Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vinicius Borges
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244640
Resumo: Esta pesquisa analisou o processo de militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás – denominados de Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG). São escolas públicas regulares que tiveram a gestão escolar civil transferida para a gestão da polícia militar de Goiás após 2013. Além da substituição do diretor por um oficial da Polícia Militar nesses colégios é criada a Associação de Pais e Mestres com a função de administrar os recursos oriundos da contribuição voluntária mensal. É implantada uma estrutura organizacional de policiais militares distribuídos nos seguintes setores técnico-pedagógicos: divisão de ensino, administrativa, disciplinar e de finanças, regulamentados pelo Regimento Interno dos CPMG, não previstos na rede regular de ensino de Goiás. Diante disto, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as implicações do processo de militarização na garantia do direito à educação pública. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva foi desenvolvida utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo por meio de observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que os CPMG podem ser considerados obstáculo ao direito à educação pública em razão das seguintes especificidades: cobrança de mensalidade denominadas “contribuição voluntária” administrada pela Associação de Pais e Mestres (ASPM); processo seletivo por meio de sorteio para acesso; critérios de desempenho e disciplina para permanência; substituição da gestão escolar eleita pela comunidade pela gestão militar.
id UNSP_ad74aa0a24ed93a1e0d0419afa32f121
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244640
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuitaMilitarization of public schools in the state education network of Goiás: implications for the right to public and free educationDireito à educaçãoColégio militarGestão militarMilitarizaçãoRight to educationMilitar schoolMilitary managementMilitarizationEsta pesquisa analisou o processo de militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás – denominados de Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG). São escolas públicas regulares que tiveram a gestão escolar civil transferida para a gestão da polícia militar de Goiás após 2013. Além da substituição do diretor por um oficial da Polícia Militar nesses colégios é criada a Associação de Pais e Mestres com a função de administrar os recursos oriundos da contribuição voluntária mensal. É implantada uma estrutura organizacional de policiais militares distribuídos nos seguintes setores técnico-pedagógicos: divisão de ensino, administrativa, disciplinar e de finanças, regulamentados pelo Regimento Interno dos CPMG, não previstos na rede regular de ensino de Goiás. Diante disto, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as implicações do processo de militarização na garantia do direito à educação pública. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva foi desenvolvida utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo por meio de observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que os CPMG podem ser considerados obstáculo ao direito à educação pública em razão das seguintes especificidades: cobrança de mensalidade denominadas “contribuição voluntária” administrada pela Associação de Pais e Mestres (ASPM); processo seletivo por meio de sorteio para acesso; critérios de desempenho e disciplina para permanência; substituição da gestão escolar eleita pela comunidade pela gestão militar.This research analyzed the process of militarization of public schools in the state education system of Goiás – called Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG). They are regular public schools that had the civil school management transferred to the management of the military police of Goiás after 2013. In addition to the replacement of the director by an officer of the Military Police, these schools create the Association of Parents and Teachers, which is responsible for managing the resources arising from the monthly voluntary contribution. An organizational structure of military police officers distributed in the following technical-pedagogical sectors is implemented: teaching division, administrative division, disciplinary division and finance division, regulated by the Internal Regulation of the CPMG, which are not provided for in the regular teaching network of Goiás. Given this, this study aimed to identify and analyze the implications of the militarization process in guaranteeing the right to public education. The qualitative and descriptive research was developed using the following methodological procedures: bibliographic and documentary research, field research through observation and semi-structured interviews. The survey results indicate that the CPMGs can be considered as an obstacle to the right to public education, due to the following specificities: collection of a monthly fee called "voluntary contribution" administered by the Association of Parents and Teachers (ASPM); selection process through drawing lots for access; performance criteria and discipline for permanence; replacement of school management elected by the community by military management.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Vinicius Borges2023-07-19T11:18:50Z2023-07-19T11:18:50Z2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24464033004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:06:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244640Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:12.137493Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
Militarization of public schools in the state education network of Goiás: implications for the right to public and free education
title Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
spellingShingle Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
Alves, Vinicius Borges
Direito à educação
Colégio militar
Gestão militar
Militarização
Right to education
Militar school
Military management
Militarization
title_short Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
title_full Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
title_fullStr Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
title_full_unstemmed Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
title_sort Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
author Alves, Vinicius Borges
author_facet Alves, Vinicius Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borghi, Raquel Fontes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Vinicius Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à educação
Colégio militar
Gestão militar
Militarização
Right to education
Militar school
Military management
Militarization
topic Direito à educação
Colégio militar
Gestão militar
Militarização
Right to education
Militar school
Military management
Militarization
description Esta pesquisa analisou o processo de militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás – denominados de Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG). São escolas públicas regulares que tiveram a gestão escolar civil transferida para a gestão da polícia militar de Goiás após 2013. Além da substituição do diretor por um oficial da Polícia Militar nesses colégios é criada a Associação de Pais e Mestres com a função de administrar os recursos oriundos da contribuição voluntária mensal. É implantada uma estrutura organizacional de policiais militares distribuídos nos seguintes setores técnico-pedagógicos: divisão de ensino, administrativa, disciplinar e de finanças, regulamentados pelo Regimento Interno dos CPMG, não previstos na rede regular de ensino de Goiás. Diante disto, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as implicações do processo de militarização na garantia do direito à educação pública. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva foi desenvolvida utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo por meio de observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que os CPMG podem ser considerados obstáculo ao direito à educação pública em razão das seguintes especificidades: cobrança de mensalidade denominadas “contribuição voluntária” administrada pela Associação de Pais e Mestres (ASPM); processo seletivo por meio de sorteio para acesso; critérios de desempenho e disciplina para permanência; substituição da gestão escolar eleita pela comunidade pela gestão militar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
2023-07-19T11:18:50Z
2023-07-19T11:18:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244640
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/244640
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128400955539456