Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisco Neto Lima de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044
Resumo: Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularizado pelo heterônomo Malba Tahan, é frequentemente lembrado por sua vasta produção literária infantojuvenil, cuja principal característica é entrelaçar o conhecimento matemático a diversos contextos, dando origem a produções que são, até hoje, fontes de popularização da matemática no Brasil. Com isso, estabelecemos como objetivo geral deste artigo, fazer um estudo do conto Aventura dos 35 camelos, de forma a compreender as possíveis potencialidades didáticas do conto para a educação básica. Nosso trabalho é ancorado a partir da perspectiva de alguns teóricos, por exemplo, Rodrigues; Santana; Lindolfo. No mais, levamos em consideração, também, para o nosso estudo, o principal documento norteador da educação básica, a BNCC. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais contribuições o conto aventura dos 35 camelos, de Malba Tahan, pode trazer para o ensino de língua portuguesa e matemática na educação básica?   Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser entendida como bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, apontamos que a articulação entre os elementos narrativos do conto com os elementos matemáticos é capaz de inspirar situações de ensino que propiciam aos sujeitos compreensão de conceitos matemáticos, rompendo a percepção errônea de que a matemática e a literatura não podem estar associadas em prol do ensino.
id UNIFEI_37c0d873cba2746be7b65e807b3c770f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43044
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aulaMalba Tahan and the tale Adventure of the 35 camels: glimpsing interdisciplinary didactic possibilities in the classroomMalba Tahan y el cuento La aventura de los 35 camellos: vislumbrando posibilidades didácticas interdisciplinares en el aulaEnseñanza de las matemáticasParadidácticos de las MatemáticasMalba TahanMatemática recreativa.Ensino de matemáticaParadidático de matemáticaMalba TahanMatemática recreativa. Paradidactic mathematicsMalba TahanMathematics teachingRecreational mathematics.Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularizado pelo heterônomo Malba Tahan, é frequentemente lembrado por sua vasta produção literária infantojuvenil, cuja principal característica é entrelaçar o conhecimento matemático a diversos contextos, dando origem a produções que são, até hoje, fontes de popularização da matemática no Brasil. Com isso, estabelecemos como objetivo geral deste artigo, fazer um estudo do conto Aventura dos 35 camelos, de forma a compreender as possíveis potencialidades didáticas do conto para a educação básica. Nosso trabalho é ancorado a partir da perspectiva de alguns teóricos, por exemplo, Rodrigues; Santana; Lindolfo. No mais, levamos em consideração, também, para o nosso estudo, o principal documento norteador da educação básica, a BNCC. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais contribuições o conto aventura dos 35 camelos, de Malba Tahan, pode trazer para o ensino de língua portuguesa e matemática na educação básica?   Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser entendida como bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, apontamos que a articulação entre os elementos narrativos do conto com os elementos matemáticos é capaz de inspirar situações de ensino que propiciam aos sujeitos compreensão de conceitos matemáticos, rompendo a percepção errônea de que a matemática e a literatura não podem estar associadas em prol do ensino.Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularized by the heteronomies Malba Tahan, is often remembered for his vast children's literary production, whose main characteristic is to intertwine mathematical knowledge to various contexts, giving rise to productions that are, until today, sources of popularization of mathematics in Brazil. With this, we have established as the general objective of this article, to make a study of the tale Adventure of the 35 camels, in order to understand the possible didactic potentialities of the tale for basic education. Our work is anchored from the perspective of some theorists, for example, Rodrigues; Santana; Lindolfo. In addition, we also took into account, for our study, the main guiding document of basic education, the BNCC. We seek to answer the following research question: what contributions can Malba Tahan's adventure tale of the 35 camels bring to the teaching of Portuguese language and mathematics in basic education? In methodological terms, this research can be understood as bibliographical, with a qualitative approach. As a result, we point out that the articulation between the narrative elements of the tale with the mathematical elements is able to inspire teaching situations that provide subjects with understanding of mathematical concepts, breaking the erroneous perception that mathematics and literature cannot be associated for the sake of teaching.Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularizado por el heterónomo Malba Tahan, es a menudo recordado por su vasta producción literaria infantil, cuya principal característica es entrelazar el conocimiento matemático a diversos contextos, dando lugar a producciones que son, hasta hoy, fuentes de popularización de las matemáticas en Brasil. Con ello, nos hemos establecido como objetivo general de este artículo, hacer un estudio del cuento Aventura de los 35 camellos, con el fin de comprender las posibles potencialidades didácticas del cuento para la educación básica. Nuestro trabajo está anclado desde la perspectiva de algunos teóricos, por ejemplo, Rodrigues; Santana; Lindolfo. Además, también tomamos en cuenta, para nuestro estudio, el principal documento rector de la educación básica, el BNCC. Buscamos responder a la siguiente pregunta de investigación: ¿qué contribuciones puede aportar el cuento de aventuras de Malba Tahan sobre los 35 camellos a la enseñanza de la lengua portuguesa y las matemáticas en la educación básica? En términos metodológicos, esta investigación puede ser entendida como bibliográfica, con un enfoque cualitativo. Como resultado, señalamos que la articulación entre los elementos narrativos del cuento con los elementos matemáticos es capaz de inspirar situaciones de enseñanza que proporcionan a los sujetos la comprensión de conceptos matemáticos, rompiendo la percepción errónea de que las matemáticas y la literatura no pueden asociarse por el bien de la enseñanza.Research, Society and Development2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4304410.33448/rsd-v12i8.43044Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e17112843044Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e17112843044Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e171128430442525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044/34702Copyright (c) 2023 Francisco Neto Lima de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Francisco Neto Lima de2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43044Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
Malba Tahan and the tale Adventure of the 35 camels: glimpsing interdisciplinary didactic possibilities in the classroom
Malba Tahan y el cuento La aventura de los 35 camellos: vislumbrando posibilidades didácticas interdisciplinares en el aula
title Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
spellingShingle Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
Souza, Francisco Neto Lima de
Enseñanza de las matemáticas
Paradidácticos de las Matemáticas
Malba Tahan
Matemática recreativa.
Ensino de matemática
Paradidático de matemática
Malba Tahan
Matemática recreativa.
Paradidactic mathematics
Malba Tahan
Mathematics teaching
Recreational mathematics.
title_short Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
title_full Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
title_fullStr Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
title_full_unstemmed Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
title_sort Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
author Souza, Francisco Neto Lima de
author_facet Souza, Francisco Neto Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisco Neto Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza de las matemáticas
Paradidácticos de las Matemáticas
Malba Tahan
Matemática recreativa.
Ensino de matemática
Paradidático de matemática
Malba Tahan
Matemática recreativa.
Paradidactic mathematics
Malba Tahan
Mathematics teaching
Recreational mathematics.
topic Enseñanza de las matemáticas
Paradidácticos de las Matemáticas
Malba Tahan
Matemática recreativa.
Ensino de matemática
Paradidático de matemática
Malba Tahan
Matemática recreativa.
Paradidactic mathematics
Malba Tahan
Mathematics teaching
Recreational mathematics.
description Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularizado pelo heterônomo Malba Tahan, é frequentemente lembrado por sua vasta produção literária infantojuvenil, cuja principal característica é entrelaçar o conhecimento matemático a diversos contextos, dando origem a produções que são, até hoje, fontes de popularização da matemática no Brasil. Com isso, estabelecemos como objetivo geral deste artigo, fazer um estudo do conto Aventura dos 35 camelos, de forma a compreender as possíveis potencialidades didáticas do conto para a educação básica. Nosso trabalho é ancorado a partir da perspectiva de alguns teóricos, por exemplo, Rodrigues; Santana; Lindolfo. No mais, levamos em consideração, também, para o nosso estudo, o principal documento norteador da educação básica, a BNCC. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais contribuições o conto aventura dos 35 camelos, de Malba Tahan, pode trazer para o ensino de língua portuguesa e matemática na educação básica?   Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser entendida como bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, apontamos que a articulação entre os elementos narrativos do conto com os elementos matemáticos é capaz de inspirar situações de ensino que propiciam aos sujeitos compreensão de conceitos matemáticos, rompendo a percepção errônea de que a matemática e a literatura não podem estar associadas em prol do ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044
10.33448/rsd-v12i8.43044
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.43044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044/34702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Francisco Neto Lima de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Francisco Neto Lima de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e17112843044
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e17112843044
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e17112843044
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052630033235968