A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colusso, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Astudillo, Mario Vásquez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395
Resumo: Os diversos meios existentes de tecnologias de comunicação e informação estimulados pela internet fazem com que seja possível pensar em como utilizá-los nos processos de ensino e processo de aprendizagem. O objetivo desse artigo é analisar os tipos de arquivos empregados em ambientes virtuais de aprendizagem e a evolução do uso de ferramentas tecnológicas e materiais didáticos digitais, identificando o período pandêmico da Covid-19 como possível acelerador desse processo. A coleta de dados do Moodle, com a extensão dos arquivos dos cursos superiores presenciais da Universidade Federal de Santa Maria, apresentam respostas sobre como os materiais didáticos digitais foram utilizados como mediadores das interações entre docentes e discentes no processo de ensino e processo de aprendizagem, requerendo uma continuidade dos estudos sobre esse assunto prolongando o que gostamos de identificar, e o que poderia avançar para que a mediação se dê com eficiência, visando à complementação do processo de ensino e o processo de aprendizagem com a integração entre professor e aluno nos ambientes virtuais.
id UNIFEI_5dbd4846fa4a42ec2a4726662cabab0b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40395
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagemThe choice and use of digital teaching material by higher education teachers: the evolution of TDIC in the virtual learning environmentLa elección y uso de material didáctico digital por parte de los docentes de educación superior: la evolución de las TIC en el entorno virtual de aprendizajeTecnologia de comunicação e informaçãoInternetFerramentas do MoodleMateriais didáticos digitais.Communication and information technologyInternetMoodle ToolsDigital teaching materials.Tecnología de la información y comunicaciónInternetHerramientas de MoodleMateriales didácticos digitales.Os diversos meios existentes de tecnologias de comunicação e informação estimulados pela internet fazem com que seja possível pensar em como utilizá-los nos processos de ensino e processo de aprendizagem. O objetivo desse artigo é analisar os tipos de arquivos empregados em ambientes virtuais de aprendizagem e a evolução do uso de ferramentas tecnológicas e materiais didáticos digitais, identificando o período pandêmico da Covid-19 como possível acelerador desse processo. A coleta de dados do Moodle, com a extensão dos arquivos dos cursos superiores presenciais da Universidade Federal de Santa Maria, apresentam respostas sobre como os materiais didáticos digitais foram utilizados como mediadores das interações entre docentes e discentes no processo de ensino e processo de aprendizagem, requerendo uma continuidade dos estudos sobre esse assunto prolongando o que gostamos de identificar, e o que poderia avançar para que a mediação se dê com eficiência, visando à complementação do processo de ensino e o processo de aprendizagem com a integração entre professor e aluno nos ambientes virtuais.The various existing means of communication and information technologies stimulated by the internet make it possible to think about how to use them in teaching and learning processes. The objective of this article is to analyze the types of files used in virtual learning environments and the evolution of the use of technological tools and digital teaching materials, identifying the pandemic period of Covid-19 as a possible accelerator of this process. The collection of data from Moodle, with the extension of the archives of higher education courses at the Federal University of Santa Maria, present answers about how digital didactic materials were used as mediators of interactions between professors and students in the teaching and learning process, requiring continuity of studies on this subject, prolonging what we like to identify, and what could advance so that the mediation takes place efficiently, aiming at complementing the teaching process and the learning process with the integration between teacher and student in the environments virtual.Los diversos medios de comunicación y tecnologías de la información existentes, estimulados por internet, permiten pensar cómo utilizarlos en los procesos de enseñanza y aprendizaje. El objetivo de este artículo es analizar los tipos de archivos utilizados en los entornos virtuales de aprendizaje y la evolución del uso de herramientas tecnológicas y materiales didácticos digitales, identificando el período de pandemia de la Covid-19 como un posible acelerador de este proceso. La recolección de datos de Moodle, con la extensión de los archivos de cursos de educación superior de la Universidad Federal de Santa María, presenta respuestas acerca de cómo los materiales didácticos digitales fueron utilizados como mediadores de interacciones entre profesores y estudiantes en el proceso de enseñanza y aprendizaje, requiriendo continuidad de los estudios sobre este tema, prolongando lo que nos gusta identificar, y lo que podría avanzar para que la mediación se realice de manera eficiente, visando complementar el proceso de enseñanza y el proceso de aprendizaje con la integración entre docente y alumno en los ambientes virtuales.Research, Society and Development2023-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4039510.33448/rsd-v12i3.40395Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e5612340395Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e5612340395Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e56123403952525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395/33036Copyright (c) 2023 Paulo Roberto Colusso; Mario Vásquez Astudillohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColusso, Paulo RobertoAstudillo, Mario Vásquez2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40395Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
The choice and use of digital teaching material by higher education teachers: the evolution of TDIC in the virtual learning environment
La elección y uso de material didáctico digital por parte de los docentes de educación superior: la evolución de las TIC en el entorno virtual de aprendizaje
title A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
Colusso, Paulo Roberto
Tecnologia de comunicação e informação
Internet
Ferramentas do Moodle
Materiais didáticos digitais.
Communication and information technology
Internet
Moodle Tools
Digital teaching materials.
Tecnología de la información y comunicación
Internet
Herramientas de Moodle
Materiales didácticos digitales.
title_short A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
title_full A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
title_sort A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
author Colusso, Paulo Roberto
author_facet Colusso, Paulo Roberto
Astudillo, Mario Vásquez
author_role author
author2 Astudillo, Mario Vásquez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colusso, Paulo Roberto
Astudillo, Mario Vásquez
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia de comunicação e informação
Internet
Ferramentas do Moodle
Materiais didáticos digitais.
Communication and information technology
Internet
Moodle Tools
Digital teaching materials.
Tecnología de la información y comunicación
Internet
Herramientas de Moodle
Materiales didácticos digitales.
topic Tecnologia de comunicação e informação
Internet
Ferramentas do Moodle
Materiais didáticos digitais.
Communication and information technology
Internet
Moodle Tools
Digital teaching materials.
Tecnología de la información y comunicación
Internet
Herramientas de Moodle
Materiales didácticos digitales.
description Os diversos meios existentes de tecnologias de comunicação e informação estimulados pela internet fazem com que seja possível pensar em como utilizá-los nos processos de ensino e processo de aprendizagem. O objetivo desse artigo é analisar os tipos de arquivos empregados em ambientes virtuais de aprendizagem e a evolução do uso de ferramentas tecnológicas e materiais didáticos digitais, identificando o período pandêmico da Covid-19 como possível acelerador desse processo. A coleta de dados do Moodle, com a extensão dos arquivos dos cursos superiores presenciais da Universidade Federal de Santa Maria, apresentam respostas sobre como os materiais didáticos digitais foram utilizados como mediadores das interações entre docentes e discentes no processo de ensino e processo de aprendizagem, requerendo uma continuidade dos estudos sobre esse assunto prolongando o que gostamos de identificar, e o que poderia avançar para que a mediação se dê com eficiência, visando à complementação do processo de ensino e o processo de aprendizagem com a integração entre professor e aluno nos ambientes virtuais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395
10.33448/rsd-v12i3.40395
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395/33036
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Paulo Roberto Colusso; Mario Vásquez Astudillo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Paulo Roberto Colusso; Mario Vásquez Astudillo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e5612340395
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e5612340395
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e5612340395
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052619048353792