Programa de Monitoria Geral: uma análise comparativa do desempenho dos discentes na disciplina de Noções de Arquitetura e Urbanismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Flaviany Luise Nogueira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gallardo, Nuria Pérez, Santos, Luis Flávio Silva, Santos, Leidiane de Souza, Matos, Vitor Vinicius Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36200
Resumo: Devido sua função de auxiliar no ensino aprendizagem dos alunos de graduação, a monitoria tem sido considerada uma das invenções pedagógicas mais pertinentes da modernidade. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa relativa à aprovação e reprovação de discentes de duas turmas, em dois períodos distintos, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa. Para a realização desta pesquisa, foram coletados dados das turmas da disciplina de Noções de Arquitetura e Urbanismo, do período 2019.2, que ocorreu de forma presencial, sem a presença do monitor, e do período 2020.5, que ocorreu de modo remoto, com a presença do monitor. Após a análise comparativa, foi constatado que a turma do período remoto apresentou um índice de reprovação de 56%, sendo maior que o índice de reprovação na turma presencial, que foi de apenas 15%. Percebeu-se que a situação de vulnerabilidade de alguns alunos contribuiu para que estes fossem excluídos do sistema de aprendizagem do sistema remoto, uma vez que nem todos conseguiram dispor da tecnologia necessária para executar de forma eficaz todas as avaliações da disciplina. Embora os resultados apresentados mostraram um índice de aprovação menor na turma com monitor, a troca de conhecimento foi mútua, possibilitando ao docente repassar conhecimentos para o monitor, permitindo, dessa forma, que o monitor auxiliasse os alunos da disciplina, colaborando com o ensino e promovendo a interação entre os partícipes mesmo no sistema remoto.
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spelling Programa de Monitoria Geral: uma análise comparativa do desempenho dos discentes na disciplina de Noções de Arquitetura e UrbanismoGeneral Student Monitoring Program: a comparative analysis of students’ performance in the subject of Notions of Architecture and UrbanismPrograma de apoyo estudiantil: un análisis comparativo del desempeño del alumnado en la asignatura Nociones de Arquitectura y UrbanismoMonitorDesempeñoAnálisis comparativoEnseñanza-aprendizaje.Student monitoringPerformanceComparative analysisTeaching-learning.MonitoriaDesempenhoAnálise comparativaEnsino-aprendizagem.Devido sua função de auxiliar no ensino aprendizagem dos alunos de graduação, a monitoria tem sido considerada uma das invenções pedagógicas mais pertinentes da modernidade. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa relativa à aprovação e reprovação de discentes de duas turmas, em dois períodos distintos, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa. Para a realização desta pesquisa, foram coletados dados das turmas da disciplina de Noções de Arquitetura e Urbanismo, do período 2019.2, que ocorreu de forma presencial, sem a presença do monitor, e do período 2020.5, que ocorreu de modo remoto, com a presença do monitor. Após a análise comparativa, foi constatado que a turma do período remoto apresentou um índice de reprovação de 56%, sendo maior que o índice de reprovação na turma presencial, que foi de apenas 15%. Percebeu-se que a situação de vulnerabilidade de alguns alunos contribuiu para que estes fossem excluídos do sistema de aprendizagem do sistema remoto, uma vez que nem todos conseguiram dispor da tecnologia necessária para executar de forma eficaz todas as avaliações da disciplina. Embora os resultados apresentados mostraram um índice de aprovação menor na turma com monitor, a troca de conhecimento foi mútua, possibilitando ao docente repassar conhecimentos para o monitor, permitindo, dessa forma, que o monitor auxiliasse os alunos da disciplina, colaborando com o ensino e promovendo a interação entre os partícipes mesmo no sistema remoto.Due to its function of assisting in the teaching-learning process of undergraduate students, student monitoring has been considered one of the most relevant pedagogical inventions of modernity. In this perspective, the aim of the present study was to carry out a comparative analysis of the approval and failure rates of students from two classes, in two different periods, of the Civil Engineering course of the Federal University of Southern and Southeastern Pará, Brazil – Unifesspa. To this end, data were collected from the classes of the subject Notions of Architecture and Urbanism, period 2019.2, which took place in person, without the presence of the student monitor, and from period 2020.5, which occurred remotely, with the presence of the monitor. After the comparative analysis, we found that the remote class period had a failure rate of 56%, which was higher than the rate in the in-person class period, which was only 15%. It was noted that the financial vulnerability of some students contributed to their failure in the remote learning system, since not all of them had the necessary technology to effectively carry out all the subject’s evaluations. Although the presented results showed a lower approval rate in the class with a monitor, the exchange of knowledge was mutual, enabling the teacher to pass on knowledge to the student monitor, thus allowing them to help the students of the subject, collaborating with teaching and promoting interactions between participants even in the remote system.El auxilio de alumnos en las clases universitarias ha sido considerado una de las invenciones pedagógicas más pertinentes de la modernidad en la enseñanza, debido a su función de complementación al aprendizaje. En esa perspectiva, el objetivo de este trabajo fue realizar un análisis comparativo de aprobaciones y suspensos en la asignatura Nociones de arquitectura Urbanismo del curso de Ingeniería Civil de la Universidad Federal del Sur y Sureste de Pará (Unifesspa), ofrecidas en diferentes años. Para la realización de esta investigación, fueron registrados datos de la clase durante la asignatura en el primer semestre del año 2019, en formato presencial y sin apoyo de un alumno auxiliar, y el semestre complementar pandémico del año 2020, en formato remoto, y con presencia de alumno auxiliar. Una vez realizado el análisis comparativo, fue constatado que la clase del periodo remoto presento un índice de suspensos de 56%, siendo mayor que el índice de suspensos en la clase presencial, el cual tuvo un 15%. Se notó que la situación de vulnerabilidad de algunos alumnos contribuyó para exclusión de estos del sistema de aprendizaje remoto, ya que algunos de ellos no poseían la tecnología necesaria para participar de las clases y ejecutar eficientemente las evaluaciones de la asignatura. Aunque los resultados muestran un índice de suspensos menor en la clase con alumno auxiliar, el intercambio de conocimientos ellos y los alumnos participantes fue mutuo. Todo esto, posibilitó que el profesor orientase al alumno auxiliar y este a su vez, colaborase en el aprendizaje de los alumnos cursaron la asignatura, colaborando con la enseñanza y promoviendo la interacción entre los participantes.Research, Society and Development2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3620010.33448/rsd-v11i14.36200Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e42111436200Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e42111436200Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e421114362002525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36200/30087Copyright (c) 2022 Flaviany Luise Nogueira Sousa; Nuria Pérez Gallardo; Luis Flávio Silva Santos; Leidiane de Souza Santos; Vitor Vinicius Rodrigues Matoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Flaviany Luise NogueiraGallardo, Nuria PérezSantos, Luis Flávio SilvaSantos, Leidiane de SouzaMatos, Vitor Vinicius Rodrigues2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36200Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:50.154447Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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