Importância da educação em direitos humanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054 |
Resumo: | As crianças e jovens devem ter acesso à educação em direitos humanos (EDH) e que as escolas são um dos principais meios pelos quais a EDH deve ser disponibilizada. No entanto, atualmente há conhecimento limitado sobre a presença e a forma de EDH em contextos escolares, e não há meios estabelecidos através dos quais a oferta de EDH nas escolas seja avaliada. Este artigo propõe uma estrutura teórica para apoiar a classificação das responsabilidades do ensino em relação à EDH e argumenta que é necessária uma mudança sistêmica nos sistemas educacionais para que a oferta de EDH seja realizada de maneira mais ampla e consistente. A viabilidade da estrutura desenvolvida foi então testada aplicando-a aos resultados dessas análises. A contribuição teórica feita pelo documento aprofunda o conhecimento e a compreensão sobre a natureza das responsabilidades atribuídas aos professores para educar os alunos sobre os direitos humanos e fornece uma base para estimular o debate sobre o que constitui práticas efetivas de EDH escolar. |
id |
UNIFEI_1f52e65da7bfc43a780dfc00b598252f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41054 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância da educação em direitos humanosImportance of education in human rightsLa importancia de la educación en derechos humanosDerechos humanosEnseñanza en DRHEducación en derechos humanos.Direitos humanosEnsino em EDHEducação em direitos humanos.Human rightsTeaching in EDHHuman rights education.As crianças e jovens devem ter acesso à educação em direitos humanos (EDH) e que as escolas são um dos principais meios pelos quais a EDH deve ser disponibilizada. No entanto, atualmente há conhecimento limitado sobre a presença e a forma de EDH em contextos escolares, e não há meios estabelecidos através dos quais a oferta de EDH nas escolas seja avaliada. Este artigo propõe uma estrutura teórica para apoiar a classificação das responsabilidades do ensino em relação à EDH e argumenta que é necessária uma mudança sistêmica nos sistemas educacionais para que a oferta de EDH seja realizada de maneira mais ampla e consistente. A viabilidade da estrutura desenvolvida foi então testada aplicando-a aos resultados dessas análises. A contribuição teórica feita pelo documento aprofunda o conhecimento e a compreensão sobre a natureza das responsabilidades atribuídas aos professores para educar os alunos sobre os direitos humanos e fornece uma base para estimular o debate sobre o que constitui práticas efetivas de EDH escolar.Children and young people should have access to human rights education (HRE) and that schools are one of the main means by which HRE should be made available. However, there is currently limited knowledge about the presence and form of EDH in school contexts, and there are no means by which the provision of EDH in schools is to be evaluated. This article proposes a theoretical framework to support the classification of teaching responsibilities in relation to EDH and argues that a systemic change in education systems is needed so that the provision of EDH is carried out more widely and consistently. The viability of the developed framework was then tested by applying it to the results of these analyses. The theoretical contribution made by the document deepens knowledge and understanding about the nature of the responsibilities assigned to teachers to educate students about human rights and provides a basis for stimulating debate on what constitutes effective practices of school HRE.Los niños y los jóvenes deberían tener acceso a la educación en derechos humanos (EDH) y las escuelas son uno de los principales medios para facilitarla. Sin embargo, en la actualidad existe un conocimiento limitado sobre la presencia y la forma de la EDH en el entorno escolar, y no hay medios establecidos para evaluar la provisión de EDH en las escuelas. En este documento se propone un marco teórico para apoyar la clasificación de las responsabilidades docentes en relación con la EDH y se argumenta que es necesario un cambio sistémico en los sistemas educativos para que la prestación de EDH sea más amplia y coherente. La viabilidad del marco desarrollado se puso a prueba aplicándolo a los resultados de estos análisis. La contribución teórica realizada por el documento profundiza el conocimiento y la comprensión sobre la naturaleza de las responsabilidades asignadas a los profesores para educar a los alumnos en materia de derechos humanos y proporciona una base para estimular el debate sobre lo que constituyen prácticas eficaces de EDH en la escuela.Research, Society and Development2023-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4105410.33448/rsd-v12i4.41054Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e12312441054Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e12312441054Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e123124410542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054/33445Copyright (c) 2023 Douglas Vargas dos Santos; Wendel Oroski Claudino; Roberto Leonardo Gonçalves; Rodrigo Puerari; Paula dos Santos Polahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Douglas Vargas dos Claudino, Wendel Oroski Gonçalves, Roberto Leonardo Puerari, Rodrigo Pola, Paula dos Santos 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41054Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância da educação em direitos humanos Importance of education in human rights La importancia de la educación en derechos humanos |
title |
Importância da educação em direitos humanos |
spellingShingle |
Importância da educação em direitos humanos Santos, Douglas Vargas dos Derechos humanos Enseñanza en DRH Educación en derechos humanos. Direitos humanos Ensino em EDH Educação em direitos humanos. Human rights Teaching in EDH Human rights education. |
title_short |
Importância da educação em direitos humanos |
title_full |
Importância da educação em direitos humanos |
title_fullStr |
Importância da educação em direitos humanos |
title_full_unstemmed |
Importância da educação em direitos humanos |
title_sort |
Importância da educação em direitos humanos |
author |
Santos, Douglas Vargas dos |
author_facet |
Santos, Douglas Vargas dos Claudino, Wendel Oroski Gonçalves, Roberto Leonardo Puerari, Rodrigo Pola, Paula dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Claudino, Wendel Oroski Gonçalves, Roberto Leonardo Puerari, Rodrigo Pola, Paula dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Douglas Vargas dos Claudino, Wendel Oroski Gonçalves, Roberto Leonardo Puerari, Rodrigo Pola, Paula dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Derechos humanos Enseñanza en DRH Educación en derechos humanos. Direitos humanos Ensino em EDH Educação em direitos humanos. Human rights Teaching in EDH Human rights education. |
topic |
Derechos humanos Enseñanza en DRH Educación en derechos humanos. Direitos humanos Ensino em EDH Educação em direitos humanos. Human rights Teaching in EDH Human rights education. |
description |
As crianças e jovens devem ter acesso à educação em direitos humanos (EDH) e que as escolas são um dos principais meios pelos quais a EDH deve ser disponibilizada. No entanto, atualmente há conhecimento limitado sobre a presença e a forma de EDH em contextos escolares, e não há meios estabelecidos através dos quais a oferta de EDH nas escolas seja avaliada. Este artigo propõe uma estrutura teórica para apoiar a classificação das responsabilidades do ensino em relação à EDH e argumenta que é necessária uma mudança sistêmica nos sistemas educacionais para que a oferta de EDH seja realizada de maneira mais ampla e consistente. A viabilidade da estrutura desenvolvida foi então testada aplicando-a aos resultados dessas análises. A contribuição teórica feita pelo documento aprofunda o conhecimento e a compreensão sobre a natureza das responsabilidades atribuídas aos professores para educar os alunos sobre os direitos humanos e fornece uma base para estimular o debate sobre o que constitui práticas efetivas de EDH escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054 10.33448/rsd-v12i4.41054 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.41054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054/33445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e12312441054 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e12312441054 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e12312441054 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052622016872448 |