Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Guilherme Araujo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Feitosa, Francisco Eteval da Silva, Groschke , Adriana de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do ensino no contexto do itinerário formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora, a partir do mapeamento do sistema de recursos do professor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com o delineamento de um estudo de caso e ancorou-se na Abordagem Documental do Didático. O participante do estudo é um professor do ensino médio de uma escola da rede pública, localizada na zona leste de Manaus e os dados foram coletados a partir de diário de bordo, questionários, entrevistas e filmagem. Neste estudo, ficou evidente o caráter dinâmico do Sistema de Recursos do professor, no processo de criação e adaptação dos recursos e pode-se perceber que considerar o estudante protagonista do processo e uso de tarefas contextualizadas, como crenças em ação presentes no esquema do professor para o ensino de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora.
id UNIFEI_1ab0650cb36da30d431a7c021dba5cd0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36165
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do DidáticoA teacher's resources for teaching the Formative Itinerary of Financial, Tax, and Entrepreneurial Education: an analysis in light of the Documentary Approach to Didactics theoryRecursos del profesor para la enseñanza del Itinerario Formativo de Educación Financiera, Fiscal y Empresarial: un análisis a la luz de la teoría del Enfoque Documental de la Didáctica Educação FinanceiraAbordagem Documental do DidáticoSistema de recursos.Educación Financiera, Fiscal y EmpresarialEnfoque Documental de la DidácticaSistema de recursos.Education FinancialDocumentary Approach to DidacticsResource system.Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do ensino no contexto do itinerário formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora, a partir do mapeamento do sistema de recursos do professor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com o delineamento de um estudo de caso e ancorou-se na Abordagem Documental do Didático. O participante do estudo é um professor do ensino médio de uma escola da rede pública, localizada na zona leste de Manaus e os dados foram coletados a partir de diário de bordo, questionários, entrevistas e filmagem. Neste estudo, ficou evidente o caráter dinâmico do Sistema de Recursos do professor, no processo de criação e adaptação dos recursos e pode-se perceber que considerar o estudante protagonista do processo e uso de tarefas contextualizadas, como crenças em ação presentes no esquema do professor para o ensino de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora.This study aims to analyze the development of teaching in the context of the formative itinerary of Financial, Tax and Entrepreneurial Education, from the mapping of the teacher's resource system. The research has a qualitative approach with the design of a case study and was anchored in the Documentary Approach to Didactics. The participant of the study is a high school teacher of a public school, located in the east zone of Manaus and the data were collected from logbook, questionnaires, interviews and filming. In this study, it was evident the dynamic character of the Teacher Resource System, in the process of creating and adapting resources and it can be seen that considering the student as the protagonist of the process and use of contextualized tasks as beliefs in action present in the teacher's scheme for teaching Financial, Tax and Entrepreneurship Education.Este estudio pretende analizar el desarrollo de la enseñanza en el contexto del itinerario formativo de Educación Financiera, Fiscal y Empresarial, a partir del mapeo del sistema de recursos del profesorado. La investigación tiene un enfoque cualitativo con el diseño de un estudio de caso y anclado en el Enfoque Documental de la Didáctica. El participante del estudio es un profesor de secundaria de una escuela pública, situada en la zona este de Manaos y los datos se recogieron a partir de cuaderno de bitácora, cuestionarios, entrevistas y filmaciones. En este estudio, se evidenció el carácter dinámico del Sistema de Recursos del Profesor, en el proceso de creación y adaptación de recursos y se puede notar que consideran al estudiante protagonista del proceso y uso de tareas contextualizadas, como creencias en acción presentes en el esquema del profesor para la enseñanza de la Educación Financiera, Fiscal y Empresarial.Research, Society and Development2022-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3616510.33448/rsd-v11i14.36165Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e172111436165Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e172111436165Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e1721114361652525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165/30219Copyright (c) 2022 Guilherme Araujo Soares; Francisco Eteval da Silva Feitosa; Adriana de Souza Groschke https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Guilherme AraujoFeitosa, Francisco Eteval da SilvaGroschke , Adriana de Souza2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36165Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:48.665279Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
A teacher's resources for teaching the Formative Itinerary of Financial, Tax, and Entrepreneurial Education: an analysis in light of the Documentary Approach to Didactics theory
Recursos del profesor para la enseñanza del Itinerario Formativo de Educación Financiera, Fiscal y Empresarial: un análisis a la luz de la teoría del Enfoque Documental de la Didáctica
title Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
spellingShingle Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
Soares, Guilherme Araujo
Educação Financeira
Abordagem Documental do Didático
Sistema de recursos.
Educación Financiera, Fiscal y Empresarial
Enfoque Documental de la Didáctica
Sistema de recursos.
Education Financial
Documentary Approach to Didactics
Resource system.
title_short Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
title_full Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
title_fullStr Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
title_full_unstemmed Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
title_sort Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
author Soares, Guilherme Araujo
author_facet Soares, Guilherme Araujo
Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Groschke , Adriana de Souza
author_role author
author2 Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Groschke , Adriana de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Guilherme Araujo
Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Groschke , Adriana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Abordagem Documental do Didático
Sistema de recursos.
Educación Financiera, Fiscal y Empresarial
Enfoque Documental de la Didáctica
Sistema de recursos.
Education Financial
Documentary Approach to Didactics
Resource system.
topic Educação Financeira
Abordagem Documental do Didático
Sistema de recursos.
Educación Financiera, Fiscal y Empresarial
Enfoque Documental de la Didáctica
Sistema de recursos.
Education Financial
Documentary Approach to Didactics
Resource system.
description Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do ensino no contexto do itinerário formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora, a partir do mapeamento do sistema de recursos do professor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com o delineamento de um estudo de caso e ancorou-se na Abordagem Documental do Didático. O participante do estudo é um professor do ensino médio de uma escola da rede pública, localizada na zona leste de Manaus e os dados foram coletados a partir de diário de bordo, questionários, entrevistas e filmagem. Neste estudo, ficou evidente o caráter dinâmico do Sistema de Recursos do professor, no processo de criação e adaptação dos recursos e pode-se perceber que considerar o estudante protagonista do processo e uso de tarefas contextualizadas, como crenças em ação presentes no esquema do professor para o ensino de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165
10.33448/rsd-v11i14.36165
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.36165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165/30219
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e172111436165
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e172111436165
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e172111436165
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052814391771136