Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alisson Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias, Marcela Fabiani Silva, Barbosa, Sabrina dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943
Resumo: O objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre a modalidade Tapembol de uma escola em Santana-AP e apresentar um relato do criador da modalidade sobre o esporte. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Buscaram-se informações em algumas bases de dados utilizando a palavra Tapembol e identificaram-se apenas dois artigos científicos tratando do assunto. A pesquisa foi organizada em três etapas: assinatura do TCLE pelos pais dos alunos, assinatura do Termo de Assentimento pelos estudantes e a coleta de dados. A amostra foi composta por 200 alunos da etapa do Ensino Fundamental que responderam um questionário que versava sobre a modalidade pesquisada. Os resultados indicaram que os alunos ainda conhecem pouco sobre a modalidade e que há um interesse grande por parte dos alunos em participar das aulas e pela temática do Tapembol. Os resultados indicaram ainda conforme relato do criador da modalidade, que o Tapembol é um esporte de fácil realização, inclusivo e com boa jogabilidade, características estas que facilitam a participação dos alunos nas aulas. Conclui-se que o Tapembol nas aulas de Educação Física ainda é uma modalidade em expansão e que há necessidade de realização de mais estudos para difundir e se conhecer mais sobre este esporte.
id UNIFEI_2aa8d4e20c07e81bc04a5b1c8b4076ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41943
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencionalTapembol in physical education classes: from play to unconventional sportTapembol en las clases de educación física: de un juego a un deporte no convencionalTapembolPhysical EducationSchoolSport.TapembolEducación FísicaEscuelaDeporte.TapembolEducação FísicaEscolaEsporte.O objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre a modalidade Tapembol de uma escola em Santana-AP e apresentar um relato do criador da modalidade sobre o esporte. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Buscaram-se informações em algumas bases de dados utilizando a palavra Tapembol e identificaram-se apenas dois artigos científicos tratando do assunto. A pesquisa foi organizada em três etapas: assinatura do TCLE pelos pais dos alunos, assinatura do Termo de Assentimento pelos estudantes e a coleta de dados. A amostra foi composta por 200 alunos da etapa do Ensino Fundamental que responderam um questionário que versava sobre a modalidade pesquisada. Os resultados indicaram que os alunos ainda conhecem pouco sobre a modalidade e que há um interesse grande por parte dos alunos em participar das aulas e pela temática do Tapembol. Os resultados indicaram ainda conforme relato do criador da modalidade, que o Tapembol é um esporte de fácil realização, inclusivo e com boa jogabilidade, características estas que facilitam a participação dos alunos nas aulas. Conclui-se que o Tapembol nas aulas de Educação Física ainda é uma modalidade em expansão e que há necessidade de realização de mais estudos para difundir e se conhecer mais sobre este esporte.The objective of the study was to investigate the perception of students about the Tapembol modality of a school in Santana-AP and to present a report of the modality's creator about the sport. A qualitative, exploratory and descriptive study was carried out. Information was sought in some databases using the word Tapembol and only two scientific articles dealing with the subject were identified. The research was organized in three stages: signature of the TCLE by the students' parents, signature of the Term of Assent by the students and data collection. The sample consisted of 200 elementary school students who answered a questionnaire about the modality researched. The results indicated that the students still know little about the modality and that there is a great interest on the part of the students in participating in the classes and in the theme of Tapembol. The results also indicated, as reported by the modality's creator, that Tapembol is a sport that is easy to perform, inclusive and with good gameplay, characteristics that facilitate the participation of students in classes. It is concluded that Tapembol in Physical Education classes is still an expanding modality and that there is a need for further studies to disseminate and know more about this sport.El objetivo del estudio fue investigar la percepción de los alumnos sobre la modalidad Tapembol de una escuela de Santana-AP y presentar un relato del creador de la modalidad sobre el deporte. Se realizó un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo. Se buscó información en algunas bases de datos utilizando la palabra Tapembol y solo se identificaron dos artículos científicos que tratan el tema. La investigación se organizó en tres etapas: firma del TCLE por los padres de los alumnos, firma del Término de Asentimiento por los alumnos y recolección de datos. La muestra estuvo conformada por 200 estudiantes de primaria que respondieron un cuestionario sobre la modalidad investigada. Los resultados indicaron que los alumnos aún conocen poco sobre la modalidad y que existe un gran interés por parte de los alumnos en participar de las clases y en la temática de Tapembol. Los resultados también indicaron, según informó el creador de la modalidad, que el tapembol es un deporte fácil de realizar, inclusivo y con buena jugabilidad, características que facilitan la participación de los alumnos en las clases. Se concluye que el Tapembol en las clases de Educación Física sigue siendo una modalidad en expansión y que existe la necesidad de más estudios para difundir y conocer más sobre este deporte.Research, Society and Development2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4194310.33448/rsd-v12i6.41943Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e2012641943Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e2012641943Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e20126419432525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943/33981Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias; Sabrina dos Santos Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva Barbosa, Sabrina dos Santos 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41943Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
Tapembol in physical education classes: from play to unconventional sport
Tapembol en las clases de educación física: de un juego a un deporte no convencional
title Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
spellingShingle Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
Costa, Alisson Vieira
Tapembol
Physical Education
School
Sport.
Tapembol
Educación Física
Escuela
Deporte.
Tapembol
Educação Física
Escola
Esporte.
title_short Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
title_full Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
title_fullStr Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
title_full_unstemmed Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
title_sort Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
author Costa, Alisson Vieira
author_facet Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
Barbosa, Sabrina dos Santos
author_role author
author2 Dias, Marcela Fabiani Silva
Barbosa, Sabrina dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
Barbosa, Sabrina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tapembol
Physical Education
School
Sport.
Tapembol
Educación Física
Escuela
Deporte.
Tapembol
Educação Física
Escola
Esporte.
topic Tapembol
Physical Education
School
Sport.
Tapembol
Educación Física
Escuela
Deporte.
Tapembol
Educação Física
Escola
Esporte.
description O objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre a modalidade Tapembol de uma escola em Santana-AP e apresentar um relato do criador da modalidade sobre o esporte. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Buscaram-se informações em algumas bases de dados utilizando a palavra Tapembol e identificaram-se apenas dois artigos científicos tratando do assunto. A pesquisa foi organizada em três etapas: assinatura do TCLE pelos pais dos alunos, assinatura do Termo de Assentimento pelos estudantes e a coleta de dados. A amostra foi composta por 200 alunos da etapa do Ensino Fundamental que responderam um questionário que versava sobre a modalidade pesquisada. Os resultados indicaram que os alunos ainda conhecem pouco sobre a modalidade e que há um interesse grande por parte dos alunos em participar das aulas e pela temática do Tapembol. Os resultados indicaram ainda conforme relato do criador da modalidade, que o Tapembol é um esporte de fácil realização, inclusivo e com boa jogabilidade, características estas que facilitam a participação dos alunos nas aulas. Conclui-se que o Tapembol nas aulas de Educação Física ainda é uma modalidade em expansão e que há necessidade de realização de mais estudos para difundir e se conhecer mais sobre este esporte.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943
10.33448/rsd-v12i6.41943
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i6.41943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943/33981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias; Sabrina dos Santos Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias; Sabrina dos Santos Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e2012641943
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e2012641943
Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e2012641943
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052625543233536