A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Kamila Lacerda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinto, Bruna Mota Gonçalves, Silva, Laura Andrade e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775
Resumo: A monitoria acadêmica é um programa de suporte educacional oferecido aos estudantes universitários que almejam aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de monitoria da Disciplina de Materiais Dentários, em um Centro Universitário localizado em Viçosa-MG, oferecida aos acadêmicos do curso de Odontologia, demonstrando a importância da monitoria no processo de ensino- aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que se baseia nas vivências da monitoria acadêmica na disciplina de Materiais Dentários, destaca como a monitoria contribui para a aprendizagem dos alunos monitorados e também para o desenvolvimento do próprio monitor, auxiliando na formação e consolidação do conteúdo. O programa de monitoria proporcionou um maior conhecimento teórico-prático da disciplina sendo comprovado pelo índice de aprovação e rendimento da turma. Além disso, foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para o monitor, pois despertou o interesse de seguir à docência no meio acadêmico.
id UNIFEI_978ce071d836632cbf4951b71fff033f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43775
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiênciaThe important activity of the Dental Materials subject: An experience report La importante actividad de la asignatura de Materiales Dentales: Informe de una experiencia EnseñanzaEnseñanza-aprendizajeSeguimientoOdontología.DocênciaEnsino-aprendizagemMonitoriaOdontologia.TeachingTeaching-learningMonitoringDentistry.A monitoria acadêmica é um programa de suporte educacional oferecido aos estudantes universitários que almejam aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de monitoria da Disciplina de Materiais Dentários, em um Centro Universitário localizado em Viçosa-MG, oferecida aos acadêmicos do curso de Odontologia, demonstrando a importância da monitoria no processo de ensino- aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que se baseia nas vivências da monitoria acadêmica na disciplina de Materiais Dentários, destaca como a monitoria contribui para a aprendizagem dos alunos monitorados e também para o desenvolvimento do próprio monitor, auxiliando na formação e consolidação do conteúdo. O programa de monitoria proporcionou um maior conhecimento teórico-prático da disciplina sendo comprovado pelo índice de aprovação e rendimento da turma. Além disso, foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para o monitor, pois despertou o interesse de seguir à docência no meio acadêmico.Academic tutoring is an educational support program offered to university students who wish to deepen their knowledge of certain subjects, helping to improve the teaching-learning process. The aim of this paper is to present a report on the experience of tutoring in the subject of Dental Materials, at a University Center located in Viçosa-MG, offered to students on the Dentistry course, demonstrating the importance of tutoring in the teaching-learning process. This is a descriptive experience report based on the experiences of academic tutoring in the subject of Dental Materials, highlighting how tutoring contributes to the learning of the students being tutored and also to the development of the tutors themselves, helping to shape and consolidate the content. The tutoring program provided greater theoretical and practical knowledge of the subject, as evidenced by the pass rate and class performance. It was also an opportunity for personal and professional growth for the monitor, as it sparked an interest in teaching in the academic world.La tutoría académica es un programa de apoyo educativo ofrecido a estudiantes universitarios que desean profundizar sus conocimientos sobre determinadas materias, contribuyendo a mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje. El objetivo de este trabajo es presentar un informe sobre la experiencia de tutoría en la asignatura de Materiales Dentales en un Centro Universitario localizado en Viçosa-MG, ofrecida a estudiantes de la carrera de Odontología, demostrando la importancia de la tutoría en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se trata de un estudio descriptivo del tipo informe de experiencia, basado en las vivencias de la tutoría académica en la asignatura de Materiales Dentales, destacando cómo la tutoría contribuye al aprendizaje de los alumnos tutelados y también al desarrollo de los propios tutores, ayudando a la formación y consolidación de los contenidos. El programa de tutorías ha proporcionado un mayor conocimiento teórico y práctico de la asignatura, como demuestra el índice de aprobados y el rendimiento de la clase. También ha supuesto una oportunidad de crecimiento personal y profesional para el monitor, ya que ha despertado su interés por la docencia en el mundo académico.Research, Society and Development2023-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4377510.33448/rsd-v12i11.43775Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e108121143775Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e108121143775Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e1081211437752525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775/35181Copyright (c) 2023 Kamila Lacerda Almeida; Bruna Mota Gonçalves Pinto; Laura Andrade e Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Kamila Lacerda Pinto, Bruna Mota Gonçalves Silva, Laura Andrade e 2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43775Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
The important activity of the Dental Materials subject: An experience report
La importante actividad de la asignatura de Materiales Dentales: Informe de una experiencia
title A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
spellingShingle A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
Almeida, Kamila Lacerda
Enseñanza
Enseñanza-aprendizaje
Seguimiento
Odontología.
Docência
Ensino-aprendizagem
Monitoria
Odontologia.
Teaching
Teaching-learning
Monitoring
Dentistry.
title_short A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
title_full A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
title_fullStr A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
title_full_unstemmed A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
title_sort A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
author Almeida, Kamila Lacerda
author_facet Almeida, Kamila Lacerda
Pinto, Bruna Mota Gonçalves
Silva, Laura Andrade e
author_role author
author2 Pinto, Bruna Mota Gonçalves
Silva, Laura Andrade e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Kamila Lacerda
Pinto, Bruna Mota Gonçalves
Silva, Laura Andrade e
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza
Enseñanza-aprendizaje
Seguimiento
Odontología.
Docência
Ensino-aprendizagem
Monitoria
Odontologia.
Teaching
Teaching-learning
Monitoring
Dentistry.
topic Enseñanza
Enseñanza-aprendizaje
Seguimiento
Odontología.
Docência
Ensino-aprendizagem
Monitoria
Odontologia.
Teaching
Teaching-learning
Monitoring
Dentistry.
description A monitoria acadêmica é um programa de suporte educacional oferecido aos estudantes universitários que almejam aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de monitoria da Disciplina de Materiais Dentários, em um Centro Universitário localizado em Viçosa-MG, oferecida aos acadêmicos do curso de Odontologia, demonstrando a importância da monitoria no processo de ensino- aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que se baseia nas vivências da monitoria acadêmica na disciplina de Materiais Dentários, destaca como a monitoria contribui para a aprendizagem dos alunos monitorados e também para o desenvolvimento do próprio monitor, auxiliando na formação e consolidação do conteúdo. O programa de monitoria proporcionou um maior conhecimento teórico-prático da disciplina sendo comprovado pelo índice de aprovação e rendimento da turma. Além disso, foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para o monitor, pois despertou o interesse de seguir à docência no meio acadêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775
10.33448/rsd-v12i11.43775
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i11.43775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775/35181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Kamila Lacerda Almeida; Bruna Mota Gonçalves Pinto; Laura Andrade e Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Kamila Lacerda Almeida; Bruna Mota Gonçalves Pinto; Laura Andrade e Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e108121143775
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e108121143775
Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e108121143775
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052633014337536