Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482 |
Resumo: | Propor procedimentos pedagógicos que despertem e construam uma aprendizagem significativa no âmbito escolar, em específico, na sala de aula, é uma questão que tem motivado pesquisadores a trazerem conhecimentos de como está acontecendo o dia a dia da classe com alunos Surdos no ensino regular e quão o ensino pode ser mais acessível com a realidade de aprender do aluno. O artigo tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizadas com alunos surdos de uma escola municipal de Tutóia-MA. A pesquisa foi um relato de experiências numa turma de 3º ano, vespertino, de forma descritiva, qualitativa, observações e a construção de um diário de bordo. Com os dados encontrados, a professora no começo apresentou muitas dificuldades, tendo que buscar ajuda dos professores de Libras atuantes na secretaria de educação do município. Contudo, esta foi orientada a fazer um curso sobre como utilizar materiais visuais e recursos reais, como jogos de encaixe, imagens, material de sucata (tampas, palitos, sementes) e desenhos feitos no quadro branco dos assuntos propostos, e outros materiais. Pode-se afirmar que, com a aquisição da professora de recursos didáticos para a sala de aula, o aluno começou a desenvolver habilidades de leitura, escrita, cálculos e outras competências necessárias para a sua autonomia pessoal e social. |
id |
UNIFEI_3f2a30e2f2ccf2de27124dbb7471df92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42482 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdosPedagogical practice: Teacher’s action for deaf studentsPráctica pedagógica: Acción docente para alunos sordosPrática educativa inclusivaAluno surdoLibras.Práctica educativa inclusivaAlumno sordoLibras.Inclusive educational practiceDeaf studentLibras.Propor procedimentos pedagógicos que despertem e construam uma aprendizagem significativa no âmbito escolar, em específico, na sala de aula, é uma questão que tem motivado pesquisadores a trazerem conhecimentos de como está acontecendo o dia a dia da classe com alunos Surdos no ensino regular e quão o ensino pode ser mais acessível com a realidade de aprender do aluno. O artigo tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizadas com alunos surdos de uma escola municipal de Tutóia-MA. A pesquisa foi um relato de experiências numa turma de 3º ano, vespertino, de forma descritiva, qualitativa, observações e a construção de um diário de bordo. Com os dados encontrados, a professora no começo apresentou muitas dificuldades, tendo que buscar ajuda dos professores de Libras atuantes na secretaria de educação do município. Contudo, esta foi orientada a fazer um curso sobre como utilizar materiais visuais e recursos reais, como jogos de encaixe, imagens, material de sucata (tampas, palitos, sementes) e desenhos feitos no quadro branco dos assuntos propostos, e outros materiais. Pode-se afirmar que, com a aquisição da professora de recursos didáticos para a sala de aula, o aluno começou a desenvolver habilidades de leitura, escrita, cálculos e outras competências necessárias para a sua autonomia pessoal e social. Proposing pedagogical procedures that awaken and build meaningful learning in the school environment, in particular, in the classroom, is an issue that has motivated researchers to bring knowledge of how the day-to-day life of the class with Deaf students in regular education is happening and how teaching can be more accessible with the student's learning reality. The article aims to show the pedagogical practices of teachers in the early years of elementary school used with deaf students at a municipal school in Tutóia-MA. The research was a report of experiences in a 3rd year class, in the afternoon, in a descriptive, qualitative way, observations and the construction of a logbook. With the data found, the teacher at first presented many difficulties, having to seek help from Libras teachers working at the municipal education department. However, this was oriented to take a course on how to use visual materials and real resources, such as fitting games, images, scrap material (caps, toothpicks, seeds) and drawings made on the whiteboard of the proposed subjects, and other materials. It can be said that, with the acquisition of didactic resources for the classroom by the teacher, the student began to develop skills in reading, writing, calculations and other necessary skills for his personal and social autonomy.Proponer procedimientos pedagógicos que despierten y construyan aprendizajes significativos en el ambiente escolar, en particular, en el aula, es un tema que ha motivado a los investigadores a acercar el conocimiento de cómo es el día a día de la clase con alumnos Sordos en la educación regular. sucediendo y cómo la enseñanza puede ser más accesible con la realidad de aprendizaje del estudiante. El artículo tiene como objetivo mostrar las prácticas pedagógicas de los profesores en los primeros años de la escuela primaria utilizadas con estudiantes sordos en una escuela municipal en Tutóia-MA. La investigación fue un relato de experiencias en una clase de 3° año, por la tarde, de forma descriptiva, cualitativa, observaciones