Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa , Clidenor da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37307
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a prática de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no retorno às atividades presenciais das crianças e na dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita no período pós-pandêmico da COVID-19. A pesquisa empreendida, de natureza qualitativa, retrata um estudo no campo do cotidiano adotando um processo de intervenção pedagógica com a participação das crianças envolvidas obedecendo etapas sucessivas de investigação. As evidências alcançadas pelo diagnóstico socioeconômico da escola, mostram os desafios que os alunos tiveram que superar em relação aos recursos disponíveis no ensino remoto. Dessa forma o aprendizado das crianças em fase de alfabetização, nas escolas públicas, foi prejudicado, uma vez que muitas foram as dificuldades encontradas para seguir cursando a escola. Assim, o retorno às atividades presenciais não se mostrou plenamente satisfatório. Os resultados encontrados apontam que em sala de aula as crianças não desfrutavam de meios pedagógicos mais eficientes considerando a utilização uníssona do livro didático. O estudo mostrou que as crianças precisaram de um olhar mais empático dos professores, um esforço maior da gestão da escola, e de ações coletivas entre os professores e toda comunidade escolar. Professores, escola e família, precisam criar um ambiente único que favoreça a aprendizagem das crianças em seus diferentes espaços de aprendizagem. É relevante a construção de um trabalho pedagógico junto com as crianças e não para elas.
id UNIFEI_555e042d2e7fd03666aa89c76c502e0f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37307
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabéticoReturn to presential activities post-pandemic and learning difficulty in the early years of elementary school: An assessment of the level of alphabetical reading and writingRetorno a las actividades presenciales pos pandemia y dificultad de aprendizaje en los primeros años de la escuela primaria: Una evaluación del nivel de lectura y escrituraPráctica docenteIntervención pedagógicaAmbiente escolar.Dificultades de aprendizaje.Prática de ensinoIntervenção pedagógicaAmbiente escolarDificuldade de aprendizagem.Teaching practicePedagogical interventionSchool environmentLearning difficulties.O presente trabalho objetiva analisar a prática de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no retorno às atividades presenciais das crianças e na dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita no período pós-pandêmico da COVID-19. A pesquisa empreendida, de natureza qualitativa, retrata um estudo no campo do cotidiano adotando um processo de intervenção pedagógica com a participação das crianças envolvidas obedecendo etapas sucessivas de investigação. As evidências alcançadas pelo diagnóstico socioeconômico da escola, mostram os desafios que os alunos tiveram que superar em relação aos recursos disponíveis no ensino remoto. Dessa forma o aprendizado das crianças em fase de alfabetização, nas escolas públicas, foi prejudicado, uma vez que muitas foram as dificuldades encontradas para seguir cursando a escola. Assim, o retorno às atividades presenciais não se mostrou plenamente satisfatório. Os resultados encontrados apontam que em sala de aula as crianças não desfrutavam de meios pedagógicos mais eficientes considerando a utilização uníssona do livro didático. O estudo mostrou que as crianças precisaram de um olhar mais empático dos professores, um esforço maior da gestão da escola, e de ações coletivas entre os professores e toda comunidade escolar. Professores, escola e família, precisam criar um ambiente único que favoreça a aprendizagem das crianças em seus diferentes espaços de aprendizagem. É relevante a construção de um trabalho pedagógico junto com as crianças e não para elas.The present work aims to analyze the teaching and learning practice in the early years of Elementary School, focusing on the return to face-to-face activities of children and the learning difficulty in reading and writing in the post-pandemic period of COVID-19. The research undertaken, of a qualitative nature, portrays a study in the field of everyday life, adopting a process of pedagogical intervention with the participation of the children involved, following successive stages of investigation. The evidence obtained by the socioeconomic diagnosis of the school, shows the challenges that students had to overcome in relation to the resources available in remote teaching. In this way, the learning of children in the literacy phase in public schools was harmed, since there were many difficulties encountered in continuing to attend school. Thus, the return to face-to-face activities was not fully satisfactory. The results found indicate that in the classroom the children did not enjoy more efficient pedagogical means considering the unison use of the textbook. The study showed that children needed a more empathetic look from teachers, a greater effort from school management, and collective actions between teachers and the entire school community. Teachers, school and family need to create a unique environment that favors children's learning in their different learning spaces. It is relevant to build a pedagogical work together with children and not for them.El presente trabajo tiene como objetivo analizar la práctica de enseñanza y aprendizaje en los primeros años de la Enseñanza Primaria, centrándose en el retorno a las actividades presenciales de los niños y la dificultad de aprendizaje en lectura y escritura en el periodo pospandemia del COVID-19. La investigación emprendida, de carácter cualitativo, retrata un estudio en el campo de la vida cotidiana, adoptando un proceso de intervención pedagógica con la participación de los niños