Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira-Santos, Joene
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kuster, Esimely Maria Isaltino, Fukuya, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43614
Resumo: Diante da pandemia de COVID-19, a suspensão das atividades escolares presenciais, como forma de propiciar o isolamento social e diminuir a transmissão do vírus, foi uma das medidas estabelecidas. Todavia, mudanças drásticas e adversas podem ser percebidas como eventos estressores e, a depender das estratégias de coping utilizadas pelo indivíduo para enfrentar as situações estressógenas, podem ocasionar um maior ou menor nível de estresse. O objetivo do presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura que buscou analisar como os estudantes universitários de cursos da área da saúde têm enfrentado o estresse desencadeado pela pandemia da COVID-19. As buscas foram realizadas no Periódicos CAPES e no Portal Regional da BVS em agosto de 2021 utilizando a seguinte combinação de descritores: (coping) AND ("college student" OR undergraduate) AND (covid-19 OR COVID OR pandemic). Foram localizados 199 artigos científicos; contudo, apenas 11 abordavam as estratégias utilizadas pelos estudantes universitários de cursos da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. As estratégias mais utilizadas por esses estudantes foram: Suporte Social, Lazer e Bem-Estar, Copig Ativo e Desinvestimento Emocional. Os dados dessa revisão podem subsidiar a elaboração de intervenções que auxiliem os estudantes a desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes na prevenção e mitigação do estresse.
id UNIFEI_324a3cbaa271ebcd5887aa28088a6ba8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43614
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literaturaCoping in healthcare students during a COVID-19 pandemic: Systematic literature reviewCope en estudiantes de salud durante la pandemia de COVID-19: Revisión sistemática de la literaturaEstudantes de Ciências da SaúdeCovid-19Estresse psicológicoAdaptação psicológicaUniversidadesRevisão sistemática.Health Occupations StudentsCOVID-19Psychological stressPsychological adaptationUniversitiesSystematic review.Estudiantes de Ciencias de la SaludCOVID-19Estrés psicológicoAdaptación psicológicaUniversidadesRevisión sistemática.Diante da pandemia de COVID-19, a suspensão das atividades escolares presenciais, como forma de propiciar o isolamento social e diminuir a transmissão do vírus, foi uma das medidas estabelecidas. Todavia, mudanças drásticas e adversas podem ser percebidas como eventos estressores e, a depender das estratégias de coping utilizadas pelo indivíduo para enfrentar as situações estressógenas, podem ocasionar um maior ou menor nível de estresse. O objetivo do presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura que buscou analisar como os estudantes universitários de cursos da área da saúde têm enfrentado o estresse desencadeado pela pandemia da COVID-19. As buscas foram realizadas no Periódicos CAPES e no Portal Regional da BVS em agosto de 2021 utilizando a seguinte combinação de descritores: (coping) AND ("college student" OR undergraduate) AND (covid-19 OR COVID OR pandemic). Foram localizados 199 artigos científicos; contudo, apenas 11 abordavam as estratégias utilizadas pelos estudantes universitários de cursos da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. As estratégias mais utilizadas por esses estudantes foram: Suporte Social, Lazer e Bem-Estar, Copig Ativo e Desinvestimento Emocional. Os dados dessa revisão podem subsidiar a elaboração de intervenções que auxiliem os estudantes a desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes na prevenção e mitigação do estresse.To face the COVID-19 pandemic in-person school activities were interrupted, as a way to provide social isolation and reduce the transmission of the virus. However, drastic and adverse changes can be perceived as potential stressor and, depending on the coping strategies used by the individual to face stressful situations, can cause a greater or lesser level of stress. The objective of the present study consists of a systematic review of the literature that sought to analyze how university students studying health courses have faced the stress triggered by the COVID-19 pandemic. Searches were performed, in August 2021, in CAPES Periodicals and the BVS Regional Portal (Virtual Health Library), grouping the following descriptors: (coping) AND ("college student" OR undergraduate) AND (covid-19 OR COVID OR pandemic). From this search, 199 scientific articles were tracked; however, only 11 articles addressed the strategies used by university students in healthcare courses during a COVID-19 pandemic. The most used strategies by the students were: Social Support, Leisure and Well-Being, Active Coping and Emotional Disengagement. The data from this review can support the development of interventions that can help students to develop effective coping strategies in the prevention and mitigation of stress.Ante la pandemia de COVID-19, la suspensión de las actividades escolares presenciales, como forma de promover el aislamiento social y reducir la transmisión del virus, fue una de las medidas establecidas. Sin embargo, los cambios drásticos y adversos pueden percibirse como eventos estresantes y, dependiendo de las estrategias de afrontamiento que utilice el individuo para afrontar situaciones estresantes, pueden provocar un mayor o menor nivel de estrés. El objetivo del presente estudio consiste en una revisión sistemática de la literatura que buscó analizar cómo los estudiantes universitarios de carreras de salud han enfrentado el estrés