Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954 |
Resumo: | Objetivo: Investigar a percepção de graduandos de um curso de Fonoaudiologia de uma Universidade privada do Estado de São Paulo sobre a ocorrência de violência universitária. Metodologia: Participaram 51 estudantes que responderam a uma escala estruturada e validada com 22 afirmativas sobre diferentes situações de violência no ambiente universitário com uma Escala Likert de 4 pontos (1 – nunca; 2 – raramente; 3- às vezes; e 4 – sempre). Os resultados foram analisados, adotando medidas de frequência simples (porcentagem simples) para a identificação das categorias de respostas. Resultados: Foram identificados diferentes tipos de ocorrência de violência na relação estudante-estudante e estudante-professor, principalmente envolvendo questões de machismo e desempenho acadêmico. Conclusão: A partir das percepções dos estudantes, foi possível observar que os participantes reconhecem a presença de violência no ambiente universitário. Este estudo pode subsidiar o diagnóstico local acerca de situações como estas e direcionar a fundamentação de medidas de prevenção e orientação acerca nesta temática. |
id |
UNIFEI_54b33b8a166920c47c83e9cfe3fa9236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43954 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitáriaSpeech therapy students’ perceptions from a private University on the occurrence of university violencePercepciones de estudiantes de Logopedia de una Universidad privada sobre la ocurrencia de violencia universitaria ViolenciaBullyingEstudiantesUniversidadesLogopedia.ViolenceBullyingStudentsUniversitiesSpeech, LanguageHearing Sciences.ViolênciaBullyingEstudantesUniversidadesFonoaudiologia.Objetivo: Investigar a percepção de graduandos de um curso de Fonoaudiologia de uma Universidade privada do Estado de São Paulo sobre a ocorrência de violência universitária. Metodologia: Participaram 51 estudantes que responderam a uma escala estruturada e validada com 22 afirmativas sobre diferentes situações de violência no ambiente universitário com uma Escala Likert de 4 pontos (1 – nunca; 2 – raramente; 3- às vezes; e 4 – sempre). Os resultados foram analisados, adotando medidas de frequência simples (porcentagem simples) para a identificação das categorias de respostas. Resultados: Foram identificados diferentes tipos de ocorrência de violência na relação estudante-estudante e estudante-professor, principalmente envolvendo questões de machismo e desempenho acadêmico. Conclusão: A partir das percepções dos estudantes, foi possível observar que os participantes reconhecem a presença de violência no ambiente universitário. Este estudo pode subsidiar o diagnóstico local acerca de situações como estas e direcionar a fundamentação de medidas de prevenção e orientação acerca nesta temática.Objective: To investigate the perception of graduates of a Speech Therapy course at a private University in the State of São Paulo regarding the occurrence of university violence. Methodology: 51 students participated and responded to a structured and validated scale with 22 statements about different situations of violence in the university environment with a 4-point Likert Scale (1 – never; 2 – rarely; 3 – sometimes; and 4 – always). The results were analyzed, adopting simple frequency measures (simple percentage) to identify the response categories. Results: Different types of violence were identified in the student-student and student-teacher relationships, mainly involving issues of machismo and academic performance. Conclusion: Based on the students' perceptions, it was possible to observe that the participants recognize the presence of violence in the university environment. This study can support the local diagnosis of situations like these and direct the foundation of prevention measures and guidance on this topic.Objetivo: Investigar la percepción de los graduados de la carrera de Logopedia de una universidad privada del Estado de São Paulo sobre la ocurrencia de violencia universitaria. Metodología: Participaron 51 estudiantes que respondieron a una escala estructurada y validada con 22 afirmaciones sobre diferentes situaciones de violencia en el ámbito universitario con una Escala Likert de 4 puntos (1 – nunca; 2 – rara vez; 3 – a veces; y 4 – siempre). Los resultados fueron analizados adoptando medidas de frecuencia simples (porcentaje simple) para identificar las categorías de respuesta. Resultados: Se identificaron diferentes tipos de violencia en las relaciones estudiante-alumno y estudiante-docente, involucrando principalmente cuestiones de machismo y rendimiento académico. Conclusión: A partir de las percepciones de los estudiantes, se pudo observar que los participantes reconocen la presencia de violencia en el ambiente universitario. Este estudio puede apoyar el diagnóstico local de situaciones como estas y orientar la base de medidas de prevención y orientación sobre este tema.Research, Society and Development2023-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4395410.33448/rsd-v12i12.43954Research, Society and Development; Vol. 12 No. 12; e38121243954Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 12; e38121243954Research, Society and Development; v. 12 n. 12; e381212439542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954/35267Copyright (c) 2023 Ana Beatriz Pinto de Carvalho; Fabiane da Silva Soares; Maria Paula Panúncio-Pinto; Matheus Francoy Alpeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Ana Beatriz Pinto de Soares, Fabiane da Silva Panúncio-Pinto, Maria PaulaAlpes, Matheus Francoy 2023-11-24T09:58:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43954Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-24T09:58:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária Speech therapy students’ perceptions from a private University on the occurrence of university violence Percepciones de estudiantes de Logopedia de una Universidad privada sobre la ocurrencia de violencia universitaria |
title |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária |
spellingShingle |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária Carvalho, Ana Beatriz Pinto de Violencia Bullying Estudiantes Universidades Logopedia. Violence Bullying Students Universities Speech, Language Hearing Sciences. Violência Bullying Estudantes Universidades Fonoaudiologia. |
title_short |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária |
title_full |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária |
title_fullStr |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária |
title_full_unstemmed |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária |
title_sort |
Percepções de estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade privada sobre a ocorrência de violência universitária |
author |
Carvalho, Ana Beatriz Pinto de |
author_facet |
Carvalho, Ana Beatriz Pinto de Soares, Fabiane da Silva Panúncio-Pinto, Maria Paula Alpes, Matheus Francoy |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Fabiane da Silva Panúncio-Pinto, Maria Paula Alpes, Matheus Francoy |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Beatriz Pinto de Soares, Fabiane da Silva Panúncio-Pinto, Maria Paula Alpes, Matheus Francoy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violencia Bullying Estudiantes Universidades Logopedia. Violence Bullying Students Universities Speech, Language Hearing Sciences. Violência Bullying Estudantes Universidades Fonoaudiologia. |
topic |
Violencia Bullying Estudiantes Universidades Logopedia. Violence Bullying Students Universities Speech, Language Hearing Sciences. Violência Bullying Estudantes Universidades Fonoaudiologia. |
description |
Objetivo: Investigar a percepção de graduandos de um curso de Fonoaudiologia de uma Universidade privada do Estado de São Paulo sobre a ocorrência de violência universitária. Metodologia: Participaram 51 estudantes que responderam a uma escala estruturada e validada com 22 afirmativas sobre diferentes situações de violência no ambiente universitário com uma Escala Likert de 4 pontos (1 – nunca; 2 – raramente; 3- às vezes; e 4 – sempre). Os resultados foram analisados, adotando medidas de frequência simples (porcentagem simples) para a identificação das categorias de respostas. Resultados: Foram identificados diferentes tipos de ocorrência de violência na relação estudante-estudante e estudante-professor, principalmente envolvendo questões de machismo e desempenho acadêmico. Conclusão: A partir das percepções dos estudantes, foi possível observar que os participantes reconhecem a presença de violência no ambiente universitário. Este estudo pode subsidiar o diagnóstico local acerca de situações como estas e direcionar a fundamentação de medidas de prevenção e orientação acerca nesta temática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954 10.33448/rsd-v12i12.43954 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i12.43954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43954/35267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 12; e38121243954 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 12; e38121243954 Research, Society and Development; v. 12 n. 12; e38121243954 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052633736806400 |