y la construcción de una bitácora. Con los datos encontrados, la maestra en un primer momento presentó muchas dificultades, teniendo que buscar ayuda de los maestros Libras que trabajan en la secretaría de educación municipal. Sin embargo, este estuvo orientado a realizar un curso sobre cómo utilizar materiales visuales y recursos reales, tales como juegos de encaje, imágenes, material de desecho (gorros, palillos, semillas) y dibujos realizados en la pizarra de los temas propuestos, y otros materiales. Se puede decir que, con la adquisición de recursos didácticos para el aula por parte del docente, el alumno comenzó a desarrollar habilidades en lectura, escritura, cálculo y otras habilidades necesarias para su autonomía personal y social.Research, Society and Development2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4248210.33448/rsd-v12i7.42482Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e17912742482Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e17912742482Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e179127424822525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482/34490Copyright (c) 2023 Rosemary Meneses dos Santos; Dalva de Araujo Menezes; José Roberto Menezes dos Santos; Vanessa Carvalho da Silva França; Karla Adriana Batista de Jesus; Silvia Maria de Oliveira Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rosemary Meneses dos Menezes, Dalva de Araujo Santos, José Roberto Menezes dos França, Vanessa Carvalho da Silva Jesus, Karla Adriana Batista deRibeiro, Silvia Maria de Oliveira 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42482Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos Pedagogical practice: Teacher’s action for deaf students Práctica pedagógica: Acción docente para alunos sordos |
title |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos |
spellingShingle |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos Santos, Rosemary Meneses dos Prática educativa inclusiva Aluno surdo Libras. Práctica educativa inclusiva Alumno sordo Libras. Inclusive educational practice Deaf student Libras. |
title_short |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos |
title_full |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos |
title_fullStr |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos |
title_sort |
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos |
author |
Santos, Rosemary Meneses dos |
author_facet |
Santos, Rosemary Meneses dos Menezes, Dalva de Araujo Santos, José Roberto Menezes dos França, Vanessa Carvalho da Silva Jesus, Karla Adriana Batista de Ribeiro, Silvia Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Dalva de Araujo Santos, José Roberto Menezes dos França, Vanessa Carvalho da Silva Jesus, Karla Adriana Batista de Ribeiro, Silvia Maria de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rosemary Meneses dos Menezes, Dalva de Araujo Santos, José Roberto Menezes dos França, Vanessa Carvalho da Silva Jesus, Karla Adriana Batista de Ribeiro, Silvia Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa inclusiva Aluno surdo Libras. Práctica educativa inclusiva Alumno sordo Libras. Inclusive educational practice Deaf student Libras. |
topic |
Prática educativa inclusiva Aluno surdo Libras. Práctica educativa inclusiva Alumno sordo Libras. Inclusive educational practice Deaf student Libras. |
description |
Propor procedimentos pedagógicos que despertem e construam uma aprendizagem significativa no âmbito escolar, em específico, na sala de aula, é uma questão que tem motivado pesquisadores a trazerem conhecimentos de como está acontecendo o dia a dia da classe com alunos Surdos no ensino regular e quão o ensino pode ser mais acessível com a realidade de aprender do aluno. O artigo tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizadas com alunos surdos de uma escola municipal de Tutóia-MA. A pesquisa foi um relato de experiências numa turma de 3º ano, vespertino, de forma descritiva, qualitativa, observações e a construção de um diário de bordo. Com os dados encontrados, a professora no começo apresentou muitas dificuldades, tendo que buscar ajuda dos professores de Libras atuantes na secretaria de educação do município. Contudo, esta foi orientada a fazer um curso sobre como utilizar materiais visuais e recursos reais, como jogos de encaixe, imagens, material de sucata (tampas, palitos, sementes) e desenhos feitos no quadro branco dos assuntos propostos, e outros materiais. Pode-se afirmar que, com a aquisição da professora de recursos didáticos para a sala de aula, o aluno começou a desenvolver habilidades de leitura, escrita, cálculos e outras competências necessárias para a sua autonomia pessoal e social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482 10.33448/rsd-v12i7.42482 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i7.42482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42482/34490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e17912742482 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e17912742482 Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e17912742482 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052627777748992 |