Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278 |
Resumo: | O presente artigo é um recorte da tese do doutorado profissional em ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é despertar, ampliando as concepções ideológicas, subjetivas dos sujeitos, intermediada pela TDIC como recurso para a (auto) formação socioambiental, através da elaboração de um site. Adotamos como metodologia a pesquisa-ação-participante e nos valemos da observação participante não estruturada, com base em Novaes e Gil, com questinários aplicados à cursistas de uma especilização em Docência para a Educação Profissional Técnica, que avaliaram o site em primeira instância como Produto Educacional da tese. O site consolidou a organização da pesquisa de doutorado, além de dois cursos de extensão na modalidade a distância, com a proposta de transversalizar a Educação Ambiental Crítica, articulada ao currículo educacional da Educação Básica e Profissional Técnica. Para a avaliação do site, descrevemos, principalmente, neste artigo a validação em segunda instância, realizada por juízes pareceristas, composto por doutores, com formação nas áreas de educação, ensino de Ciência e tecnologia. Nos resultados e discussão, Barbosa contribuiu para a realização da análise interpretativa de contexto, a partir dos questionários dos cursistas em 2022 e dos juízes em 2023, onde melhoramos o site como recurso digital de ensino, organização e divulgação socioambiental. Como considerações finais, o trabalho responde ao problema da pesquisa, em descrever como as TDIC colaboram com a performance do Educador contemporâneo nos diferentes processos de formação, partindo de temas transversais para uma Educação Ambiental Crítica, considerando o contexto. |
id |
UNIFEI_22dc1b0e7cb6849eda2e0a64726825db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43278 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambientalTraining of educators in environmental education: The site as a digital resource for teaching and socio-environmental organizationFormación de educadores en educación ambiental: El sitio como recurso digital para la enseñanza y la organización socioambientalEnseñanzaEducación básicaEducación profesional y técnicaRecurso didáctico digitalMediación y aprendizaje.TeachingBasic educationProfessional and technical educationDigital didactic resourceMediation and learning.EducadoresEducação básicaEducação profissional técnicaRecurso digital de ensinoMediação e aprendizagem.O presente artigo é um recorte da tese do doutorado profissional em ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é despertar, ampliando as concepções ideológicas, subjetivas dos sujeitos, intermediada pela TDIC como recurso para a (auto) formação socioambiental, através da elaboração de um site. Adotamos como metodologia a pesquisa-ação-participante e nos valemos da observação participante não estruturada, com base em Novaes e Gil, com questinários aplicados à cursistas de uma especilização em Docência para a Educação Profissional Técnica, que avaliaram o site em primeira instância como Produto Educacional da tese. O site consolidou a organização da pesquisa de doutorado, além de dois cursos de extensão na modalidade a distância, com a proposta de transversalizar a Educação Ambiental Crítica, articulada ao currículo educacional da Educação Básica e Profissional Técnica. Para a avaliação do site, descrevemos, principalmente, neste artigo a validação em segunda instância, realizada por juízes pareceristas, composto por doutores, com formação nas áreas de educação, ensino de Ciência e tecnologia. Nos resultados e discussão, Barbosa contribuiu para a realização da análise interpretativa de contexto, a partir dos questionários dos cursistas em 2022 e dos juízes em 2023, onde melhoramos o site como recurso digital de ensino, organização e divulgação socioambiental. Como considerações finais, o trabalho responde ao problema da pesquisa, em descrever como as TDIC colaboram com a performance do Educador contemporâneo nos diferentes processos de formação, partindo de temas transversais para uma Educação Ambiental Crítica, considerando o contexto.The article is an excerpt from the professional doctorate thesis in Science teaching at the Federal Institute of Rio de Janeiro. The objective is to awaken, expanding the ideological and subjective conceptions of the subjects, mediated by TDIC as a resource for socio-environmental (self) formation, with the creation of a website. We adopted participant-action research with unstructured participant observation, based on Novaes and Gil, with questionnaires applied to students specializing in Teaching for Technical Professional Education, as evaluators of the website in the first instance as the Educational Product of the thesis. The website organized doctoral research and two extension courses in distance learning, with the proposal to mainstream Critical Environmental Education, linked to the educational curriculum of Basic and Professional Technical Education. For the evaluation of the website, we mainly describe in this article the validation in the second instance, carried out by peer reviewers, composed of doctors, with training in the areas of education, science teaching and technology. In the results and discussion, Barbosa contributed to carrying out the interpretative analysis of the context, based on questionnaires from course participants in 2022 and judges in 2023, where we improved the website as a digital resource for teaching, organization and socio-environmental dissemination. As final considerations, the work responds to the research problem, in describing how TDIC collaborate with the performance of the contemporary Educator in different training processes, starting from transversal themes for Critical Environmental Education, considering the real context problems.El artículo es un extracto de la tesis de doctorado profesional en Enseñanza de las Ciencias del Instituto Federal de Río de Janeiro. El objetivo es despertar, ampliando las concepciones ideológicas y subjetivas de los sujetos, mediado por el TDIC como recurso de (auto)formación socioambiental, con la creación de un sitio web. Se adoptó la investigación-acción participante con observación participante no estructurada, basada en Novaes y Gil, con cuestionarios aplicados a estudiantes de la especialidad de Magisterio para la Educación Técnica Profesional, como