Avaliação do perfil psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista praticantes de equoterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Clara Zordan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pfeifer, Luzia Iara, Sposito, Amanda Mota Pacciulio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40429
Resumo: Distúrbios motores e de praxia, embora não sejam critérios diagnósticos para Transtorno do Espectro Autista (TEA), estão presentes em grande parte das crianças autistas, podendo ocorrer alterações na coordenação motora grossa, praxia, tônus, equilíbrio, controle postural e planejamento motor. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas investigando habilidades cognitivas, sociais e emocionais de crianças com TEA, enquanto os aspectos motores receberam menor atenção científica. Assim, este estudo se propôs avaliar a função psicomotora de crianças com TEA, praticantes de equoterapia. Trata-se de um estudo transversal, com análise quantitativa. Participaram do estudo 9 cuidadores de crianças de 4 a 11 anos, diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, praticantes de equoterapia há pelo menos 6 meses, os quais responderam ao questionário Childhood Autism Rating Scale - CARS. Com as 9 crianças filhas desses cuidadores foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor, buscando investigar o desempenho motor no equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal/linguagem, motricidade fina e motricidade global. Não foi encontrada relação significativa entre o grau do autismo e o nível de atraso motor, porém há indicativos de uma influência maior nos componentes do esquema corporal e da organização temporal/linguagem. Todas as crianças avaliadas apresentaram algum grau de dispraxia. Encontrou-se maior relação entre o tempo de equoterapia e o desenvolvimento da motricidade fina e do equilíbrio. Todas as crianças avaliadas apresentaram desempenho abaixo do esperado para sua idade cronológica, reforçando a importância da prática psicomotora em seu tratamento, como a equoterapia.
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spelling Avaliação do perfil psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista praticantes de equoterapiaEvaluation of the psychomotor profile of children with Autistic Spectrum Disorder practicing hippotherapyEvaluación del perfil psicomotor de niños con Trastorno del Espectro Autista que practican hipoterapiaTrastorno del espectro autistaDesempeño psicomotorTerapía asistida por caballosTerapia ocupacional.Autism spectrum disorderPsychomotor performanceEquine-assisted therapyOccupational therapy.Transtorno do espectro autistaDesempenho psicomotorTerapia assistida por cavalosTerapia ocupacional.Distúrbios motores e de praxia, embora não sejam critérios diagnósticos para Transtorno do Espectro Autista (TEA), estão presentes em grande parte das crianças autistas, podendo ocorrer alterações na coordenação motora grossa, praxia, tônus, equilíbrio, controle postural e planejamento motor. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas investigando habilidades cognitivas, sociais e emocionais de crianças com TEA, enquanto os aspectos motores receberam menor atenção científica. Assim, este estudo se propôs avaliar a função psicomotora de crianças com TEA, praticantes de equoterapia. Trata-se de um estudo transversal, com análise quantitativa. Participaram do estudo 9 cuidadores de crianças de 4 a 11 anos, diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, praticantes de equoterapia há pelo menos 6 meses, os quais responderam ao questionário Childhood Autism Rating Scale - CARS. Com as 9 crianças filhas desses cuidadores foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor, buscando investigar o desempenho motor no equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal/linguagem, motricidade fina e motricidade global. Não foi encontrada relação significativa entre o grau do autismo e o nível de atraso motor, porém há indicativos de uma influência maior nos componentes do esquema corporal e da organização temporal/linguagem. Todas as crianças avaliadas apresentaram algum grau de dispraxia. Encontrou-se maior relação entre o tempo de equoterapia e o desenvolvimento da motricidade fina e do equilíbrio. Todas as crianças avaliadas apresentaram desempenho abaixo do esperado para sua idade cronológica, reforçando a importância da prática psicomotora em seu tratamento, como a equoterapia.Motor and praxis disorders, although are not diagnostic criteria for Autism Spectrum Disorder (ASD), are present in most autistic children, and alterations in gross motor coordination, praxis, tonus, balance, postural control and motor planning may occur. Much research has been developed investigating cognitive, social and emotional skills of children with ASD, while motor aspects have received less scientific attention. Thus, this study aimed to evaluate the psychomotor function of children with ASD who practice hippotherapy. This is a cross-sectional study with quantitative analysis. The study included 9 caregivers of children aged 4 to 11 years, diagnosed with ASD, practitioners of hippotherapy for at least 6 months, who answered the Childhood Autism Rating Scale - CARS. With the 9 children of these caregivers, the Motor Development Scale was applied, seeking to investigate motor performance in balance, body scheme, spatial organization, temporal organization/language, fine motor skills and global motor skills. No significant relationship was found between the degree of autism and the level of motor delay, but there are indications of a greater influence on the components of the body schema and temporal organization/language. All evaluated children had some degree of dyspraxia. A greater relationship was found between the duration of equine therapy and the development of fine motor skills and balance. All evaluated children performed was below the expectations for their chronological age, reinforcing the importance of psychomotor practice in their treatment, such as hippotherapy.Los trastornos motores y de praxis, aunque no son criterios diagnósticos de trastorno del espectro autista (TEA), están presentes en la mayoría de los niños autistas y pueden presentarse alteraciones en la coordinación motora gruesa, la praxis, el tono, el equilibrio, el control postural y la planificación motora. Numerosas investigaciones se han desarrollado investigando las capacidades cognitivas, sociales y emocionales de los niños con TEA, mientras que los aspectos motores han recibido menor atención científica. Así, este estudio tuvo como objetivo evaluar la función psicomotora de niños con TEA que practican la equinoterapia. Se trata de un estudio transversal con análisis cuantitativo. Participaron en el estudio 9 cuidadores de niños de 4 a 11 años, diagnosticados con TEA, practicantes de equinoterapia durante al menos 6 meses, que respondieron el cuestionario Childhood Autism Rating Scale - CARS. Con los 9 hijos de estas cuidadoras se aplicó la Escala de Desarrollo Motor, buscando investigar el desempeño motor en equilibrio, esquema corporal, organización espacial, organización temporal/lenguaje, motricidad fina y motricidad global. No se encontró relación significativa entre el grado de autismo y el nivel de retraso motor, pero sí hay indicios de una mayor influencia sobre los componentes del esquema corporal y organización temporal/lenguaje. Todos los niños evaluados tenían algún grado de dispraxia. Se encontró una mayor relación entre la duración de la equinoterapia y el desarrollo de la motricidad fina y el equilibrio. Todos los niños evaluados se desempeñaron por debajo de las expectativas para su edad cronológica, lo que refuerza la importancia de la práctica psicomotriz en su tratamiento, como la equinoterapia.Research, Society and Development2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4042910.33448/rsd-v12i3.40429Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e7012340429Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e7012340429Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e70123404292525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40429/33051Copyright (c) 2023 Maria Clara Zordan Fernandes; Luzia Iara Pfeifer; Amanda Mota Pacciulio Spositohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Maria Clara Zordan Pfeifer, Luzia Iara Sposito, Amanda Mota Pacciulio 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40429Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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