Consumidores de food trucks em Salvador – Bahia: Perfil, práticas alimentares e percepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Abner Victor da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lira, Carlos Rodrigo Nascimento de, Fonseca, Maria da Conceição Pereira da, Rios, Ana Claudia Menezes, Cardoso, Ryzia de Cassia Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37019
Resumo: Os food trucks (FT) constituem uma inovação no segmento de comida de rua. No Brasil, esse setor iniciou suas atividades em 2013, chegando a Salvador-BA em 2015. Na cidade, os FT estão presentes, sobretudo, em eventos gastronômicos, atraindo muitas pessoas. Dado esse fenômeno, este trabalho objetivou caracterizar os consumidores de FT, considerando seu perfil, práticas e percepções em Salvador-BA. Metodologia: Realizou-se estudo exploratório, quantitativo, com aplicação de questionário semiestruturado, junto a 128 consumidores de FT. Resultados: Foi observado distribuição balanceada entre homens (50,78%) e mulheres (49,22%), predominando adultos jovens (80,47%), solteiros (76,56%), com nível superior completo ou incompleto (58,89%) e renda familiar média correspondente às classes C e D (77,34%). Os motivos mais citados para o consumo em FT foram a praticidade (54,69%), o gosto e/ou o prazer (43,75%) e o preço (10,94 %). Muitos consumidores (54,69%) já frequentavam os FT há mais de um ano, todavia de forma pouco frequente (44,53%). Para os entrevistados, a higiene dos FT foi considerada boa (82,03 %) e a qualidade dos alimentos confiável (74,22 %). Entre os critérios de seleção dos pontos de venda, destacaram-se a aparência das preparações (68,75%) e do vendedor (64,84%), a limpeza do local (50,78%), o acondicionamento dos produtos (35,59%) e o preço (32,81%). A maioria dos consumidores (95,31%) acreditava na continuidade do serviço dos FT, ressaltando a praticidade, o preço acessível e a diversidade das preparações. Conclusão: O estudo evidencia que os consumidores dos FT apresentam perfil diferenciado - jovens, com formação acadêmica e renda mais elevadas, que buscam experiências gastronômicas, novas formas de lazer e interações sociais. Assim, se distinguem do coletivo da comida de rua tradicional.
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Metodologia: Realizou-se estudo exploratório, quantitativo, com aplicação de questionário semiestruturado, junto a 128 consumidores de FT. Resultados: Foi observado distribuição balanceada entre homens (50,78%) e mulheres (49,22%), predominando adultos jovens (80,47%), solteiros (76,56%), com nível superior completo ou incompleto (58,89%) e renda familiar média correspondente às classes C e D (77,34%). Os motivos mais citados para o consumo em FT foram a praticidade (54,69%), o gosto e/ou o prazer (43,75%) e o preço (10,94 %). Muitos consumidores (54,69%) já frequentavam os FT há mais de um ano, todavia de forma pouco frequente (44,53%). Para os entrevistados, a higiene dos FT foi considerada boa (82,03 %) e a qualidade dos alimentos confiável (74,22 %). Entre os critérios de seleção dos pontos de venda, destacaram-se a aparência das preparações (68,75%) e do vendedor (64,84%), a limpeza do local (50,78%), o acondicionamento dos produtos (35,59%) e o preço (32,81%). A maioria dos consumidores (95,31%) acreditava na continuidade do serviço dos FT, ressaltando a praticidade, o preço acessível e a diversidade das preparações. Conclusão: O estudo evidencia que os consumidores dos FT apresentam perfil diferenciado - jovens, com formação acadêmica e renda mais elevadas, que buscam experiências gastronômicas, novas formas de lazer e interações sociais. Assim, se distinguem do coletivo da comida de rua tradicional.Food trucks (FT) are an innovation in the street food segment. In Brazil, this sector started its activities in 2013, arriving in Salvador, Bahia, in 2015. In the city, FTs are present, above all, in gastronomic events, attracting many people. Given this phenomenon, this study aimed to characterize FT consumers, considering their profile, practices, and perceptions in Salvador, Bahia state. An exploratory, quantitative study was carried out, with the application of a