La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807 |
Resumo: | O presente artigo teve como finalidade mostrar a relevância da família no âmbito escolar, principalmente, nos dias atuais que teve uma grande fundamentação para que processo e aprendizagem aconteça de forma eficiente, ao longo dos tempos a família com fundadora principal da educação dos filhos, tem se tornando cada vez mais importante no contexto escolar contribuindo diretamente na formação dos educandos. O tema surgiu da necessidade de facilitar esse processo de ensino e aprendizagem, percebemos que esse processo exige uma participação ativa da família dentro da escola, para ter ensino satisfatório. O trabalho foi fundamentado através de pesquisa de campo e bibliográfica. Ao analisarmos alguns teóricos como, Silva e Araújo, Santos e Serrano, Krauss, Orth e Robins, entre outros, que se dedicaram com o presente tema, só reforçou o quão é importante a relação da família – escola, na construção de indivíduos nos aspectos intelectual, emocional e social. Conclui-se, que a relação entre escola e família é muito importante para a aprendizagem dos educandos, a família precisa participar ativamente das reuniões escolar, e ter esse acompanhamento no processo educativo dos seus filhos, diante da pesquisa feita, os pais são fundamentais para o ensino satisfatório e de qualidade. |
id |
UNIFEI_57b0d256e709ed2dfcecfd63bbe80e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36807 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemiaA importância da família no contexto escolar: um estudo de caso em uma escola pública no estado do Piauí durante a pandemiaThe importance of the family in the school context: a case study in a public school in the State of Piauí during the pandemicRelevanciaFamiliaEnseñandoEscuela.RelevanceFamilyTeachingSchool.RelevânciaFamíliaEducandoEscola.O presente artigo teve como finalidade mostrar a relevância da família no âmbito escolar, principalmente, nos dias atuais que teve uma grande fundamentação para que processo e aprendizagem aconteça de forma eficiente, ao longo dos tempos a família com fundadora principal da educação dos filhos, tem se tornando cada vez mais importante no contexto escolar contribuindo diretamente na formação dos educandos. O tema surgiu da necessidade de facilitar esse processo de ensino e aprendizagem, percebemos que esse processo exige uma participação ativa da família dentro da escola, para ter ensino satisfatório. O trabalho foi fundamentado através de pesquisa de campo e bibliográfica. Ao analisarmos alguns teóricos como, Silva e Araújo, Santos e Serrano, Krauss, Orth e Robins, entre outros, que se dedicaram com o presente tema, só reforçou o quão é importante a relação da família – escola, na construção de indivíduos nos aspectos intelectual, emocional e social. Conclui-se, que a relação entre escola e família é muito importante para a aprendizagem dos educandos, a família precisa participar ativamente das reuniões escolar, e ter esse acompanhamento no processo educativo dos seus filhos, diante da pesquisa feita, os pais são fundamentais para o ensino satisfatório e de qualidade.El propósito de este artículo fue mostrar la relevancia de la familia en el ámbito escolar, principalmente, en la actualidad que tuvo un gran fundamento para que el proceso y aprendizaje sucediera de manera eficiente, siendo en el tiempo la familia el principal artífice de la educación de los niños. , ha cobrado cada vez más importancia en el contexto escolar, contribuyendo directamente a la formación de los alumnos. El tema surgió de la necesidad de facilitar este proceso de enseñanza y aprendizaje, nos dimos cuenta que este proceso requiere de una participación activa de la familia dentro de la escuela, para tener una enseñanza satisfactoria. El trabajo se basó en la investigación de campo y la literatura. Al analizar algunos teóricos como Silva y Araújo, Santos y Serrano, Krauss, Orth y Robins, entre otros, que se han dedicado al presente tema, no hizo más que reforzar cuán importante es la relación familia-escuela, en construcción de los individuos en los aspectos intelectual, afectivo y social. Se concluye que la relación escuela familia es muy importante para el aprendizaje de los estudiantes, la familia necesita participar activamente en las reuniones escolares, y tener este acompañamiento en el proceso educativo de sus hijos, en vista de la investigación realizada, los padres son fundamentales para una enseñanza satisfactoria y de calidad.The purpose of this article was to show the relevance of the family in the school environment, mainly, in the present day that had a great foundation for the process and learning to happen efficiently, over time the family with the main founder of the children's education, has becoming increasingly important in the school context, contributing directly to the education of students. The theme arose from the need to facilitate this teaching and learning process, we realized that this process requires an active participation of the family within the school, to have satisfactory teaching. The work was based on field research and literature. When analyzing some theorists such as Silva and Araújo, Santos and Serrano, Krauss, Orth and Robins, among others, who have dedicated themselves to the present theme, it only reinforced how important the family-school relationship is, in construction of individuals in the