Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre a modalidade Tapembol de uma escola em Santana-AP e apresentar um relato do criador da modalidade sobre o esporte. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Buscaram-se informações em algumas bases de dados utilizando a palavra Tapembol e identificaram-se apenas dois artigos científicos tratando do assunto. A pesquisa foi organizada em três etapas: assinatura do TCLE pelos pais dos alunos, assinatura do Termo de Assentimento pelos estudantes e a coleta de dados. A amostra foi composta por 200 alunos da etapa do Ensino Fundamental que responderam um questionário que versava sobre a modalidade pesquisada. Os resultados indicaram que os alunos ainda conhecem pouco sobre a modalidade e que há um interesse grande por parte dos alunos em participar das aulas e pela temática do Tapembol. Os resultados indicaram ainda conforme relato do criador da modalidade, que o Tapembol é um esporte de fácil realização, inclusivo e com boa jogabilidade, características estas que facilitam a participação dos alunos nas aulas. Conclui-se que o Tapembol nas aulas de Educação Física ainda é uma modalidade em expansão e que há necessidade de realização de mais estudos para difundir e se conhecer mais sobre este esporte. |
id |
UNIFEI_2aa8d4e20c07e81bc04a5b1c8b4076ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41943 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencionalTapembol in physical education classes: from play to unconventional sportTapembol en las clases de educación física: de un juego a un deporte no convencionalTapembolPhysical EducationSchoolSport.TapembolEducación FísicaEscuelaDeporte.TapembolEducação FísicaEscolaEsporte.O objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre a modalidade Tapembol de uma escola em Santana-AP e apresentar um relato do criador da modalidade sobre o esporte. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Buscaram-se informações em algumas bases de dados utilizando a palavra Tapembol e identificaram-se apenas dois artigos científicos tratando do assunto. A pesquisa foi organizada em três etapas: assinatura do TCLE pelos pais dos alunos, assinatura do Termo de Assentimento pelos estudantes e a coleta de dados. A amostra foi composta por 200 alunos da etapa do Ensino Fundamental que responderam um questionário que versava sobre a modalidade pesquisada. Os resultados indicaram que os alunos ainda conhecem pouco sobre a modalidade e que há um interesse grande por parte dos alunos em participar das aulas e pela temática do Tapembol. Os resultados indicaram ainda conforme relato do criador da modalidade, que o Tapembol é um esporte de fácil realização, inclusivo e com boa jogabilidade, características estas que facilitam a participação dos alunos nas aulas. Conclui-se que o Tapembol nas aulas de Educação Física ainda é uma modalidade em expansão e que há necessidade de realização de mais estudos para difundir e se conhecer mais sobre este esporte.The objective of the study was to investigate the perception of students about the Tapembol modality of a school in Santana-AP and to present a report of the modality's creator about the sport. A qualitative, exploratory and descriptive study was carried out. Information was sought in some databases using the word Tapembol and only two scientific articles dealing with the subject were identified. The research was organized in three stages: signature of the TCLE by the students' parents, signature of the Term of Assent by the students and data collection. The sample consisted of 200 elementary school students who answered a questionnaire about the modality researched. The results indicated that the students still know little about the modality and that there is a great interest on the part of the students in participating in the classes and in the theme of Tapembol. The results also indicated, as reported by the modality's creator, that Tapembol is a sport that is easy to perform, inclusive and with good gameplay, characteristics that facilitate the participation of students in classes. It is concluded that Tapembol in Physical Education classes is still an expanding modality and that there is a need for further studies to disseminate and know more about this sport.El objetivo del estudio fue investigar la percepción de los alumnos sobre la modalidad Tapembol de una escuela de Santana-AP y presentar un relato del creador de la modalidad sobre el deporte. Se realizó un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo. Se buscó información en algunas bases de datos utilizando la palabra Tapembol y solo se identificaron dos artículos científicos que tratan el tema. La investigación se organizó en tres etapas: firma del TCLE por los padres de los alumnos, firma del Término de Asentimiento por los alumnos y recolección de datos. La muestra estuvo conformada por 200 estudiantes de primaria que respondieron un cuestionario sobre la modalidad investigada. Los resultados indicaron que los alumnos aún conocen poco sobre la modalidad y que existe un gran interés por parte de los alumnos en participar de las clases y en la temática de Tapembol. Los resultados también indicaron, según informó el creador de la modalidad, que el tapembol es un deporte fácil de realizar, inclusivo y con buena jugabilidad, características que facilitan la participación de los alumnos en las clases. Se concluye que el Tapembol en las clases de Educación Física sigue siendo una modalidad en expansión y que existe la necesidad de más estudios para difundir y conocer más sobre este deporte.Research, Society and Development2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4194310.33448/rsd-v12i6.41943Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e2012641943Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e2012641943Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e20126419432525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943/33981Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias; Sabrina dos Santos Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva Barbosa, Sabrina dos Santos 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41943Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional Tapembol in physical education classes: from play to unconventional sport Tapembol en las clases de educación física: de un juego a un deporte no convencional |
title |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional |
spellingShingle |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional Costa, Alisson Vieira Tapembol Physical Education School Sport. Tapembol Educación Física Escuela Deporte. Tapembol Educação Física Escola Esporte. |
title_short |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional |
title_full |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional |
title_fullStr |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional |
title_full_unstemmed |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional |
title_sort |
Tapembol nas aulas de educação física: de brincadeira a esporte não convencional |
author |
Costa, Alisson Vieira |
author_facet |
Costa, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva Barbosa, Sabrina dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Marcela Fabiani Silva Barbosa, Sabrina dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva Barbosa, Sabrina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tapembol Physical Education School Sport. Tapembol Educación Física Escuela Deporte. Tapembol Educação Física Escola Esporte. |
topic |
Tapembol Physical Education School Sport. Tapembol Educación Física Escuela Deporte. Tapembol Educação Física Escola Esporte. |
description |
O objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre a modalidade Tapembol de uma escola em Santana-AP e apresentar um relato do criador da modalidade sobre o esporte. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Buscaram-se informações em algumas bases de dados utilizando a palavra Tapembol e identificaram-se apenas dois artigos científicos tratando do assunto. A pesquisa foi organizada em três etapas: assinatura do TCLE pelos pais dos alunos, assinatura do Termo de Assentimento pelos estudantes e a coleta de dados. A amostra foi composta por 200 alunos da etapa do Ensino Fundamental que responderam um questionário que versava sobre a modalidade pesquisada. Os resultados indicaram que os alunos ainda conhecem pouco sobre a modalidade e que há um interesse grande por parte dos alunos em participar das aulas e pela temática do Tapembol. Os resultados indicaram ainda conforme relato do criador da modalidade, que o Tapembol é um esporte de fácil realização, inclusivo e com boa jogabilidade, características estas que facilitam a participação dos alunos nas aulas. Conclui-se que o Tapembol nas aulas de Educação Física ainda é uma modalidade em expansão e que há necessidade de realização de mais estudos para difundir e se conhecer mais sobre este esporte. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943 10.33448/rsd-v12i6.41943 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i6.41943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41943/33981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias; Sabrina dos Santos Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias; Sabrina dos Santos Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e2012641943 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e2012641943 Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e2012641943 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052625543233536 |