La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antônio Veimar da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Carla Michelle da, Gonçalves, Vanessa Aparecida, Toscano, Thaís Sales Barreto, Paiva, Lanna Martins, Barros, Talita Marlene Leal, Almeida, Lucicleide Santiago Couto de, Sousa, Lucas Farias Santos de, Ferreira, Fabiano Gonçalves, Teixeira, Shearley Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807
Resumo: O presente artigo teve como finalidade mostrar a relevância da família no âmbito escolar, principalmente, nos dias atuais que teve uma grande fundamentação para que processo e aprendizagem aconteça de forma eficiente, ao longo dos tempos a família com fundadora principal da educação dos filhos, tem se tornando cada vez mais importante no contexto escolar contribuindo diretamente na formação dos educandos. O tema surgiu da necessidade de facilitar esse processo de ensino e aprendizagem, percebemos que esse processo exige uma participação ativa da família dentro da escola, para ter ensino satisfatório. O trabalho foi fundamentado através de pesquisa de campo e bibliográfica. Ao analisarmos alguns teóricos como, Silva e Araújo, Santos e Serrano, Krauss, Orth e Robins, entre outros, que se dedicaram com o presente tema, só reforçou o quão é importante a relação da família – escola, na construção de indivíduos nos aspectos intelectual, emocional e social. Conclui-se, que a relação entre escola e família é muito importante para a aprendizagem dos educandos, a família precisa participar ativamente das reuniões escolar, e ter esse acompanhamento no processo educativo dos seus filhos, diante da pesquisa feita, os pais são fundamentais para o ensino satisfatório e de qualidade.
id UNIFEI_57b0d256e709ed2dfcecfd63bbe80e9b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36807
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemiaA importância da família no contexto escolar: um estudo de caso em uma escola pública no estado do Piauí durante a pandemiaThe importance of the family in the school context: a case study in a public school in the State of Piauí during the pandemicRelevanciaFamiliaEnseñandoEscuela.RelevanceFamilyTeachingSchool.RelevânciaFamíliaEducandoEscola.O presente artigo teve como finalidade mostrar a relevância da família no âmbito escolar, principalmente, nos dias atuais que teve uma grande fundamentação para que processo e aprendizagem aconteça de forma eficiente, ao longo dos tempos a família com fundadora principal da educação dos filhos, tem se tornando cada vez mais importante no contexto escolar contribuindo diretamente na formação dos educandos. O tema surgiu da necessidade de facilitar esse processo de ensino e aprendizagem, percebemos que esse processo exige uma participação ativa da família dentro da escola, para ter ensino satisfatório. O trabalho foi fundamentado através de pesquisa de campo e bibliográfica. Ao analisarmos alguns teóricos como, Silva e Araújo, Santos e Serrano, Krauss, Orth e Robins, entre outros, que se dedicaram com o presente tema, só reforçou o quão é importante a relação da família – escola, na construção de indivíduos nos aspectos intelectual, emocional e social. Conclui-se, que a relação entre escola e família é muito importante para a aprendizagem dos educandos, a família precisa participar ativamente das reuniões escolar, e ter esse acompanhamento no processo educativo dos seus filhos, diante da pesquisa feita, os pais são fundamentais para o ensino satisfatório e de qualidade.El propósito de este artículo fue mostrar la relevancia de la familia en el ámbito escolar, principalmente, en la actualidad que tuvo un gran fundamento para que el proceso y aprendizaje sucediera de manera eficiente, siendo en el tiempo la familia el principal artífice de la educación de los niños. , ha cobrado cada vez más importancia en el contexto escolar, contribuyendo directamente a la formación de los alumnos. El tema surgió de la necesidad de facilitar este proceso de enseñanza y aprendizaje, nos dimos cuenta que este proceso requiere de una participación activa de la familia dentro de la escuela, para tener una enseñanza satisfactoria. El trabajo se basó en la investigación de campo y la literatura. Al analizar algunos teóricos como Silva y Araújo, Santos y Serrano, Krauss, Orth y Robins, entre otros, que se han dedicado al presente tema, no hizo más que reforzar cuán importante es la relación familia-escuela, en construcción de los individuos en los aspectos intelectual, afectivo y social. Se concluye que la relación escuela familia es muy importante para el aprendizaje de los estudiantes, la familia necesita participar activamente en las reuniones escolares, y tener este acompañamiento en el proceso educativo de sus hijos, en vista de la investigación realizada, los padres son fundamentales para una enseñanza satisfactoria y de calidad.The purpose of this article was to show the relevance of the family in the school environment, mainly, in the present day that had a great foundation for the process and learning to happen efficiently, over time the family with the main founder of the children's education, has becoming increasingly important in the school context, contributing directly to the education of students. The theme arose from the need to facilitate this teaching and learning process, we realized that this process requires an active participation of the family within the school, to have satisfactory teaching. The work was based on field research and literature. When analyzing some theorists such as Silva and Araújo, Santos