Mapping of the main current international methodological trends in mathematics education and its teaching in the early years of Elementary Education
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41416 |
Resumo: | A matemática representa uma das disciplinas que o alunado brasileiro conforme indica dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), apresentam importante dificuldade em todas etapas da educação básica. no Ensino Fundamental I é de responsabilidade do professor generalista licenciado em Pedagogia. O escopo central desta pesquisa foi mapear às principais tendências metodológicas utilizadas no fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem das unidades temáticas estabelecidas pela atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esta etapa da educação básica. A pesquisa justifica-se devido rendimento insatisfatório em Matemática dos alunos desta etapa de aprendizagem na avaliação padronizada de larga escala denominada Prova Brasil. A questão norteadora foi perguntar aos professores sujeitos da pesquisa se percebiam que suas abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino tinha implicações no aprendizado dos alunos? Para responder tal questionamento, esta pesquisa realizada no mês de Abril de 2022 recorremos a pesquisa de natureza qualitativa engendrada nos procedimentos da pesquisa fenomenológica. Para coleta de dados buscou-se entrevistas semiestruturadas e, para análise dos dados coletados recorreu-se a análise de conteúdo realizadas com um grupo focal de 28 professores da rede pública municipal da Grande Vitória -ES. Os resultados expressivos evidenciaram prevalência da abordagem metodológica da Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica e de Jogos Matemáticos e revelaram falta de domínio conceitual acerca das demais abordagens metodológicas. Dessa forma, conclui-se que a formação matemática do professor dos anos iniciais tem implicações com os resultados insatisfatórios do alunado brasileiro em Matemática. |
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Mapping of the main current international methodological trends in mathematics education and its teaching in the early years of Elementary EducationMapeamento das principais tendências metodológicas internacionais atuais em educação matemática e seu ensino nos anos iniciais do Ensino FundamentalMapeo de las principales tendencias metodológicas internacionales actuales en la educación matemática y su enseñanza en los primeros años de la Educación PrimariaMapeoMatemáticasEducación PrimariaEnseñanza-AprendizajeTendencias.MapeamentoMatemáticaEnsino-AprendizagemEducação PrimáriaTendências.MappingMathematicsElementary EducationTeaching-LearningTrends.A matemática representa uma das disciplinas que o alunado brasileiro conforme indica dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), apresentam importante dificuldade em todas etapas da educação básica. no Ensino Fundamental I é de responsabilidade do professor generalista licenciado em Pedagogia. O escopo central desta pesquisa foi mapear às principais tendências metodológicas utilizadas no fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem das unidades temáticas estabelecidas pela atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esta etapa da educação básica. A pesquisa justifica-se devido rendimento insatisfatório em Matemática dos alunos desta etapa de aprendizagem na avaliação padronizada de larga escala denominada Prova Brasil. A questão norteadora foi perguntar aos professores sujeitos da pesquisa se percebiam que suas abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino tinha implicações no aprendizado dos alunos? Para responder tal questionamento, esta pesquisa realizada no mês de Abril de 2022 recorremos a pesquisa de natureza qualitativa engendrada nos procedimentos da pesquisa fenomenológica. Para coleta de dados buscou-se entrevistas semiestruturadas e, para análise dos dados coletados recorreu-se a análise de conteúdo realizadas com um grupo focal de 28 professores da rede pública municipal da Grande Vitória -ES. Os resultados expressivos evidenciaram prevalência da abordagem metodológica da Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica e de Jogos Matemáticos e revelaram falta de domínio conceitual acerca das demais abordagens metodológicas. Dessa forma, conclui-se que a formação matemática do professor dos anos iniciais tem implicações com os resultados insatisfatórios do alunado brasileiro em Matemática.Mathematics represents one of the disciplines that Brazilian students, as indicated by data from the Basic Education Assessment System (SAEB), have significant difficulty in all stages of basic education. in Elementary School I is the responsibility of the generalist teacher licensed in Pedagogy. The central scope of this research was to map the main methodological tendencies used in the pedagogical work in the teaching and learning process of the thematic units established by the current National Common Curricular Base (BNCC) for this stage of basic education. The research is justified due to the unsatisfactory performance in Mathematics of students in this learning stage in the standardized large-scale assessment called Prova Brasil. The guiding question was to ask the subject teachers of the research if they realized that their methodological approaches used in the process of teaching and learning the teaching contents had implications for the students' learning? To answer this question, this research carried out in April 2022 resorted to research of a qualitative nature engendered in the procedures of phenomenological research. For data collection, semi-structured interviews were sought and, for analysis of the collected data, content analysis was carried out with a focus group of 28 teachers from the municipal public network of Greater Vitória -ES. The expressive results showed the prevalence of the methodological approach of Problem Solving, Critical Mathematics Education and Mathematical Games and revealed a lack of conceptual mastery over the other methodological approaches. Thus, it is concluded that the mathematical training of teachers in the early years has implications for the unsatisfactory results of Brazilian students in Mathematics.Las matemáticas representan una de las disciplinas que los estudiantes brasileños, como lo indican los datos del Sistema de Evaluación de la Educación Básica (SAEB), tienen dificultad significativa en todas las etapas de la educación básica. en la Enseñanza Básica I es responsabilidad del docente generalista licenciado en Pedagogía.El alcance central de esta investigación fue mapear las principales tendencias metodológicas utilizadas en el trabajo pedagógico en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las unidades temáticas establecidas por el Currículo Nacional Común vigente. Base (BNCC) para esta etapa de la educación básica. La investigación se justifica por el desempeño insatisfactorio en Matemática de los estudiantes en esta etapa de aprendizaje en la evaluación estandarizada de gran escala denominada Prova Brasil. La pregunta orientadora fue preguntar a los docentes de las asignaturas de la investigación si percibían que sus enfoques metodológicos utilizados en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los contenidos didácticos tenían implicaciones para el aprendizaje de los estudiantes. Para responder a esta pregunta, esta investigación realizada en abril de 2022 recurrió a una investigación de naturaleza cualitativa engendrada en los procedimientos de la investigación fenomenológica. Para la recolección de datos, se buscaron entrevistas semiestructuradas y, para el análisis de los datos recolectados, se realizó un análisis de contenido con un grupo focal de 28 profesores de la red pública municipal de la Gran Vitória -ES. Los expresivos resultados mostraron el predominio del enfoque metodológico de Resolución de Problemas, Educación Matemática Crítica y Juegos Matemáticos y revelaron falta de dominio conceptual sobre los demás enfoques metodológicos. Así, se concluye que la formación matemática de los profesores en los primeros años tiene implicaciones para los resultados insatisfactorios de los estudiantes brasileños en Matemáticas.Research, Society and Development2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4141610.33448/rsd-v12i5.41416Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e3312541416Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e3312541416Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e33125414162525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41416/33851Copyright (c) 2023 Carlos Luis Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Carlos Luis2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41416Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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