involucrados, siguiendo sucesivas etapas de investigación. La evidencia obtenida por el diagnóstico socioeconómico del colegio, muestra los retos que tuvieron que superar los estudiantes en relación a los recursos disponibles en la enseñanza a distancia. De esta manera, se perjudicó el aprendizaje de los niños en fase de alfabetización en las escuelas públicas, ya que se encontraron muchas dificultades para continuar asistiendo a la escuela. Así, la vuelta a las actividades presenciales no fue del todo satisfactoria. Los resultados encontrados indican que en el aula los niños no gozaron de medios pedagógicos más eficientes considerando el uso al unísono del libro de texto. El estudio mostró que los niños necesitaban una mirada más empática por parte de los docentes, un mayor esfuerzo de la gestión escolar y acciones colectivas entre los docentes y toda la comunidad escolar. Los docentes, la escuela y la familia necesitan crear un ambiente único que favorezca el aprendizaje de los niños en sus diferentes espacios de aprendizaje. Es relevante construir un trabajo pedagógico junto con los niños y no para ellos.Research, Society and Development2022-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3730710.33448/rsd-v11i15.37307Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e400111537307Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e400111537307Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4001115373072525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37307/31133Copyright (c) 2022 Clidenor da Silva Correa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea , Clidenor da Silva 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37307Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:31.889129Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético
Return to presential activities post-pandemic and learning difficulty in the early years of elementary school: An assessment of the level of alphabetical reading and writing
Retorno a las actividades presenciales pos pandemia y dificultad de aprendizaje en los primeros años de la escuela primaria: Una evaluación del nivel de lectura y escritura
title Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético
spellingShingle Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético
Correa , Clidenor da Silva
Práctica docente
Intervención pedagógica
Ambiente escolar.
Dificultades de aprendizaje.
Prática de ensino
Intervenção pedagógica
Ambiente escolar
Dificuldade de aprendizagem.
Teaching practice
Pedagogical intervention
School environment
Learning difficulties.
title_short Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético
title_full Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético
title_fullStr Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético
title_full_unstemmed Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético
title_sort Retorno às atividades presenciais pós-pandemia e a dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma avaliação do nível de leitura e escrita alfabético
author Correa , Clidenor da Silva
author_facet Correa , Clidenor da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa , Clidenor da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Práctica docente
Intervención pedagógica
Ambiente escolar.
Dificultades de aprendizaje.
Prática de ensino
Intervenção pedagógica
Ambiente escolar
Dificuldade de aprendizagem.
Teaching practice
Pedagogical intervention
School environment
Learning difficulties.
topic Práctica docente
Intervención pedagógica
Ambiente escolar.
Dificultades de aprendizaje.
Prática de ensino
Intervenção pedagógica
Ambiente escolar
Dificuldade de aprendizagem.
Teaching practice
Pedagogical intervention
School environment
Learning difficulties.
description O presente trabalho objetiva analisar a prática de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no retorno às atividades presenciais das crianças e na dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita no período pós-pandêmico da COVID-19. A pesquisa empreendida, de natureza qualitativa, retrata um estudo no campo do cotidiano adotando um processo de intervenção pedagógica com a participação das crianças envolvidas obedecendo etapas sucessivas de investigação. As evidências alcançadas pelo diagnóstico socioeconômico da escola, mostram os desafios que os alunos tiveram que superar em relação aos recursos disponíveis no ensino remoto. Dessa forma o aprendizado das crianças em fase de alfabetização, nas escolas públicas, foi prejudicado, uma vez que muitas foram as dificuldades encontradas para seguir cursando a escola. Assim, o retorno às atividades presenciais não se mostrou plenamente satisfatório. Os resultados encontrados apontam que em sala de aula as crianças não desfrutavam de meios pedagógicos mais eficientes considerando a utilização uníssona do livro didático. O estudo mostrou que as crianças precisaram de um olhar mais empático dos professores, um esforço maior da gestão da escola, e de ações coletivas entre os professores e toda comunidade escolar. Professores, escola e família, precisam criar um ambiente único que favoreça a aprendizagem das crianças em seus diferentes espaços de aprendizagem. É relevante a construção de um trabalho pedagógico junto com as crianças e não para elas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37307
10.33448/rsd-v11i15.37307
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37307
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37307/31133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Clidenor da Silva Correa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Clidenor da Silva Correa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e400111537307
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e400111537307
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e400111537307
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052728787075072