Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trajano, Sílvia Cristina de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bomfim, Alexandre Maia do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278
Resumo: O presente artigo é um recorte da tese do doutorado profissional em ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é despertar, ampliando as concepções ideológicas, subjetivas dos sujeitos, intermediada pela TDIC como recurso para a (auto) formação socioambiental, através da elaboração de um site.  Adotamos como metodologia a pesquisa-ação-participante e nos valemos da observação participante não estruturada, com base em Novaes e Gil, com questinários aplicados à cursistas de uma especilização em Docência para a Educação Profissional Técnica, que avaliaram o site em primeira instância como Produto Educacional da tese. O site consolidou a organização da pesquisa de doutorado, além de dois cursos de extensão na modalidade a distância, com a proposta de transversalizar a Educação Ambiental Crítica, articulada ao currículo educacional da Educação Básica e Profissional Técnica. Para a avaliação do site, descrevemos, principalmente, neste artigo a validação em segunda instância, realizada por juízes pareceristas, composto por doutores, com formação nas áreas de educação, ensino de Ciência e tecnologia. Nos resultados e discussão, Barbosa contribuiu para a realização da análise interpretativa de contexto,  a partir dos questionários dos cursistas em 2022 e dos juízes em 2023, onde melhoramos o site como recurso digital de ensino, organização e divulgação socioambiental. Como considerações finais, o trabalho responde ao problema da pesquisa, em descrever como as TDIC colaboram com a performance do Educador contemporâneo nos diferentes processos de formação, partindo de temas transversais para uma Educação Ambiental Crítica, considerando o contexto.
id UNIFEI_22dc1b0e7cb6849eda2e0a64726825db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43278
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambientalTraining of educators in environmental education: The site as a digital resource for teaching and socio-environmental organizationFormación de educadores en educación ambiental: El sitio como recurso digital para la enseñanza y la organización socioambientalEnseñanzaEducación básicaEducación profesional y técnicaRecurso didáctico digitalMediación y aprendizaje.TeachingBasic educationProfessional and technical educationDigital didactic resourceMediation and learning.EducadoresEducação básicaEducação profissional técnicaRecurso digital de ensinoMediação e aprendizagem.O presente artigo é um recorte da tese do doutorado profissional em ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é despertar, ampliando as concepções ideológicas, subjetivas dos sujeitos, intermediada pela TDIC como recurso para a (auto) formação socioambiental, através da elaboração de um site.  Adotamos como metodologia a pesquisa-ação-participante e nos valemos da observação participante não estruturada, com base em Novaes e Gil, com questinários aplicados à cursistas de uma especilização em Docência para a Educação Profissional Técnica, que avaliaram o site em primeira instância como Produto Educacional da tese. O site consolidou a organização da pesquisa de doutorado, além de dois cursos de extensão na modalidade a distância, com a proposta de transversalizar a Educação Ambiental Crítica, articulada ao currículo educacional da Educação Básica e Profissional Técnica. Para a avaliação do site, descrevemos, principalmente, neste artigo a validação em segunda instância, realizada por juízes pareceristas, composto por doutores, com formação nas áreas de educação, ensino de Ciência e tecnologia. Nos resultados e discussão, Barbosa contribuiu para a realização da análise interpretativa de contexto,  a partir dos questionários dos cursistas em 2022 e dos juízes em 2023, onde melhoramos o site como recurso digital de ensino, organização e divulgação socioambiental. Como considerações finais, o trabalho responde ao problema da pesquisa, em descrever como as TDIC colaboram com a performance do Educador contemporâneo nos diferentes processos de formação, partindo de temas transversais para uma Educação Ambiental Crítica, considerando o contexto.The article is an excerpt from the professional doctorate thesis in Science teaching at the Federal Institute of Rio de Janeiro. The objective is to awaken, expanding the ideological and subjective conceptions of the subjects, mediated by TDIC as a resource for socio-environmental (self) formation, with the creation of a website. We adopted participant-action research with unstructured participant observation, based on Novaes and Gil, with questionnaires applied to students specializing in Teaching for Technical Professional Education, as evaluators of the website in the first instance as the Educational Product of the thesis. The website organized doctoral research and two extension courses in distance learning, with the proposal to mainstream Critical Environmental Education, linked to the educational curriculum of Basic and Professional Technical Education. For the evaluation of the website, we mainly describe in this article the validation in the second instance, carried out by peer reviewers, composed of doctors, with training in the areas of education, science teaching and technology. In the results and discussion, Barbosa contributed to carrying out the interpretative analysis of the context, based on questionnaires from course participants in 2022 and judges in 2023, where we improved the website as a digital resource for teaching, organization and socio-environmental dissemination. As final considerations, the work responds to the research problem, in describing how TDIC collaborate with the performance of the contemporary Educator in different training processes, starting from transversal themes for Critical Environmental Education, considering the real context problems.El artículo es un extracto de la tesis de doctorado profesional en Enseñanza de las Ciencias del Instituto Federal de Río de Janeiro. El objetivo es despertar, ampliando las concepciones ideológicas y subjetivas de los sujetos, mediado por el TDIC como recurso de (auto)formación socioambiental, con la creación de un sitio web. Se adoptó la investigación-acción participante con observación participante no