring of an educational health product on the concepts and formulas of the Content Validation Index (CVI): Experience reportEstructuración de un producto educativo en salud sobre los conceptos y fórmulas del Índice de Validación de Contenido (IVC): Relato de experienciaEducação em saúdeTecnologia educacionalMateriais de ensinoEstudo de validaçãoEnsino.Educación para la saludTecnologia EducacionalMateriales de enseñanzaEstudio de validaciónEnseñando.Health educationEducational technologyTeaching materialsValidation studyTeaching.Introdução: A educação, em virtude do processo de estruturação e construção do conhecimento por parte do aluno, vem evoluindo; fato que levou o aprendiz a se tornar, ao longo dos anos, protagonista do próprio aprendizado. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência do processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do IVC, mediante utilização do Método CTM3. Metodologia: Este artigo trata-se de relato de experiência que teve por objetivo descrever o processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), mediante utilização do Método CTM3. Resultados: A elaboração do vídeo foi dividida em duas etapas: 1ª Etapa - Pré-produção, que estruturou o produto educacional por meio do Método CTM3; e 2ª Etapa - Produção e Pós-produção, que gravou e editou o processo. Conclusão: verificou-se que esse relato de experiência pode ajudar na construção de um recurso educacional, em vídeo, com o Método CTM3, entretanto, há necessidade de estudos futuros para validá-lo e confirmar sua abrangência e compreensão do público interessado.Introduction: Education, due to the process of structuring and construction of knowledge by the student, has been evolving; a fact that led the apprentice to become, over the years, the protagonist of his own learning. This article aims to report the experience of the process of building an educational resource, on video, about the concepts and formulas of the IVC, using the CTM3 Method. Methodology: This article is an experience report that through to describe the process of building an educational resource, on video, about the concepts and formulas of the Content Validation Index (CVI), using the CTM3 Method. Results: The creation of the video was divided into two stages: 1st Stage - Pre-production, which structured the educational product using the CTM3 Method; and 2nd Stage - Production and Post-production, which recorded and edited the process. Conclusion: It was found that this experience report can help in the construction of an educational resource, on video, with the CTM3 Method, however, there is a need for future studies to validate it and confirm its scope and understanding by the interested public.Introducción: La educación, debido al proceso de estructuración y construcción del conocimiento por parte del estudiante, ha ido evolucionando; hecho que llevó al aprendiz a convertirse, con el paso de los años, en protagonista de su propio aprendizaje. Este artículo tiene como objetivo relatar la experiencia de construcción de un recurso educativo, en video, sobre los conceptos y fórmulas del CVI, utilizando el Método CTM3. Metodología: Este artículo es un relato de experiencia que tiene como objetivo describir el proceso de construcción de un recurso educativo, en video, sobre los conceptos y fórmulas del Índice de Validación de Contenidos (IVC), utilizando el Método CTM3. Resultados: La creación del video se dividió en dos etapas: 1ª Etapa - Preproducción, que estructuró el producto educativo mediante el Método CTM3; y 2da Etapa - Producción y Postproducción, que grabó y editó el proceso. Conclusión: se constató que este relato de experiencia puede ayudar en la construcción de un recurso educativo, en video, con el Método CTM3, sin embargo, se necesitan futuros estudios para validarlo y confirmar su alcance y comprensión por parte del público interesado.Research, Society and Development2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4315310.33448/rsd-v12i9.43153Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e5312943153Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e5312943153Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e53129431532525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153/34796Copyright (c) 2023 Luciano Timbó Barbosa; Almira Alves dos Santos; Geraldo Magella Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Luciano Timbó Santos, Almira Alves dos Teixeira, Geraldo Magella 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43153Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
Structuring of an educational health product on the concepts and formulas of the Content Validation Index (CVI): Experience report
Estructuración de un producto educativo en salud sobre los conceptos y fórmulas del Índice de Validación de Contenido (IVC): Relato de experiencia
title Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
spellingShingle Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
Barbosa, Luciano Timbó
Educação em saúde
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Estudo de validação
Ensino.
Educación para la salud
Tecnologia Educacional
Materiales de enseñanza
Estudio de validación
Enseñando.
Health education
Educational technology
Teaching materials
Validation study
Teaching.
title_short Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
title_full Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
title_fullStr Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
title_full_unstemmed Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
title_sort Estruturação de um produto educacional em saúde sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC): Relato de experiência
author Barbosa, Luciano Timbó
author_facet Barbosa, Luciano Timbó
Santos, Almira Alves dos
Teixeira, Geraldo Magella
author_role author
author2 Santos, Almira Alves dos
Teixeira, Geraldo Magella
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Luciano Timbó
Santos, Almira Alves dos
Teixeira, Geraldo Magella
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Estudo de validação
Ensino.
Educación para la salud
Tecnologia Educacional
Materiales de enseñanza
Estudio de validación
Enseñando.
Health education
Educational technology
Teaching materials
Validation study
Teaching.
topic Educação em saúde
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Estudo de validação
Ensino.
Educación para la salud
Tecnologia Educacional
Materiales de enseñanza
Estudio de validación
Enseñando.
Health education
Educational technology
Teaching materials
Validation study
Teaching.
description Introdução: A educação, em virtude do processo de estruturação e construção do conhecimento por parte do aluno, vem evoluindo; fato que levou o aprendiz a se tornar, ao longo dos anos, protagonista do próprio aprendizado. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência do processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do IVC, mediante utilização do Método CTM3. Metodologia: Este artigo trata-se de relato de experiência que teve por objetivo descrever o processo de construção de um recurso educacional, em vídeo, sobre os conceitos e as fórmulas do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), mediante utilização do Método CTM3. Resultados: A elaboração do vídeo foi dividida em duas etapas: 1ª Etapa - Pré-produção, que estruturou o produto educacional por meio do Método CTM3; e 2ª Etapa - Produção e Pós-produção, que gravou e editou o processo. Conclusão: verificou-se que esse relato de experiência pode ajudar na construção de um recurso educacional, em vídeo, com o Método CTM3, entretanto, há necessidade de estudos futuros para validá-lo e confirmar sua abrangência e compreensão do público interessado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153
10.33448/rsd-v12i9.43153
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i9.43153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43153/34796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luciano Timbó Barbosa; Almira Alves dos Santos; Geraldo Magella Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luciano Timbó Barbosa; Almira Alves dos Santos; Geraldo Magella Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e5312943153
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e5312943153
Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e5312943153
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052630257631232