Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044 |
Resumo: | Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularizado pelo heterônomo Malba Tahan, é frequentemente lembrado por sua vasta produção literária infantojuvenil, cuja principal característica é entrelaçar o conhecimento matemático a diversos contextos, dando origem a produções que são, até hoje, fontes de popularização da matemática no Brasil. Com isso, estabelecemos como objetivo geral deste artigo, fazer um estudo do conto Aventura dos 35 camelos, de forma a compreender as possíveis potencialidades didáticas do conto para a educação básica. Nosso trabalho é ancorado a partir da perspectiva de alguns teóricos, por exemplo, Rodrigues; Santana; Lindolfo. No mais, levamos em consideração, também, para o nosso estudo, o principal documento norteador da educação básica, a BNCC. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais contribuições o conto aventura dos 35 camelos, de Malba Tahan, pode trazer para o ensino de língua portuguesa e matemática na educação básica? Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser entendida como bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, apontamos que a articulação entre os elementos narrativos do conto com os elementos matemáticos é capaz de inspirar situações de ensino que propiciam aos sujeitos compreensão de conceitos matemáticos, rompendo a percepção errônea de que a matemática e a literatura não podem estar associadas em prol do ensino. |
id |
UNIFEI_37c0d873cba2746be7b65e807b3c770f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43044 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aulaMalba Tahan and the tale Adventure of the 35 camels: glimpsing interdisciplinary didactic possibilities in the classroomMalba Tahan y el cuento La aventura de los 35 camellos: vislumbrando posibilidades didácticas interdisciplinares en el aulaEnseñanza de las matemáticasParadidácticos de las MatemáticasMalba TahanMatemática recreativa.Ensino de matemáticaParadidático de matemáticaMalba TahanMatemática recreativa. Paradidactic mathematicsMalba TahanMathematics teachingRecreational mathematics.Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularizado pelo heterônomo Malba Tahan, é frequentemente lembrado por sua vasta produção literária infantojuvenil, cuja principal característica é entrelaçar o conhecimento matemático a diversos contextos, dando origem a produções que são, até hoje, fontes de popularização da matemática no Brasil. Com isso, estabelecemos como objetivo geral deste artigo, fazer um estudo do conto Aventura dos 35 camelos, de forma a compreender as possíveis potencialidades didáticas do conto para a educação básica. Nosso trabalho é ancorado a partir da perspectiva de alguns teóricos, por exemplo, Rodrigues; Santana; Lindolfo. No mais, levamos em consideração, também, para o nosso estudo, o principal documento norteador da educação básica, a BNCC. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais contribuições o conto aventura dos 35 camelos, de Malba Tahan, pode trazer para o ensino de língua portuguesa e matemática na educação básica? Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser entendida como bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, apontamos que a articulação entre os elementos narrativos do conto com os elementos matemáticos é capaz de inspirar situações de ensino que propiciam aos sujeitos compreensão de conceitos matemáticos, rompendo a percepção errônea de que a matemática e a literatura não podem estar associadas em prol do ensino.Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularized by the heteronomies Malba Tahan, is often remembered for his vast children's literary production, whose main characteristic is to intertwine mathematical knowledge to various contexts, giving rise to productions that are, until today, sources of popularization of mathematics in Brazil. With this, we have established as the general objective of this article, to make a study of the tale Adventure of the 35 camels, in order to understand the possible didactic potentialities of the tale for basic education. Our work is anchored from the perspective of some theorists, for example, Rodrigues; Santana; Lindolfo. In addition, we also took into account, for our study, the main guiding document of basic education, the BNCC. We seek to answer the following research question: what contributions can Malba Tahan's adventure tale of the 35 camels bring to the teaching of Portuguese language and mathematics in basic education? In methodological terms, this research can be understood as bibliographical, with a qualitative approach. As a result, we point out that the articulation between the narrative elements of the tale with the mathematical elements is able to inspire teaching situations that provide subjects with understanding of mathematical concepts, breaking the erroneous perception that mathematics and literature cannot be associated for the sake of teaching.Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularizado por el heterónomo Malba Tahan, es a menudo recordado por su vasta producción literaria infantil, cuya principal característica es entrelazar el conocimiento matemático a diversos contextos, dando lugar a producciones que son, hasta hoy, fuentes de popularización de las matemáticas en Brasil. Con ello, nos hemos establecido como objetivo general de este artículo, hacer un estudio del cuento Aventura de los 35 camellos, con el fin de comprender las posibles potencialidades didácticas del cuento para la educación básica. Nuestro trabajo está anclado desde la perspectiva de algunos teóricos, por ejemplo, Rodrigues; Santana; Lindolfo. Además, también tomamos en cuenta, para nuestro estudio, el principal documento rector de la educación básica, el BNCC. Buscamos responder a la siguiente pregunta de investigación: ¿qué contribuciones puede aportar el cuento de aventuras de Malba Tahan sobre los 35 camellos a la enseñanza de la lengua portuguesa y las matemáticas en la educación básica? En términos metodológicos, esta investigación puede ser entendida como bibliográfica, con un enfoque cualitativo. Como resultado, señalamos que la articulación entre los elementos narrativos del cuento con los elementos matemáticos es capaz de inspirar situaciones de enseñanza que proporcionan a los sujetos la comprensión de conceptos matemáticos, rompiendo la percepción errónea de que las matemáticas y la literatura no pueden asociarse por el bien de la enseñanza.Research, Society and Development2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4304410.33448/rsd-v12i8.43044Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e17112843044Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e17112843044Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e171128430442525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044/34702Copyright (c) 2023 Francisco Neto Lima de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Francisco Neto Lima de2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43044Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula Malba Tahan and the tale Adventure of the 35 camels: glimpsing interdisciplinary didactic possibilities in the classroom Malba Tahan y el cuento La aventura de los 35 camellos: vislumbrando posibilidades didácticas interdisciplinares en el aula |
title |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula |
spellingShingle |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula Souza, Francisco Neto Lima de Enseñanza de las matemáticas Paradidácticos de las Matemáticas Malba Tahan Matemática recreativa. Ensino de matemática Paradidático de matemática Malba Tahan Matemática recreativa. Paradidactic mathematics Malba Tahan Mathematics teaching Recreational mathematics. |
title_short |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula |
title_full |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula |
title_fullStr |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula |
title_sort |
Malba Tahan e o conto Aventura dos 35 camelos: vislumbrando possibilidades didáticas interdisciplinares na sala de aula |
author |
Souza, Francisco Neto Lima de |
author_facet |
Souza, Francisco Neto Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisco Neto Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza de las matemáticas Paradidácticos de las Matemáticas Malba Tahan Matemática recreativa. Ensino de matemática Paradidático de matemática Malba Tahan Matemática recreativa. Paradidactic mathematics Malba Tahan Mathematics teaching Recreational mathematics. |
topic |
Enseñanza de las matemáticas Paradidácticos de las Matemáticas Malba Tahan Matemática recreativa. Ensino de matemática Paradidático de matemática Malba Tahan Matemática recreativa. Paradidactic mathematics Malba Tahan Mathematics teaching Recreational mathematics. |
description |
Júlio César de Mello e Souza (1985-1974), popularizado pelo heterônomo Malba Tahan, é frequentemente lembrado por sua vasta produção literária infantojuvenil, cuja principal característica é entrelaçar o conhecimento matemático a diversos contextos, dando origem a produções que são, até hoje, fontes de popularização da matemática no Brasil. Com isso, estabelecemos como objetivo geral deste artigo, fazer um estudo do conto Aventura dos 35 camelos, de forma a compreender as possíveis potencialidades didáticas do conto para a educação básica. Nosso trabalho é ancorado a partir da perspectiva de alguns teóricos, por exemplo, Rodrigues; Santana; Lindolfo. No mais, levamos em consideração, também, para o nosso estudo, o principal documento norteador da educação básica, a BNCC. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais contribuições o conto aventura dos 35 camelos, de Malba Tahan, pode trazer para o ensino de língua portuguesa e matemática na educação básica? Em termos metodológicos, esta pesquisa pode ser entendida como bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, apontamos que a articulação entre os elementos narrativos do conto com os elementos matemáticos é capaz de inspirar situações de ensino que propiciam aos sujeitos compreensão de conceitos matemáticos, rompendo a percepção errônea de que a matemática e a literatura não podem estar associadas em prol do ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044 10.33448/rsd-v12i8.43044 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.43044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43044/34702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Francisco Neto Lima de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Francisco Neto Lima de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e17112843044 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e17112843044 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e17112843044 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052630033235968 |