Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosemary Meneses dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Menezes, Dalva de Araujo, Santos, José Roberto Menezes dos, França, Vanessa Carvalho da Silva, Jesus, Karla Adriana Batista de, Ribeiro, Silvia Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482
Resumo: Propor procedimentos pedagógicos que despertem e construam uma aprendizagem significativa no âmbito escolar, em específico, na sala de aula, é uma questão que tem motivado pesquisadores a trazerem conhecimentos de como está acontecendo o dia a dia da classe com alunos Surdos no ensino regular e quão o ensino pode ser mais acessível com a realidade de aprender do aluno. O artigo tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizadas com alunos surdos de uma escola municipal de Tutóia-MA. A pesquisa foi um relato de experiências numa turma de 3º ano, vespertino, de forma descritiva, qualitativa, observações e a construção de um diário de bordo. Com os dados encontrados, a professora no começo apresentou muitas dificuldades, tendo que buscar ajuda dos professores de Libras atuantes na secretaria de educação do município. Contudo, esta foi orientada a fazer um curso sobre como utilizar materiais visuais e recursos reais, como jogos de encaixe, imagens, material de sucata (tampas, palitos, sementes) e desenhos feitos no quadro branco dos assuntos propostos, e outros materiais. Pode-se afirmar que, com a aquisição da professora de recursos didáticos para a sala de aula, o aluno começou a desenvolver habilidades de leitura, escrita, cálculos e outras competências necessárias para a sua autonomia pessoal e social.  
id UNIFEI_3f2a30e2f2ccf2de27124dbb7471df92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42482
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdosPedagogical practice: Teacher’s action for deaf studentsPráctica pedagógica: Acción docente para alunos sordosPrática educativa inclusivaAluno surdoLibras.Práctica educativa inclusivaAlumno sordoLibras.Inclusive educational practiceDeaf studentLibras.Propor procedimentos pedagógicos que despertem e construam uma aprendizagem significativa no âmbito escolar, em específico, na sala de aula, é uma questão que tem motivado pesquisadores a trazerem conhecimentos de como está acontecendo o dia a dia da classe com alunos Surdos no ensino regular e quão o ensino pode ser mais acessível com a realidade de aprender do aluno. O artigo tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizadas com alunos surdos de uma escola municipal de Tutóia-MA. A pesquisa foi um relato de experiências numa turma de 3º ano, vespertino, de forma descritiva, qualitativa, observações e a construção de um diário de bordo. Com os dados encontrados, a professora no começo apresentou muitas dificuldades, tendo que buscar ajuda dos professores de Libras atuantes na secretaria de educação do município. Contudo, esta foi orientada a fazer um curso sobre como utilizar materiais visuais e recursos reais, como jogos de encaixe, imagens, material de sucata (tampas, palitos, sementes) e desenhos feitos no quadro branco dos assuntos propostos, e outros materiais. Pode-se afirmar que, com a aquisição da professora de recursos didáticos para a sala de aula, o aluno começou a desenvolver habilidades de leitura, escrita, cálculos e outras competências necessárias para a sua autonomia pessoal e social.  Proposing pedagogical procedures that awaken and build meaningful learning in the school environment, in particular, in the classroom, is an issue that has motivated researchers to bring knowledge of how the day-to-day life of the class with Deaf students in regular education is happening and how teaching can be more accessible with the student's learning reality. The article aims to show the pedagogical practices of teachers in the early years of elementary school used with deaf students at a municipal school in Tutóia-MA. The research was a report of experiences in a 3rd year class, in the afternoon, in a descriptive, qualitative way, observations and the construction of a logbook. With the data found, the teacher at first presented many difficulties, having to seek help from Libras teachers working at the municipal education department. However, this was oriented to take a course on how to use visual materials and real resources, such as fitting games, images, scrap material (caps, toothpicks, seeds) and drawings made on the whiteboard of the proposed subjects, and other materials. It can be said that, with the acquisition of didactic resources for the classroom by the teacher, the student began to develop skills in reading, writing, calculations and other necessary skills for his personal and social autonomy.Proponer procedimientos pedagógicos que despierten y construyan aprendizajes significativos en el ambiente escolar, en particular, en el aula, es un tema que ha motivado a los investigadores a acercar el conocimiento de cómo es el día a día de la clase con alumnos Sordos en la educación regular. sucediendo y cómo la enseñanza puede ser más accesible con la realidad de aprendizaje del estudiante. El artículo tiene como objetivo mostrar las prácticas pedagógicas de los profesores en los primeros años de la escuela primaria utilizadas con estudiantes sordos en una escuela municipal en