desencadenado por la pandemia de COVID-19. Las búsquedas se realizaron en Revistas CAPES y en el Portal Regional de la BVS en agosto de 2021 utilizando la siguiente combinación de descriptores: (coping) AND ("estudiante universitario" OR pregrado) AND (covid-19 OR COVID OR pandemia). Se localizaron 199 artículos científicos; sin embargo, solo 11 abordaron las estrategias utilizadas por estudiantes universitarios que cursan cursos de salud durante la pandemia de COVID-19. Las estrategias más utilizadas por estos estudiantes fueron: Apoyo Social, Ocio y Bienestar, Copig Ativo y Desinversión Emocional. Los datos de esta revisión pueden respaldar el desarrollo de intervenciones que ayuden a los estudiantes a desarrollar estrategias de afrontamiento efectivas para prevenir y mitigar el estrés.Research, Society and Development2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4361410.33448/rsd-v12i11.43614Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e07121143614Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e07121143614Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e071211436142525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43614/35072Copyright (c) 2023 Joene Vieira-Santos; Esimely Maria Isaltino Kuster; Maria Isabel Fukuyahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira-Santos, JoeneKuster, Esimely Maria Isaltino Fukuya, Maria Isabel 2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43614Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
Coping in healthcare students during a COVID-19 pandemic: Systematic literature review
Cope en estudiantes de salud durante la pandemia de COVID-19: Revisión sistemática de la literatura
title Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
spellingShingle Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
Vieira-Santos, Joene
Estudantes de Ciências da Saúde
Covid-19
Estresse psicológico
Adaptação psicológica
Universidades
Revisão sistemática.
Health Occupations Students
COVID-19
Psychological stress
Psychological adaptation
Universities
Systematic review.
Estudiantes de Ciencias de la Salud
COVID-19
Estrés psicológico
Adaptación psicológica
Universidades
Revisión sistemática.
title_short Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
title_full Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
title_fullStr Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
title_sort Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
author Vieira-Santos, Joene
author_facet Vieira-Santos, Joene
Kuster, Esimely Maria Isaltino
Fukuya, Maria Isabel
author_role author
author2 Kuster, Esimely Maria Isaltino
Fukuya, Maria Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira-Santos, Joene
Kuster, Esimely Maria Isaltino
Fukuya, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Ciências da Saúde
Covid-19
Estresse psicológico
Adaptação psicológica
Universidades
Revisão sistemática.
Health Occupations Students
COVID-19
Psychological stress
Psychological adaptation
Universities
Systematic review.
Estudiantes de Ciencias de la Salud
COVID-19
Estrés psicológico
Adaptación psicológica
Universidades
Revisión sistemática.
topic Estudantes de Ciências da Saúde
Covid-19
Estresse psicológico
Adaptação psicológica
Universidades
Revisão sistemática.
Health Occupations Students
COVID-19
Psychological stress
Psychological adaptation
Universities
Systematic review.
Estudiantes de Ciencias de la Salud
COVID-19
Estrés psicológico
Adaptación psicológica
Universidades
Revisión sistemática.
description Diante da pandemia de COVID-19, a suspensão das atividades escolares presenciais, como forma de propiciar o isolamento social e diminuir a transmissão do vírus, foi uma das medidas estabelecidas. Todavia, mudanças drásticas e adversas podem ser percebidas como eventos estressores e, a depender das estratégias de coping utilizadas pelo indivíduo para enfrentar as situações estressógenas, podem ocasionar um maior ou menor nível de estresse. O objetivo do presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura que buscou analisar como os estudantes universitários de cursos da área da saúde têm enfrentado o estresse desencadeado pela pandemia da COVID-19. As buscas foram realizadas no Periódicos CAPES e no Portal Regional da BVS em agosto de 2021 utilizando a seguinte combinação de descritores: (coping) AND ("college student" OR undergraduate) AND (covid-19 OR COVID OR pandemic). Foram localizados 199 artigos científicos; contudo, apenas 11 abordavam as estratégias utilizadas pelos estudantes universitários de cursos da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. As estratégias mais utilizadas por esses estudantes foram: Suporte Social, Lazer e Bem-Estar, Copig Ativo e Desinvestimento Emocional. Os dados dessa revisão podem subsidiar a elaboração de intervenções que auxiliem os estudantes a desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes na prevenção e mitigação do estresse.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43614
10.33448/rsd-v12i11.43614
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43614
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i11.43614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43614/35072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Joene Vieira-Santos; Esimely Maria Isaltino Kuster; Maria Isabel Fukuya
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Joene Vieira-Santos; Esimely Maria Isaltino Kuster; Maria Isabel Fukuya
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e07121143614
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e07121143614
Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e07121143614
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052632350588928