evaluadores del sitio web en primera instancia como Producto Educativo de la tesis. El sitio organizó investigaciones doctorales y dos cursos de extensión en educación a distancia, con la propuesta de transversalizar la Educación Ambiental Crítica, vinculada al currículo educativo de la Educación Técnica Básica y Profesional. Para la evaluación del sitio web, describimos principalmente la validación en segunda instancia, por parte de jueces árbitros, médicos con formación en las áreas de educación, enseñanza de las ciencias y tecnología. En los resultados y discusión, Barbosa contribuyó al análisis interpretativo del contexto, a partir de cuestionarios a los participantes del curso en 2022 y a los jueces en 2023, donde mejoramos el sitio web como recurso digital para la docencia, la organización y la sociología. Difusión ambiental. Como consideraciones finales, el trabajo responde al problema de investigación, al describir cómo los TDIC colaboran con la actuación de los Educadores contemporáneos en diferentes procesos de formación, a partir de temas transversales para la Educación Ambiental Crítica, considerando el contexto.Research, Society and Development2023-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4327810.33448/rsd-v12i9.43278Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e14712943278Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e14712943278Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e147129432782525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278/34905Copyright (c) 2023 Sílvia Cristina de Souza Trajano; Alexandre Maia do Bomfimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrajano, Sílvia Cristina de Souza Bomfim, Alexandre Maia do 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43278Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental Training of educators in environmental education: The site as a digital resource for teaching and socio-environmental organization Formación de educadores en educación ambiental: El sitio como recurso digital para la enseñanza y la organización socioambiental |
title |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental |
spellingShingle |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental Trajano, Sílvia Cristina de Souza Enseñanza Educación básica Educación profesional y técnica Recurso didáctico digital Mediación y aprendizaje. Teaching Basic education Professional and technical education Digital didactic resource Mediation and learning. Educadores Educação básica Educação profissional técnica Recurso digital de ensino Mediação e aprendizagem. |
title_short |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental |
title_full |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental |
title_fullStr |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental |
title_full_unstemmed |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental |
title_sort |
Formação de educadores em educação ambiental: O site como recurso digital de ensino e organização socioambiental |
author |
Trajano, Sílvia Cristina de Souza |
author_facet |
Trajano, Sílvia Cristina de Souza Bomfim, Alexandre Maia do |
author_role |
author |
author2 |
Bomfim, Alexandre Maia do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trajano, Sílvia Cristina de Souza Bomfim, Alexandre Maia do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza Educación básica Educación profesional y técnica Recurso didáctico digital Mediación y aprendizaje. Teaching Basic education Professional and technical education Digital didactic resource Mediation and learning. Educadores Educação básica Educação profissional técnica Recurso digital de ensino Mediação e aprendizagem. |
topic |
Enseñanza Educación básica Educación profesional y técnica Recurso didáctico digital Mediación y aprendizaje. Teaching Basic education Professional and technical education Digital didactic resource Mediation and learning. Educadores Educação básica Educação profissional técnica Recurso digital de ensino Mediação e aprendizagem. |
description |
O presente artigo é um recorte da tese do doutorado profissional em ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é despertar, ampliando as concepções ideológicas, subjetivas dos sujeitos, intermediada pela TDIC como recurso para a (auto) formação socioambiental, através da elaboração de um site. Adotamos como metodologia a pesquisa-ação-participante e nos valemos da observação participante não estruturada, com base em Novaes e Gil, com questinários aplicados à cursistas de uma especilização em Docência para a Educação Profissional Técnica, que avaliaram o site em primeira instância como Produto Educacional da tese. O site consolidou a organização da pesquisa de doutorado, além de dois cursos de extensão na modalidade a distância, com a proposta de transversalizar a Educação Ambiental Crítica, articulada ao currículo educacional da Educação Básica e Profissional Técnica. Para a avaliação do site, descrevemos, principalmente, neste artigo a validação em segunda instância, realizada por juízes pareceristas, composto por doutores, com formação nas áreas de educação, ensino de Ciência e tecnologia. Nos resultados e discussão, Barbosa contribuiu para a realização da análise interpretativa de contexto, a partir dos questionários dos cursistas em 2022 e dos juízes em 2023, onde melhoramos o site como recurso digital de ensino, organização e divulgação socioambiental. Como considerações finais, o trabalho responde ao problema da pesquisa, em descrever como as TDIC colaboram com a performance do Educador contemporâneo nos diferentes processos de formação, partindo de temas transversais para uma Educação Ambiental Crítica, considerando o contexto. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278 10.33448/rsd-v12i9.43278 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i9.43278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43278/34905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Sílvia Cristina de Souza Trajano; Alexandre Maia do Bomfim https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Sílvia Cristina de Souza Trajano; Alexandre Maia do Bomfim https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e14712943278 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e14712943278 Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e14712943278 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052630878388224 |