estructurada, basada en Novaes y Gil, con cuestionarios aplicados a estudiantes de la especialidad de Magisterio para la Educación Técnica Profesional, como evaluadores del sitio web en primera instancia como Producto Educativo de la tesis. El sitio organizó investigaciones doctorales y dos cursos de extensión en educación a distancia, con la propuesta de transversalizar la Educación Ambiental Crítica, vinculada al currículo educativo de la Educación Técnica Básica y Profesional. Para la evaluación del sitio web, describimos principalmente la validación en segunda instancia, por parte de jueces árbitros, médicos con formación en las áreas de educación, enseñanza de las ciencias y tecnología. En los resultados y discusión, Barbosa contribuyó al análisis interpretativo del contexto, a partir de cuestionarios a los participantes del curso en 2022 y a los jueces en 2023, donde mejoramos el sitio web como recurso digital para la docencia, la organización y la sociología. Difusión ambiental. Como consideraciones finales, el trabajo responde al problema de investigación, al describir cómo los TDIC colaboran con la actuación de los Educadores contemporáneos en diferentes procesos de formación, a partir de temas transversales para la Educación Ambiental Crítica, considerando el contexto.Research, Society and Development2023-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4327810.33448/rsd-v12i9.43278Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e14712943278Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e14712943278Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e147129432782525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278/34905Copyright (c) 2023 Sílvia Cristina de Souza Trajano; Alexandre Maia do Bomfimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrajano, Sílvia Cristina de Souza Bomfim, Alexandre Maia do 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43278Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
Training of educators in environmental education: The site as a digital resource for teaching and socio-environmental organization
Formación de educadores en educación ambiental: El sitio como recurso digital para la enseñanza y la organización socioambiental
title Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
spellingShingle Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
Trajano, Sílvia Cristina de Souza
Enseñanza
Educación básica
Educación profesional y técnica
Recurso didáctico digital
Mediación y aprendizaje.
Teaching
Basic education
Professional and technical education
Digital didactic resource
Mediation and learning.
Educadores
Educação básica
Educação profissional técnica
Recurso digital de ensino
Mediação e aprendizagem.
title_short Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
title_full Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
title_fullStr Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
title_full_unstemmed Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
title_sort Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
author Trajano, Sílvia Cristina de Souza
author_facet Trajano, Sílvia Cristina de Souza
Bomfim, Alexandre Maia do
author_role author
author2 Bomfim, Alexandre Maia do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trajano, Sílvia Cristina de Souza
Bomfim, Alexandre Maia do
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza
Educación básica
Educación profesional y técnica
Recurso didáctico digital
Mediación y aprendizaje.
Teaching
Basic education
Professional and technical education
Digital didactic resource
Mediation and learning.
Educadores
Educação básica
Educação profissional técnica
Recurso digital de ensino
Mediação e aprendizagem.
topic Enseñanza
Educación básica
Educación profesional y técnica
Recurso didáctico digital
Mediación y aprendizaje.
Teaching
Basic education
Professional and technical education
Digital didactic resource
Mediation and learning.
Educadores
Educação básica
Educação profissional técnica
Recurso digital de ensino
Mediação e aprendizagem.
description O presente artigo é um recorte da tese do doutorado profissional em ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é despertar, ampliando as concepções ideológicas, subjetivas dos sujeitos, intermediada pela TDIC como recurso para a (auto) formação socioambiental, através da elaboração de um site.  Adotamos como metodologia a pesquisa-ação-participante e nos valemos da observação participante não estruturada, com base em Novaes e Gil, com questinários aplicados à cursistas de uma especilização em Docência para a Educação Profissional Técnica, que avaliaram o site em primeira instância como Produto Educacional da tese. O site consolidou a organização da pesquisa de doutorado, além de dois cursos de extensão na modalidade a distância, com a proposta de transversalizar a Educação Ambiental Crítica, articulada ao currículo educacional da Educação Básica e Profissional Técnica. Para a avaliação do site, descrevemos, principalmente, neste artigo a validação em segunda instância, realizada por juízes pareceristas, composto por doutores, com formação nas áreas de educação, ensino de Ciência e tecnologia. Nos resultados e discussão, Barbosa contribuiu para a realização da análise interpretativa de contexto,  a partir dos questionários dos cursistas em 2022 e dos juízes em 2023, onde melhoramos o site como recurso digital de ensino, organização e divulgação socioambiental. Como considerações finais, o trabalho responde ao problema da pesquisa, em descrever como as TDIC colaboram com a performance do Educador contemporâneo nos diferentes processos de formação, partindo de temas transversais para uma Educação Ambiental Crítica, considerando o contexto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278
10.33448/rsd-v12i9.43278
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i9.43278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278/34905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Sílvia Cristina de Souza Trajano; Alexandre Maia do Bomfim
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Sílvia Cristina de Souza Trajano; Alexandre Maia do Bomfim
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e14712943278
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e14712943278
Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e14712943278
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052630878388224