intellectual, emotional and social aspects. It is concluded that the relationship between school and family is very important for the learning of students, the family needs to participate actively in school meetings, and to have this follow-up in the educational process of their children, given the research carried out, parents are fundamental to satisfactory and quality teaching.Research, Society and Development2022-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3680710.33448/rsd-v11i14.36807Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e538111436807Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e538111436807Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e5381114368072525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807/30632Copyright (c) 2022 Antônio Veimar da Silva; Carla Michelle da Silva; Vanessa Aparecida Gonçalves; Thaís Sales Barreto Toscano; Lanna Martins Paiva; Talita Marlene Leal Barros; Lucicleide Santiago Couto de Almeida; Lucas Farias Santos de Sousa; Fabiano Gonçalves Ferreira; Shearley Lima Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antônio Veimar daSilva, Carla Michelle da Gonçalves, Vanessa Aparecida Toscano, Thaís Sales Barreto Paiva, Lanna MartinsBarros, Talita Marlene LealAlmeida, Lucicleide Santiago Couto de Sousa, Lucas Farias Santos de Ferreira, Fabiano Gonçalves Teixeira, Shearley Lima 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36807Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:13.047239Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia A importância da família no contexto escolar: um estudo de caso em uma escola pública no estado do Piauí durante a pandemia The importance of the family in the school context: a case study in a public school in the State of Piauí during the pandemic |
title |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia |
spellingShingle |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia Silva, Antônio Veimar da Relevancia Familia Enseñando Escuela. Relevance Family Teaching School. Relevância Família Educando Escola. |
title_short |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia |
title_full |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia |
title_fullStr |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia |
title_full_unstemmed |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia |
title_sort |
La importancia de la familia en el contexto escolar: un estudio de caso en una escuela pública del estado de Piauí durante la pandemia |
author |
Silva, Antônio Veimar da |
author_facet |
Silva, Antônio Veimar da Silva, Carla Michelle da Gonçalves, Vanessa Aparecida Toscano, Thaís Sales Barreto Paiva, Lanna Martins Barros, Talita Marlene Leal Almeida, Lucicleide Santiago Couto de Sousa, Lucas Farias Santos de Ferreira, Fabiano Gonçalves Teixeira, Shearley Lima |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carla Michelle da Gonçalves, Vanessa Aparecida Toscano, Thaís Sales Barreto Paiva, Lanna Martins Barros, Talita Marlene Leal Almeida, Lucicleide Santiago Couto de Sousa, Lucas Farias Santos de Ferreira, Fabiano Gonçalves Teixeira, Shearley Lima |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antônio Veimar da Silva, Carla Michelle da Gonçalves, Vanessa Aparecida Toscano, Thaís Sales Barreto Paiva, Lanna Martins Barros, Talita Marlene Leal Almeida, Lucicleide Santiago Couto de Sousa, Lucas Farias Santos de Ferreira, Fabiano Gonçalves Teixeira, Shearley Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relevancia Familia Enseñando Escuela. Relevance Family Teaching School. Relevância Família Educando Escola. |
topic |
Relevancia Familia Enseñando Escuela. Relevance Family Teaching School. Relevância Família Educando Escola. |
description |
O presente artigo teve como finalidade mostrar a relevância da família no âmbito escolar, principalmente, nos dias atuais que teve uma grande fundamentação para que processo e aprendizagem aconteça de forma eficiente, ao longo dos tempos a família com fundadora principal da educação dos filhos, tem se tornando cada vez mais importante no contexto escolar contribuindo diretamente na formação dos educandos. O tema surgiu da necessidade de facilitar esse processo de ensino e aprendizagem, percebemos que esse processo exige uma participação ativa da família dentro da escola, para ter ensino satisfatório. O trabalho foi fundamentado através de pesquisa de campo e bibliográfica. Ao analisarmos alguns teóricos como, Silva e Araújo, Santos e Serrano, Krauss, Orth e Robins, entre outros, que se dedicaram com o presente tema, só reforçou o quão é importante a relação da família – escola, na construção de indivíduos nos aspectos intelectual, emocional e social. Conclui-se, que a relação entre escola e família é muito importante para a aprendizagem dos educandos, a família precisa participar ativamente das reuniões escolar, e ter esse acompanhamento no processo educativo dos seus filhos, diante da pesquisa feita, os pais são fundamentais para o ensino satisfatório e de qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807 10.33448/rsd-v11i14.36807 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36807/30632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e538111436807 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e538111436807 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e538111436807 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052727921999872 |