Os benefícios da utilização de jogos digitais para o ensino de programação para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcêz, Amanda Viana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Jean Mark Lobo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38122
Resumo: Um conjunto de vantagens da inclusão de jogos digitais no ensino-aprendizagem, mostra as possibilidades de ser uma ferramenta rica na construção do conhecimento, tornando o brincar uma atividade de aprendizagem e ensino, estabelecendo os objetivos necessários para alcançar a aprendizagem. A discussão sobre o ensino de jogos digitais na educação não é apenas útil. mesmo um jogo bem desenhado pode apresentar algumas desvantagens, por exemplo: se não for bem executado, perde o propósito; nem todos os conceitos podem ser explicados por meio de jogos; se o professor intervém com frequência, ele perde sua ludicidade; e quando o aluno é obrigado a jogar por insistência do professor, ele fica chateado. Nesse sentido, fica clara a necessidade de analisar a produção científica nacional sobre o ensino e a aprendizagem da programação de jogos digitais. Nesse contexto o presente artigo possui como objetivo geral analisar os benefícios da utilização de jogos digitais no ensino de programação para crianças.  A metodologia utilizada foi de revisão de literatura narrativa. Pode-se concluir que O pensamento computacional e a prática de programação tornam-se aliados importantes no desenvolvimento da resolução de problemas. Aprender a programar afeta as habilidades relacionadas ao pensamento lógico e matemático, que são úteis em muitos outros processos de aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento computacional. Ao ensinar programação, os alunos desenvolvem suas mentes cognitivas porque estimulam o pensamento desenvolvendo a lógica dos jogos.
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spelling Os benefícios da utilização de jogos digitais para o ensino de programação para criançasThe benefits of using digital games to teach programming to children Los beneficios de usar juegos digitales para enseñar programación a los niñosProgramación didácticaEducación infantilJuegos digitales.Teaching programmingEarly childhood educationDigital games.Ensino de programaçãoEducação infantilJogos digitais.Um conjunto de vantagens da inclusão de jogos digitais no ensino-aprendizagem, mostra as possibilidades de ser uma ferramenta rica na construção do conhecimento, tornando o brincar uma atividade de aprendizagem e ensino, estabelecendo os objetivos necessários para alcançar a aprendizagem. A discussão sobre o ensino de jogos digitais na educação não é apenas útil. mesmo um jogo bem desenhado pode apresentar algumas desvantagens, por exemplo: se não for bem executado, perde o propósito; nem todos os conceitos podem ser explicados por meio de jogos; se o professor intervém com frequência, ele perde sua ludicidade; e quando o aluno é obrigado a jogar por insistência do professor, ele fica chateado. Nesse sentido, fica clara a necessidade de analisar a produção científica nacional sobre o ensino e a aprendizagem da programação de jogos digitais. Nesse contexto o presente artigo possui como objetivo geral analisar os benefícios da utilização de jogos digitais no ensino de programação para crianças.  A metodologia utilizada foi de revisão de literatura narrativa. Pode-se concluir que O pensamento computacional e a prática de programação tornam-se aliados importantes no desenvolvimento da resolução de problemas. Aprender a programar afeta as habilidades relacionadas ao pensamento lógico e matemático, que são úteis em muitos outros processos de aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento computacional. Ao ensinar programação, os alunos desenvolvem suas mentes cognitivas porque estimulam o pensamento desenvolvendo a lógica dos jogos.A set of advantages of the inclusion of digital games in teaching-learning, shows the possibilities of being a rich tool in the construction of knowledge, making playing a learning and teaching activity, establishing the necessary objectives to achieve learning. The discussion about teaching digital games in education is not only useful. even a well designed game can have some disadvantages, for example: if it is not well executed, it loses its purpose; not all concepts can be explained through games; if the teacher intervenes frequently, he loses his playfulness; and when the student is forced to play at the insistence of the teacher, he becomes upset. In this sense, it is clear the need to analyze the national scientific production on the teaching and learning of digital game programming. In this context, this article has the general objective of analyzing the benefits of using digital games in teaching programming to children. The methodology used was a narrative literature review. It can be concluded that Computational thinking and programming practice become important allies in the development of problem solving. Learning to program affects skills related to logical and mathematical thinking, which are useful in many other learning processes and in the development of computational thinking. When teaching programming, students develop their cognitive minds because they stimulate thinking by developing game logic.Un conjunto de ventajas de la inclusión de los juegos digitales en la enseñanza-aprendizaje, muestra las posibilidades de ser una herramienta rica en la construcción del conocimiento, haciendo del jugar una actividad de aprendizaje y enseñanza, estableciendo los objetivos necesarios para lograr el aprendizaje. La discusión sobre la enseñanza de juegos digitales en la educación no solo es útil. incluso un juego bien diseñado puede tener algunas desventajas, por ejemplo: si no está bien ejecutado, pierde su propósito; no todos los conceptos se pueden explicar a través de juegos; si el maestro interviene con frecuencia, pierde su alegría; y cuando el alumno se ve obligado a jugar ante la insistencia del maestro, se altera. En este sentido, es clara la necesidad de analizar la producción científica nacional sobre la enseñanza y aprendizaje de la programación de juegos digitales. En este contexto, este artículo tiene como objetivo general analizar los beneficios del uso de juegos digitales en la enseñanza de programación a niños. La metodología utilizada fue una revisión narrativa de la literatura. Se puede concluir que el pensamiento computacional y la práctica de la programación se convierten en importantes aliados en el desarrollo de la resolución de problemas. Aprender a programar afecta habilidades relacionadas con el pensamiento lógico y matemático, que son útiles en muchos otros procesos de aprendizaje y en el desarrollo del pensamiento computacional. Al enseñar programación, los estudiantes desarrollan sus mentes cognitivas porque estimulan el pensamiento al desarrollar la lógica del juego.Research, Society and Development2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3812210.33448/rsd-v11i17.38122Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e239111738122Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e239111738122Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e2391117381222525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38122/32262Copyright (c) 2022 Amanda Viana Garcêz; Jean Mark Lobo de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcêz, Amanda Viana Oliveira, Jean Mark Lobo de 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38122Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:59.973841Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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