Development of pilot plants for engineering education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Laura Luisa Coelho
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Costa, Taís Resende, Parreira, Carla Cristina Araújo, Gonçalves, Lindomar Matias, Oliveira, Idalmo Montenegro de, Cardoso, Marcelo, Santos, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45412
Resumo: As rápidas mudanças nas interações sociais e a facilidade de acesso à informação trazidas pelo avanço da tecnologia exigem que os docentes repensem e modifiquem a forma de ensino de modo a garantir sua qualidade. Metodologias ativas de ensino têm sido usadas para assegurar o desenvolvimento de competências essenciais aos profissionais, para que consigam lidar com os desafios e as demandas atuais do mercado de trabalho. Este trabalho apresenta o emprego de metodologias ativas baseadas em projetos com alunos da graduação e da pós-graduação na área de Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo deste estudo é relatar a implementação de uma planta piloto para a etapa de caustificação do Processo Kraft de papel e celulose e o desenvolvimento de dois protótipos de equipamentos de secagem do lodo industrial com uso de energia solar e avaliar o impacto das atividades na formação profissional das pessoas envolvidas e no desenvolvimento de habilidades e competências esperadas de profissionais da engenharia segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, como por exemplo a capacidade de trabalho em equipe. Os discentes foram capazes de aplicar o conhecimento técnico em situações reais, em um ambiente de colaboração interdisciplinar e multidisciplinar que fomenta a resolução de problemas complexos da engenharia de forma inovadora, com um viés holístico e humanista que considera também aspectos sociais e de sustentabilidade. Também demonstraram maior motivação e, além disso, vivenciaram a conexão da indústria com o meio acadêmico, essencial para demonstrar a aplicabilidade das técnicas aprendidas ao longo dos cursos.
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spelling Development of pilot plants for engineering educationDesarrollo de una planta piloto para la enseñanza de ingenieríaDesenvolvimento de planta piloto para o ensino de engenhariaPlanta pilotoEnsinoEngenhariaMetodologia ativaPjBL.Pilot plantTeachingEngineeringActive methodologyPjBL.Planta pilotoEnseñanzaIngenieríaMetodología activaPjBL.As rápidas mudanças nas interações sociais e a facilidade de acesso à informação trazidas pelo avanço da tecnologia exigem que os docentes repensem e modifiquem a forma de ensino de modo a garantir sua qualidade. Metodologias ativas de ensino têm sido usadas para assegurar o desenvolvimento de competências essenciais aos profissionais, para que consigam lidar com os desafios e as demandas atuais do mercado de trabalho. Este trabalho apresenta o emprego de metodologias ativas baseadas em projetos com alunos da graduação e da pós-graduação na área de Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo deste estudo é relatar a implementação de uma planta piloto para a etapa de caustificação do Processo Kraft de papel e celulose e o desenvolvimento de dois protótipos de equipamentos de secagem do lodo industrial com uso de energia solar e avaliar o impacto das atividades na formação profissional das pessoas envolvidas e no desenvolvimento de habilidades e competências esperadas de profissionais da engenharia segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, como por exemplo a capacidade de trabalho em equipe. Os discentes foram capazes de aplicar o conhecimento técnico em situações reais, em um ambiente de colaboração interdisciplinar e multidisciplinar que fomenta a resolução de problemas complexos da engenharia de forma inovadora, com um viés holístico e humanista que considera também aspectos sociais e de sustentabilidade. Também demonstraram maior motivação e, além disso, vivenciaram a conexão da indústria com o meio acadêmico, essencial para demonstrar a aplicabilidade das técnicas aprendidas ao longo dos cursos.Los rápidos cambios en las interacciones sociales y la facilidad de acceso a la información propiciada por el avance de la tecnología requieren que los docentes repiensen y modifiquen la forma en que enseñan para garantizar su calidad. Se han utilizado metodologías docentes activas para asegurar el desarrollo de habilidades esenciales en los profesionales, para que puedan afrontar los retos y exigencias actuales del mercado laboral. Este trabajo presenta el uso de metodologías activas basadas en proyectos con estudiantes de pregrado y posgrado en el área de Ingeniería de la Universidad Federal de Minas Gerais. El objetivo de este estudio es informar sobre la puesta en marcha de una planta piloto para la etapa de caustificación del Proceso Kraft de pasta y papel y el desarrollo de dos prototipos de equipos de secado de lodos industriales mediante energía solar, así como evaluar el impacto de las actividades en la formación profesional de las personas implicadas y en el desarrollo de las habilidades y competencias esperadas de los profesionales de la ingeniería según las Directrices Curriculares Nacionales, como la capacidad de trabajar en equipo.. Los estudiantes pudieron aplicar conocimientos técnicos en situaciones reales, en un ambiente de colaboración interdisciplinaria y multidisciplinaria que fomenta la resolución de problemas complejos de ingeniería de manera innovadora, con un sesgo holístico y humanista que también considera aspectos sociales y de sostenibilidad. También demostraron una mayor motivación y, además, vivieron la conexión entre la industria y la academia, fundamental para demostrar la aplicabilidad de las técnicas aprendidas a lo largo de los cursos.The rapid changes in social interactions and the easy access to information brought by technological advances require that professors rethink and rebuild teaching to maintain its quality. Active methodologies have been used to ensure the development of essential skills in professionals to deal with the current challenges and demands of the job market. This study presents the use of active project-based methodologies with undergraduate and postgraduate engineering students at the Federal University of Minas Gerais. This study aims to report on the implementation of a pilot plant for the causticizing stage of the pulp and paper Kraft Process and the development of two prototypes of industrial sludge drying equipment using solar energy and to evaluate the impact of the activities on the professional training of the people involved and the development of skills and competencies expected of engineering professionals according to the National Curriculum Guidelines, such as the ability to work in teams. The students could apply their technical knowledge in real situations in an interdisciplinary and multidisciplinary collaborative environment that encourages the resolution of complex engineering problems innovatively, with a holistic and humanistic vision that also considers social and sustainable aspects. They also demonstrated increased motivation and experienced the connection between industry and academia, which is essential to demonstrate the applicability of the techniques learned during the courses.Research, Society and Development2024-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4541210.33448/rsd-v13i3.45412Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e13013345412Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e13013345412Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e130133454122525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45412/36196Copyright (c) 2024 Laura Luisa Coelho Castro; Taís Resende Costa; Carla Cristina Araújo Parreira; Lindomar Matias Gonçalves; Idalmo Montenegro de Oliveira; Marcelo Cardoso; Luiz Carlos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Laura Luisa Coelho Costa, Taís Resende Parreira, Carla Cristina Araújo Gonçalves, Lindomar Matias Oliveira, Idalmo Montenegro de Cardoso, Marcelo Santos, Luiz Carlos 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45412Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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