Tutóia-MA. La investigación fue un relato de experiencias en una clase de 3° año, por la tarde, de forma descriptiva, cualitativa, observaciones y la construcción de una bitácora. Con los datos encontrados, la maestra en un primer momento presentó muchas dificultades, teniendo que buscar ayuda de los maestros Libras que trabajan en la secretaría de educación municipal. Sin embargo, este estuvo orientado a realizar un curso sobre cómo utilizar materiales visuales y recursos reales, tales como juegos de encaje, imágenes, material de desecho (gorros, palillos, semillas) y dibujos realizados en la pizarra de los temas propuestos, y otros materiales. Se puede decir que, con la adquisición de recursos didácticos para el aula por parte del docente, el alumno comenzó a desarrollar habilidades en lectura, escritura, cálculo y otras habilidades necesarias para su autonomía personal y social.Research, Society and Development2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4248210.33448/rsd-v12i7.42482Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e17912742482Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e17912742482Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e179127424822525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482/34490Copyright (c) 2023 Rosemary Meneses dos Santos; Dalva de Araujo Menezes; José Roberto Menezes dos Santos; Vanessa Carvalho da Silva França; Karla Adriana Batista de Jesus; Silvia Maria de Oliveira Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rosemary Meneses dos Menezes, Dalva de Araujo Santos, José Roberto Menezes dos França, Vanessa Carvalho da Silva Jesus, Karla Adriana Batista deRibeiro, Silvia Maria de Oliveira 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42482Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
Pedagogical practice: Teacher’s action for deaf students
Práctica pedagógica: Acción docente para alunos sordos
title Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
spellingShingle Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
Santos, Rosemary Meneses dos
Prática educativa inclusiva
Aluno surdo
Libras.
Práctica educativa inclusiva
Alumno sordo
Libras.
Inclusive educational practice
Deaf student
Libras.
title_short Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
title_full Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
title_fullStr Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
title_full_unstemmed Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
title_sort Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
author Santos, Rosemary Meneses dos
author_facet Santos, Rosemary Meneses dos
Menezes, Dalva de Araujo
Santos, José Roberto Menezes dos
França, Vanessa Carvalho da Silva
Jesus, Karla Adriana Batista de
Ribeiro, Silvia Maria de Oliveira
author_role author
author2 Menezes, Dalva de Araujo
Santos, José Roberto Menezes dos
França, Vanessa Carvalho da Silva
Jesus, Karla Adriana Batista de
Ribeiro, Silvia Maria de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosemary Meneses dos
Menezes, Dalva de Araujo
Santos, José Roberto Menezes dos
França, Vanessa Carvalho da Silva
Jesus, Karla Adriana Batista de
Ribeiro, Silvia Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa inclusiva
Aluno surdo
Libras.
Práctica educativa inclusiva
Alumno sordo
Libras.
Inclusive educational practice
Deaf student
Libras.
topic Prática educativa inclusiva
Aluno surdo
Libras.
Práctica educativa inclusiva
Alumno sordo
Libras.
Inclusive educational practice
Deaf student
Libras.
description Propor procedimentos pedagógicos que despertem e construam uma aprendizagem significativa no âmbito escolar, em específico, na sala de aula, é uma questão que tem motivado pesquisadores a trazerem conhecimentos de como está acontecendo o dia a dia da classe com alunos Surdos no ensino regular e quão o ensino pode ser mais acessível com a realidade de aprender do aluno. O artigo tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizadas com alunos surdos de uma escola municipal de Tutóia-MA. A pesquisa foi um relato de experiências numa turma de 3º ano, vespertino, de forma descritiva, qualitativa, observações e a construção de um diário de bordo. Com os dados encontrados, a professora no começo apresentou muitas dificuldades, tendo que buscar ajuda dos professores de Libras atuantes na secretaria de educação do município. Contudo, esta foi orientada a fazer um curso sobre como utilizar materiais visuais e recursos reais, como jogos de encaixe, imagens, material de sucata (tampas, palitos, sementes) e desenhos feitos no quadro branco dos assuntos propostos, e outros materiais. Pode-se afirmar que, com a aquisição da professora de recursos didáticos para a sala de aula, o aluno começou a desenvolver habilidades de leitura, escrita, cálculos e outras competências necessárias para a sua autonomia pessoal e social.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482
10.33448/rsd-v12i7.42482
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i7.42482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482/34490
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e17912742482
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e17912742482
Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e17912742482
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052627777748992