and Serrano, Krauss, Orth and Robins, among others, who have dedicated themselves to the present theme, it only reinforced how important the family-school relationship is, in construction of individuals in the intellectual, emotional and social aspects. It is concluded that the relationship between school and family is very important for the learning of students, the family needs to participate actively in school meetings, and to have this follow-up in the educational process of their children, given the research carried out, parents are fundamental to satisfactory and quality teaching.Research, Society and Development2022-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3680710.33448/rsd-v11i14.36807Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e538111436807Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e538111436807Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e5381114368072525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807/30632Copyright (c) 2022 Antônio Veimar da Silva; Carla Michelle da Silva; Vanessa Aparecida Gonçalves; Thaís Sales Barreto Toscano; Lanna Martins Paiva; Talita Marlene Leal Barros; Lucicleide Santiago Couto de Almeida; Lucas Farias Santos de Sousa; Fabiano Gonçalves Ferreira; Shearley Lima Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antônio Veimar daSilva, Carla Michelle da Gonçalves, Vanessa Aparecida Toscano, Thaís Sales Barreto Paiva, Lanna MartinsBarros, Talita Marlene LealAlmeida, Lucicleide Santiago Couto de Sousa, Lucas Farias Santos de Ferreira, Fabiano Gonçalves Teixeira, Shearley Lima 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36807Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:13.047239Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
A importância da família no contexto escolar: um estudo de caso em uma escola pública no estado do Piauí durante a pandemia
The importance of the family in the school context: a case study in a public school in the State of Piauí during the pandemic
title La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
spellingShingle La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
Silva, Antônio Veimar da
Relevancia
Familia
Enseñando
Escuela.
Relevance
Family
Teaching
School.
Relevância
Família
Educando
Escola.
title_short La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
title_full La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
title_fullStr La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
title_full_unstemmed La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
title_sort La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
author Silva, Antônio Veimar da
author_facet Silva, Antônio Veimar da
Silva, Carla Michelle da
Gonçalves, Vanessa Aparecida
Toscano, Thaís Sales Barreto
Paiva, Lanna Martins
Barros, Talita Marlene Leal
Almeida, Lucicleide Santiago Couto de
Sousa, Lucas Farias Santos de
Ferreira, Fabiano Gonçalves
Teixeira, Shearley Lima
author_role author
author2 Silva, Carla Michelle da
Gonçalves, Vanessa Aparecida
Toscano, Thaís Sales Barreto
Paiva, Lanna Martins
Barros, Talita Marlene Leal
Almeida, Lucicleide Santiago Couto de
Sousa, Lucas Farias Santos de
Ferreira, Fabiano Gonçalves
Teixeira, Shearley Lima
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antônio Veimar da
Silva, Carla Michelle da
Gonçalves, Vanessa Aparecida
Toscano, Thaís Sales Barreto
Paiva, Lanna Martins
Barros, Talita Marlene Leal
Almeida, Lucicleide Santiago Couto de
Sousa, Lucas Farias Santos de
Ferreira, Fabiano Gonçalves
Teixeira, Shearley Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Relevancia
Familia
Enseñando
Escuela.
Relevance
Family
Teaching
School.
Relevância
Família
Educando
Escola.
topic Relevancia
Familia
Enseñando
Escuela.
Relevance
Family
Teaching
School.
Relevância
Família
Educando
Escola.
description O presente artigo teve como finalidade mostrar a relevância da família no âmbito escolar, principalmente, nos dias atuais que teve uma grande fundamentação para que processo e aprendizagem aconteça de forma eficiente, ao longo dos tempos a família com fundadora principal da educação dos filhos, tem se tornando cada vez mais importante no contexto escolar contribuindo diretamente na formação dos educandos. O tema surgiu da necessidade de facilitar esse processo de ensino e aprendizagem, percebemos que esse processo exige uma participação ativa da família dentro da escola, para ter ensino satisfatório. O trabalho foi fundamentado através de pesquisa de campo e bibliográfica. Ao analisarmos alguns teóricos como, Silva e Araújo, Santos e Serrano, Krauss, Orth e Robins, entre outros, que se dedicaram com o presente tema, só reforçou o quão é importante a relação da família – escola, na construção de indivíduos nos aspectos intelectual, emocional e social. Conclui-se, que a relação entre escola e família é muito importante para a aprendizagem dos educandos, a família precisa participar ativamente das reuniões escolar, e ter esse acompanhamento no processo educativo dos seus filhos, diante da pesquisa feita, os pais são fundamentais para o ensino satisfatório e de qualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807
10.33448/rsd-v11i14.36807
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.36807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807/30632
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e538111436807
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e538111436807
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e538111436807
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052727921999872