A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775 |
Resumo: | A monitoria acadêmica é um programa de suporte educacional oferecido aos estudantes universitários que almejam aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de monitoria da Disciplina de Materiais Dentários, em um Centro Universitário localizado em Viçosa-MG, oferecida aos acadêmicos do curso de Odontologia, demonstrando a importância da monitoria no processo de ensino- aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que se baseia nas vivências da monitoria acadêmica na disciplina de Materiais Dentários, destaca como a monitoria contribui para a aprendizagem dos alunos monitorados e também para o desenvolvimento do próprio monitor, auxiliando na formação e consolidação do conteúdo. O programa de monitoria proporcionou um maior conhecimento teórico-prático da disciplina sendo comprovado pelo índice de aprovação e rendimento da turma. Além disso, foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para o monitor, pois despertou o interesse de seguir à docência no meio acadêmico. |
id |
UNIFEI_978ce071d836632cbf4951b71fff033f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43775 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiênciaThe important activity of the Dental Materials subject: An experience report La importante actividad de la asignatura de Materiales Dentales: Informe de una experiencia EnseñanzaEnseñanza-aprendizajeSeguimientoOdontología.DocênciaEnsino-aprendizagemMonitoriaOdontologia.TeachingTeaching-learningMonitoringDentistry.A monitoria acadêmica é um programa de suporte educacional oferecido aos estudantes universitários que almejam aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de monitoria da Disciplina de Materiais Dentários, em um Centro Universitário localizado em Viçosa-MG, oferecida aos acadêmicos do curso de Odontologia, demonstrando a importância da monitoria no processo de ensino- aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que se baseia nas vivências da monitoria acadêmica na disciplina de Materiais Dentários, destaca como a monitoria contribui para a aprendizagem dos alunos monitorados e também para o desenvolvimento do próprio monitor, auxiliando na formação e consolidação do conteúdo. O programa de monitoria proporcionou um maior conhecimento teórico-prático da disciplina sendo comprovado pelo índice de aprovação e rendimento da turma. Além disso, foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para o monitor, pois despertou o interesse de seguir à docência no meio acadêmico.Academic tutoring is an educational support program offered to university students who wish to deepen their knowledge of certain subjects, helping to improve the teaching-learning process. The aim of this paper is to present a report on the experience of tutoring in the subject of Dental Materials, at a University Center located in Viçosa-MG, offered to students on the Dentistry course, demonstrating the importance of tutoring in the teaching-learning process. This is a descriptive experience report based on the experiences of academic tutoring in the subject of Dental Materials, highlighting how tutoring contributes to the learning of the students being tutored and also to the development of the tutors themselves, helping to shape and consolidate the content. The tutoring program provided greater theoretical and practical knowledge of the subject, as evidenced by the pass rate and class performance. It was also an opportunity for personal and professional growth for the monitor, as it sparked an interest in teaching in the academic world.La tutoría académica es un programa de apoyo educativo ofrecido a estudiantes universitarios que desean profundizar sus conocimientos sobre determinadas materias, contribuyendo a mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje. El objetivo de este trabajo es presentar un informe sobre la experiencia de tutoría en la asignatura de Materiales Dentales en un Centro Universitario localizado en Viçosa-MG, ofrecida a estudiantes de la carrera de Odontología, demostrando la importancia de la tutoría en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se trata de un estudio descriptivo del tipo informe de experiencia, basado en las vivencias de la tutoría académica en la asignatura de Materiales Dentales, destacando cómo la tutoría contribuye al aprendizaje de los alumnos tutelados y también al desarrollo de los propios tutores, ayudando a la formación y consolidación de los contenidos. El programa de tutorías ha proporcionado un mayor conocimiento teórico y práctico de la asignatura, como demuestra el índice de aprobados y el rendimiento de la clase. También ha supuesto una oportunidad de crecimiento personal y profesional para el monitor, ya que ha despertado su interés por la docencia en el mundo académico.Research, Society and Development2023-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4377510.33448/rsd-v12i11.43775Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e108121143775Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e108121143775Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e1081211437752525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775/35181Copyright (c) 2023 Kamila Lacerda Almeida; Bruna Mota Gonçalves Pinto; Laura Andrade e Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Kamila Lacerda Pinto, Bruna Mota Gonçalves Silva, Laura Andrade e 2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43775Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência The important activity of the Dental Materials subject: An experience report La importante actividad de la asignatura de Materiales Dentales: Informe de una experiencia |
title |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência |
spellingShingle |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência Almeida, Kamila Lacerda Enseñanza Enseñanza-aprendizaje Seguimiento Odontología. Docência Ensino-aprendizagem Monitoria Odontologia. Teaching Teaching-learning Monitoring Dentistry. |
title_short |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência |
title_full |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência |
title_fullStr |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência |
title_sort |
A importante atividade da disciplina de Materiais Dentários: Um relato de experiência |
author |
Almeida, Kamila Lacerda |
author_facet |
Almeida, Kamila Lacerda Pinto, Bruna Mota Gonçalves Silva, Laura Andrade e |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Bruna Mota Gonçalves Silva, Laura Andrade e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Kamila Lacerda Pinto, Bruna Mota Gonçalves Silva, Laura Andrade e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza Enseñanza-aprendizaje Seguimiento Odontología. Docência Ensino-aprendizagem Monitoria Odontologia. Teaching Teaching-learning Monitoring Dentistry. |
topic |
Enseñanza Enseñanza-aprendizaje Seguimiento Odontología. Docência Ensino-aprendizagem Monitoria Odontologia. Teaching Teaching-learning Monitoring Dentistry. |
description |
A monitoria acadêmica é um programa de suporte educacional oferecido aos estudantes universitários que almejam aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de monitoria da Disciplina de Materiais Dentários, em um Centro Universitário localizado em Viçosa-MG, oferecida aos acadêmicos do curso de Odontologia, demonstrando a importância da monitoria no processo de ensino- aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que se baseia nas vivências da monitoria acadêmica na disciplina de Materiais Dentários, destaca como a monitoria contribui para a aprendizagem dos alunos monitorados e também para o desenvolvimento do próprio monitor, auxiliando na formação e consolidação do conteúdo. O programa de monitoria proporcionou um maior conhecimento teórico-prático da disciplina sendo comprovado pelo índice de aprovação e rendimento da turma. Além disso, foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para o monitor, pois despertou o interesse de seguir à docência no meio acadêmico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775 10.33448/rsd-v12i11.43775 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i11.43775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43775/35181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Kamila Lacerda Almeida; Bruna Mota Gonçalves Pinto; Laura Andrade e Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Kamila Lacerda Almeida; Bruna Mota Gonçalves Pinto; Laura Andrade e Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e108121143775 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e108121143775 Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e108121143775 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052633014337536 |