Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do ensino no contexto do itinerário formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora, a partir do mapeamento do sistema de recursos do professor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com o delineamento de um estudo de caso e ancorou-se na Abordagem Documental do Didático. O participante do estudo é um professor do ensino médio de uma escola da rede pública, localizada na zona leste de Manaus e os dados foram coletados a partir de diário de bordo, questionários, entrevistas e filmagem. Neste estudo, ficou evidente o caráter dinâmico do Sistema de Recursos do professor, no processo de criação e adaptação dos recursos e pode-se perceber que considerar o estudante protagonista do processo e uso de tarefas contextualizadas, como crenças em ação presentes no esquema do professor para o ensino de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora. |
id |
UNIFEI_1ab0650cb36da30d431a7c021dba5cd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36165 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do DidáticoA teacher's resources for teaching the Formative Itinerary of Financial, Tax, and Entrepreneurial Education: an analysis in light of the Documentary Approach to Didactics theoryRecursos del profesor para la enseñanza del Itinerario Formativo de Educación Financiera, Fiscal y Empresarial: un análisis a la luz de la teoría del Enfoque Documental de la Didáctica Educação FinanceiraAbordagem Documental do DidáticoSistema de recursos.Educación Financiera, Fiscal y EmpresarialEnfoque Documental de la DidácticaSistema de recursos.Education FinancialDocumentary Approach to DidacticsResource system.Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do ensino no contexto do itinerário formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora, a partir do mapeamento do sistema de recursos do professor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com o delineamento de um estudo de caso e ancorou-se na Abordagem Documental do Didático. O participante do estudo é um professor do ensino médio de uma escola da rede pública, localizada na zona leste de Manaus e os dados foram coletados a partir de diário de bordo, questionários, entrevistas e filmagem. Neste estudo, ficou evidente o caráter dinâmico do Sistema de Recursos do professor, no processo de criação e adaptação dos recursos e pode-se perceber que considerar o estudante protagonista do processo e uso de tarefas contextualizadas, como crenças em ação presentes no esquema do professor para o ensino de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora.This study aims to analyze the development of teaching in the context of the formative itinerary of Financial, Tax and Entrepreneurial Education, from the mapping of the teacher's resource system. The research has a qualitative approach with the design of a case study and was anchored in the Documentary Approach to Didactics. The participant of the study is a high school teacher of a public school, located in the east zone of Manaus and the data were collected from logbook, questionnaires, interviews and filming. In this study, it was evident the dynamic character of the Teacher Resource System, in the process of creating and adapting resources and it can be seen that considering the student as the protagonist of the process and use of contextualized tasks as beliefs in action present in the teacher's scheme for teaching Financial, Tax and Entrepreneurship Education.Este estudio pretende analizar el desarrollo de la enseñanza en el contexto del itinerario formativo de Educación Financiera, Fiscal y Empresarial, a partir del mapeo del sistema de recursos del profesorado. La investigación tiene un enfoque cualitativo con el diseño de un estudio de caso y anclado en el Enfoque Documental de la Didáctica. El participante del estudio es un profesor de secundaria de una escuela pública, situada en la zona este de Manaos y los datos se recogieron a partir de cuaderno de bitácora, cuestionarios, entrevistas y filmaciones. En este estudio, se evidenció el carácter dinámico del Sistema de Recursos del Profesor, en el proceso de creación y adaptación de recursos y se puede notar que consideran al estudiante protagonista del proceso y uso de tareas contextualizadas, como creencias en acción presentes en el esquema del profesor para la enseñanza de la Educación Financiera, Fiscal y Empresarial.Research, Society and Development2022-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3616510.33448/rsd-v11i14.36165Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e172111436165Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e172111436165Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e1721114361652525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165/30219Copyright (c) 2022 Guilherme Araujo Soares; Francisco Eteval da Silva Feitosa; Adriana de Souza Groschke https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Guilherme AraujoFeitosa, Francisco Eteval da SilvaGroschke , Adriana de Souza2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36165Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:48.665279Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático A teacher's resources for teaching the Formative Itinerary of Financial, Tax, and Entrepreneurial Education: an analysis in light of the Documentary Approach to Didactics theory Recursos del profesor para la enseñanza del Itinerario Formativo de Educación Financiera, Fiscal y Empresarial: un análisis a la luz de la teoría del Enfoque Documental de la Didáctica |
title |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático |
spellingShingle |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático Soares, Guilherme Araujo Educação Financeira Abordagem Documental do Didático Sistema de recursos. Educación Financiera, Fiscal y Empresarial Enfoque Documental de la Didáctica Sistema de recursos. Education Financial Documentary Approach to Didactics Resource system. |
title_short |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático |
title_full |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático |
title_fullStr |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático |
title_full_unstemmed |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático |
title_sort |
Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático |
author |
Soares, Guilherme Araujo |
author_facet |
Soares, Guilherme Araujo Feitosa, Francisco Eteval da Silva Groschke , Adriana de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Francisco Eteval da Silva Groschke , Adriana de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Guilherme Araujo Feitosa, Francisco Eteval da Silva Groschke , Adriana de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira Abordagem Documental do Didático Sistema de recursos. Educación Financiera, Fiscal y Empresarial Enfoque Documental de la Didáctica Sistema de recursos. Education Financial Documentary Approach to Didactics Resource system. |
topic |
Educação Financeira Abordagem Documental do Didático Sistema de recursos. Educación Financiera, Fiscal y Empresarial Enfoque Documental de la Didáctica Sistema de recursos. Education Financial Documentary Approach to Didactics Resource system. |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do ensino no contexto do itinerário formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora, a partir do mapeamento do sistema de recursos do professor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com o delineamento de um estudo de caso e ancorou-se na Abordagem Documental do Didático. O participante do estudo é um professor do ensino médio de uma escola da rede pública, localizada na zona leste de Manaus e os dados foram coletados a partir de diário de bordo, questionários, entrevistas e filmagem. Neste estudo, ficou evidente o caráter dinâmico do Sistema de Recursos do professor, no processo de criação e adaptação dos recursos e pode-se perceber que considerar o estudante protagonista do processo e uso de tarefas contextualizadas, como crenças em ação presentes no esquema do professor para o ensino de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165 10.33448/rsd-v11i14.36165 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36165/30219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e172111436165 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e172111436165 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e172111436165 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052814391771136 |