Importância da educação em direitos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Douglas Vargas dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Claudino, Wendel Oroski, Gonçalves, Roberto Leonardo, Puerari, Rodrigo, Pola, Paula dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054
Resumo: As crianças e jovens devem ter acesso à educação em direitos humanos (EDH) e que as escolas são um dos principais meios pelos quais a EDH deve ser disponibilizada. No entanto, atualmente há conhecimento limitado sobre a presença e a forma de EDH em contextos escolares, e não há meios estabelecidos através dos quais a oferta de EDH nas escolas seja avaliada. Este artigo propõe uma estrutura teórica para apoiar a classificação das responsabilidades do ensino em relação à EDH e argumenta que é necessária uma mudança sistêmica nos sistemas educacionais para que a oferta de EDH seja realizada de maneira mais ampla e consistente.  A viabilidade da estrutura desenvolvida foi então testada aplicando-a aos resultados dessas análises. A contribuição teórica feita pelo documento aprofunda o conhecimento e a compreensão sobre a natureza das responsabilidades atribuídas aos professores para educar os alunos sobre os direitos humanos e fornece uma base para estimular o debate sobre o que constitui práticas efetivas de EDH escolar.
id UNIFEI_1f52e65da7bfc43a780dfc00b598252f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41054
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Importância da educação em direitos humanosImportance of education in human rightsLa importancia de la educación en derechos humanosDerechos humanosEnseñanza en DRHEducación en derechos humanos.Direitos humanosEnsino em EDHEducação em direitos humanos.Human rightsTeaching in EDHHuman rights education.As crianças e jovens devem ter acesso à educação em direitos humanos (EDH) e que as escolas são um dos principais meios pelos quais a EDH deve ser disponibilizada. No entanto, atualmente há conhecimento limitado sobre a presença e a forma de EDH em contextos escolares, e não há meios estabelecidos através dos quais a oferta de EDH nas escolas seja avaliada. Este artigo propõe uma estrutura teórica para apoiar a classificação das responsabilidades do ensino em relação à EDH e argumenta que é necessária uma mudança sistêmica nos sistemas educacionais para que a oferta de EDH seja realizada de maneira mais ampla e consistente.  A viabilidade da estrutura desenvolvida foi então testada aplicando-a aos resultados dessas análises. A contribuição teórica feita pelo documento aprofunda o conhecimento e a compreensão sobre a natureza das responsabilidades atribuídas aos professores para educar os alunos sobre os direitos humanos e fornece uma base para estimular o debate sobre o que constitui práticas efetivas de EDH escolar.Children and young people should have access to human rights education (HRE) and that schools are one of the main means by which HRE should be made available. However, there is currently limited knowledge about the presence and form of EDH in school contexts, and there are no means by which the provision of EDH in schools is to be evaluated. This article proposes a theoretical framework to support the classification of teaching responsibilities in relation to EDH and argues that a systemic change in education systems is needed so that the provision of EDH is carried out more widely and consistently. The viability of the developed framework was then tested by applying it to the results of these analyses. The theoretical contribution made by the document deepens knowledge and understanding about the nature of the responsibilities assigned to teachers to educate students about human rights and provides a basis for stimulating debate on what constitutes effective practices of school HRE.Los niños y los jóvenes deberían tener acceso a la educación en derechos humanos (EDH) y las escuelas son uno de los principales medios para facilitarla. Sin embargo, en la actualidad existe un conocimiento limitado sobre la presencia y la forma de la EDH en el entorno escolar, y no hay medios establecidos para evaluar la provisión de EDH en las escuelas. En este documento se propone un marco teórico para apoyar la clasificación de las responsabilidades docentes en relación con la EDH y se argumenta que es necesario un cambio sistémico en los sistemas educativos para que la prestación de EDH sea más amplia y coherente.  La viabilidad del marco desarrollado se puso a prueba aplicándolo a los resultados de estos análisis. La contribución teórica realizada por el documento profundiza el conocimiento y la comprensión sobre la naturaleza de las responsabilidades asignadas a los profesores para educar a los alumnos en materia de derechos humanos y proporciona una base para estimular el debate sobre lo que constituyen prácticas eficaces de EDH en la escuela.Research, Society and Development2023-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4105410.33448/rsd-v12i4.41054Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e12312441054Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e12312441054Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e123124410542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054/33445Copyright (c) 2023 Douglas Vargas dos Santos; Wendel Oroski Claudino; Roberto Leonardo Gonçalves; Rodrigo Puerari; Paula dos Santos Polahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Douglas Vargas dos Claudino, Wendel Oroski Gonçalves, Roberto Leonardo Puerari, Rodrigo Pola, Paula dos Santos 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41054Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância da educação em direitos humanos
Importance of education in human rights
La importancia de la educación en derechos humanos
title Importância da educação em direitos humanos
spellingShingle Importância da educação em direitos humanos
Santos, Douglas Vargas dos
Derechos humanos
Enseñanza en DRH
Educación en derechos humanos.
Direitos humanos
Ensino em EDH
Educação em direitos humanos.
Human rights
Teaching in EDH
Human rights education.
title_short Importância da educação em direitos humanos
title_full Importância da educação em direitos humanos
title_fullStr Importância da educação em direitos humanos
title_full_unstemmed Importância da educação em direitos humanos
title_sort Importância da educação em direitos humanos
author Santos, Douglas Vargas dos
author_facet Santos, Douglas Vargas dos
Claudino, Wendel Oroski
Gonçalves, Roberto Leonardo
Puerari, Rodrigo
Pola, Paula dos Santos
author_role author
author2 Claudino, Wendel Oroski
Gonçalves, Roberto Leonardo
Puerari, Rodrigo
Pola, Paula dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Douglas Vargas dos
Claudino, Wendel Oroski
Gonçalves, Roberto Leonardo
Puerari, Rodrigo
Pola, Paula dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Derechos humanos
Enseñanza en DRH
Educación en derechos humanos.
Direitos humanos
Ensino em EDH
Educação em direitos humanos.
Human rights
Teaching in EDH
Human rights education.
topic Derechos humanos
Enseñanza en DRH
Educación en derechos humanos.
Direitos humanos
Ensino em EDH
Educação em direitos humanos.
Human rights
Teaching in EDH
Human rights education.
description As crianças e jovens devem ter acesso à educação em direitos humanos (EDH) e que as escolas são um dos principais meios pelos quais a EDH deve ser disponibilizada. No entanto, atualmente há conhecimento limitado sobre a presença e a forma de EDH em contextos escolares, e não há meios estabelecidos através dos quais a oferta de EDH nas escolas seja avaliada. Este artigo propõe uma estrutura teórica para apoiar a classificação das responsabilidades do ensino em relação à EDH e argumenta que é necessária uma mudança sistêmica nos sistemas educacionais para que a oferta de EDH seja realizada de maneira mais ampla e consistente.  A viabilidade da estrutura desenvolvida foi então testada aplicando-a aos resultados dessas análises. A contribuição teórica feita pelo documento aprofunda o conhecimento e a compreensão sobre a natureza das responsabilidades atribuídas aos professores para educar os alunos sobre os direitos humanos e fornece uma base para estimular o debate sobre o que constitui práticas efetivas de EDH escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054
10.33448/rsd-v12i4.41054
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i4.41054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41054/33445
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e12312441054
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e12312441054
Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e12312441054
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052622016872448