Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literatura
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43614 |
Resumo: | Diante da pandemia de COVID-19, a suspensão das atividades escolares presenciais, como forma de propiciar o isolamento social e diminuir a transmissão do vírus, foi uma das medidas estabelecidas. Todavia, mudanças drásticas e adversas podem ser percebidas como eventos estressores e, a depender das estratégias de coping utilizadas pelo indivíduo para enfrentar as situações estressógenas, podem ocasionar um maior ou menor nível de estresse. O objetivo do presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura que buscou analisar como os estudantes universitários de cursos da área da saúde têm enfrentado o estresse desencadeado pela pandemia da COVID-19. As buscas foram realizadas no Periódicos CAPES e no Portal Regional da BVS em agosto de 2021 utilizando a seguinte combinação de descritores: (coping) AND ("college student" OR undergraduate) AND (covid-19 OR COVID OR pandemic). Foram localizados 199 artigos científicos; contudo, apenas 11 abordavam as estratégias utilizadas pelos estudantes universitários de cursos da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. As estratégias mais utilizadas por esses estudantes foram: Suporte Social, Lazer e Bem-Estar, Copig Ativo e Desinvestimento Emocional. Os dados dessa revisão podem subsidiar a elaboração de intervenções que auxiliem os estudantes a desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes na prevenção e mitigação do estresse. |
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Coping em estudantes da área de saúde durante a pandemia COVID-19: Revisão sistemática da literaturaCoping in healthcare students during a COVID-19 pandemic: Systematic literature reviewCope en estudiantes de salud durante la pandemia de COVID-19: Revisión sistemática de la literaturaEstudantes de Ciências da SaúdeCovid-19Estresse psicológicoAdaptação psicológicaUniversidadesRevisão sistemática.Health Occupations StudentsCOVID-19Psychological stressPsychological adaptationUniversitiesSystematic review.Estudiantes de Ciencias de la SaludCOVID-19Estrés psicológicoAdaptación psicológicaUniversidadesRevisión sistemática.Diante da pandemia de COVID-19, a suspensão das atividades escolares presenciais, como forma de propiciar o isolamento social e diminuir a transmissão do vírus, foi uma das medidas estabelecidas. Todavia, mudanças drásticas e adversas podem ser percebidas como eventos estressores e, a depender das estratégias de coping utilizadas pelo indivíduo para enfrentar as situações estressógenas, podem ocasionar um maior ou menor nível de estresse. O objetivo do presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura que buscou analisar como os estudantes universitários de cursos da área da saúde têm enfrentado o estresse desencadeado pela pandemia da COVID-19. As buscas foram realizadas no Periódicos CAPES e no Portal Regional da BVS em agosto de 2021 utilizando a seguinte combinação de descritores: (coping) AND ("college student" OR undergraduate) AND (covid-19 OR COVID OR pandemic). Foram localizados 199 artigos científicos; contudo, apenas 11 abordavam as estratégias utilizadas pelos estudantes universitários de cursos da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. As estratégias mais utilizadas por esses estudantes foram: Suporte Social, Lazer e Bem-Estar, Copig Ativo e Desinvestimento Emocional. Os dados dessa revisão podem subsidiar a elaboração de intervenções que auxiliem os estudantes a desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes na prevenção e mitigação do estresse.To face the COVID-19 pandemic in-person school activities were interrupted, as a way to provide social isolation and reduce the transmission of the virus. However, drastic and adverse changes can be perceived as potential stressor and, depending on the coping strategies used by the individual to face stressful situations, can cause a greater or lesser level of stress. The objective of the present study consists of a systematic review of the literature that sought to analyze how university students studying health courses have faced the stress triggered by the COVID-19 pandemic. Searches were performed, in August 2021, in CAPES Periodicals and the BVS Regional Portal (Virtual Health Library), grouping the following descriptors: (coping) AND ("college student" OR undergraduate) AND (covid-19 OR COVID OR pandemic). From this search, 199 scientific articles were tracked; however, only 11 articles addressed the strategies used by university students in healthcare courses during a COVID-19 pandemic. The most used strategies by the students were: Social Support, Leisure and Well-Being, Active Coping and Emotional Disengagement. The data from this review can support the development of interventions that can help students to develop effective coping strategies in the prevention and mitigation of stress.Ante la pandemia de COVID-19, la suspensión de las actividades escolares presenciales, como forma de promover el aislamiento social y reducir la transmisión del virus, fue una de las medidas establecidas. Sin embargo, los cambios drásticos y adversos pueden percibirse como eventos estresantes y, dependiendo de las estrategias de afrontamiento que utilice el individuo para afrontar situaciones estresantes, pueden provocar un mayor o menor nivel de estrés. El objetivo del presente estudio consiste en una revisión sistemática de la literatura que buscó analizar cómo los estudiantes universitarios de carreras de salud han enfrentado el estrés desencadenado por la pandemia de COVID-19. Las búsquedas se realizaron en Revistas CAPES y en el Portal Regional de la BVS en agosto de 2021 utilizando la siguiente combinación de descriptores: (coping) AND ("estudiante universitario" OR pregrado) AND (covid-19 OR COVID OR pandemia). Se localizaron 199 artículos científicos; sin embargo, solo 11 abordaron las estrategias utilizadas por estudiantes universitarios que cursan cursos de salud durante la pandemia de COVID-19. Las estrategias más utilizadas por estos estudiantes fueron: Apoyo Social, Ocio y Bienestar, Copig Ativo y Desinversión Emocional. Los datos de esta revisión pueden respaldar el desarrollo de intervenciones que ayuden a los estudiantes a desarrollar estrategias de afrontamiento efectivas para prevenir y mitigar el estrés.Research, Society and Development2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4361410.33448/rsd-v12i11.43614Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e07121143614Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e07121143614Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e071211436142525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43614/35072Copyright (c) 2023 Joene Vieira-Santos; Esimely Maria Isaltino Kuster; Maria Isabel Fukuyahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira-Santos, JoeneKuster, Esimely Maria Isaltino Fukuya, Maria Isabel 2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43614Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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