semi-structured questionnaire, along with 128 consumers of FT. A balanced distribution between men (50.78%) and women (49.22%) was observed, predominantly young adults (80.47%), single (76.56%), with complete or incomplete higher education (58.89%), and average family income corresponding to classes C and D (77.34%). The most cited reasons for consumption in FT were practicality (54.69%), taste and/or pleasure (43.75%), and price (10.94%). Many consumers (54.69%) had been using FTs for more than a year, although infrequently (44.53%). For the interviewees, the hygiene of the FTs was considered good (82.03%) and the food quality was reliable (74.22%). Among the sale points’ selection criteria were highlighted:  the appearance of the preparations (68.75%) and the seller (64.84%), the cleanliness of the place (50.78%), the packaging of the products (35 .59%), and the price (32.81%). Most consumers (95.31%) believed in the continuity of the FT service, emphasizing reasons such as the practicality, affordable price, and diversity of preparations. The study shows that FT consumers have a different profile - young people, with higher education and income, who seek gastronomic experiences, new forms of leisure and social interactions. Thus, they are distinct from the traditional street food collective.Los food trucks (FT) constituyen una innovación en el segmento de comida callejera. En Brasil, este sector inició sus actividades en el 2013, llegando a Salvador-BA en el 2015. En la ciudad, los FT están presentes, sobre todo, en eventos gastronómicos, atrayendo a muchas personas. Ante este fenómeno, este estudio tuvo como objetivo caracterizar a los consumidores de FT, considerando su perfil, prácticas y percepciones en Salvador-BA. Se realizó un estudio exploratorio, cuantitativo, con la aplicación de un cuestionario semiestructurado, con 128 consumidores de FT. Se observó una distribución equilibrada entre hombres (50,78%) y mujeres (49,22%), predominando adultos jóvenes (80,47%), solteros (76,56%), con estudios superiores completos o incompletos (58,89%) y renta familiar media correspondiente a las clases C y D (77,34%). Los motivos de consumo más citados fueron practicidad (54,69%), gusto y/o placer (43,75%) y precio (10,94%). Muchos consumidores (54,69%) hace mas de un año ya frecuentaban los FT, aunque con poca frecuencia (44,53%). Para los entrevistados, la higiene de los FT fue considerada buena (82,03%) y la calidad de los alimentos confiable (74,22%). Entre los criterios de selección de los puntos de venta, mas destacados fueron, la apariencia de las preparaciones (68,75%) y del vendedor (64,84%), la limpieza del local (50,78%), el empaque de los productos (35,59%) y el precio (32,81%). La mayoría de los consumidores (95,31%) creyó en la continuidad del servicio de los FT, destacando la practicidad, el precio accesible y la diversidad de preparaciones. El estudio muestra que los consumidores de FT tienen un perfil específico- jóvenes, con mayor educación e ingresos mas altos, que buscan experiencias gastronómicas, nuevas formas de esparcimiento e interacción social. Por lo tanto, se distinguen del colectivo de la comida callejera tradicional.Research, Society and Development2022-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3701910.33448/rsd-v11i15.37019Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e566111537019Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e566111537019Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5661115370192525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37019/31294Copyright (c) 2022 Abner Victor da Silva Teixeira; Carlos Rodrigo Nascimento de Lira; Maria da Conceição Pereira da Fonseca; Ana Claudia Menezes Rios; Ryzia de Cassia Vieira Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Abner Victor da Silva Lira, Carlos Rodrigo Nascimento de Fonseca, Maria da Conceição Pereira da Rios, Ana Claudia Menezes Cardoso, Ryzia de Cassia Vieira 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37019Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:21.090604Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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