A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395 |
Resumo: | Os diversos meios existentes de tecnologias de comunicação e informação estimulados pela internet fazem com que seja possível pensar em como utilizá-los nos processos de ensino e processo de aprendizagem. O objetivo desse artigo é analisar os tipos de arquivos empregados em ambientes virtuais de aprendizagem e a evolução do uso de ferramentas tecnológicas e materiais didáticos digitais, identificando o período pandêmico da Covid-19 como possível acelerador desse processo. A coleta de dados do Moodle, com a extensão dos arquivos dos cursos superiores presenciais da Universidade Federal de Santa Maria, apresentam respostas sobre como os materiais didáticos digitais foram utilizados como mediadores das interações entre docentes e discentes no processo de ensino e processo de aprendizagem, requerendo uma continuidade dos estudos sobre esse assunto prolongando o que gostamos de identificar, e o que poderia avançar para que a mediação se dê com eficiência, visando à complementação do processo de ensino e o processo de aprendizagem com a integração entre professor e aluno nos ambientes virtuais. |
id |
UNIFEI_5dbd4846fa4a42ec2a4726662cabab0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40395 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagemThe choice and use of digital teaching material by higher education teachers: the evolution of TDIC in the virtual learning environmentLa elección y uso de material didáctico digital por parte de los docentes de educación superior: la evolución de las TIC en el entorno virtual de aprendizajeTecnologia de comunicação e informaçãoInternetFerramentas do MoodleMateriais didáticos digitais.Communication and information technologyInternetMoodle ToolsDigital teaching materials.Tecnología de la información y comunicaciónInternetHerramientas de MoodleMateriales didácticos digitales.Os diversos meios existentes de tecnologias de comunicação e informação estimulados pela internet fazem com que seja possível pensar em como utilizá-los nos processos de ensino e processo de aprendizagem. O objetivo desse artigo é analisar os tipos de arquivos empregados em ambientes virtuais de aprendizagem e a evolução do uso de ferramentas tecnológicas e materiais didáticos digitais, identificando o período pandêmico da Covid-19 como possível acelerador desse processo. A coleta de dados do Moodle, com a extensão dos arquivos dos cursos superiores presenciais da Universidade Federal de Santa Maria, apresentam respostas sobre como os materiais didáticos digitais foram utilizados como mediadores das interações entre docentes e discentes no processo de ensino e processo de aprendizagem, requerendo uma continuidade dos estudos sobre esse assunto prolongando o que gostamos de identificar, e o que poderia avançar para que a mediação se dê com eficiência, visando à complementação do processo de ensino e o processo de aprendizagem com a integração entre professor e aluno nos ambientes virtuais.The various existing means of communication and information technologies stimulated by the internet make it possible to think about how to use them in teaching and learning processes. The objective of this article is to analyze the types of files used in virtual learning environments and the evolution of the use of technological tools and digital teaching materials, identifying the pandemic period of Covid-19 as a possible accelerator of this process. The collection of data from Moodle, with the extension of the archives of higher education courses at the Federal University of Santa Maria, present answers about how digital didactic materials were used as mediators of interactions between professors and students in the teaching and learning process, requiring continuity of studies on this subject, prolonging what we like to identify, and what could advance so that the mediation takes place efficiently, aiming at complementing the teaching process and the learning process with the integration between teacher and student in the environments virtual.Los diversos medios de comunicación y tecnologías de la información existentes, estimulados por internet, permiten pensar cómo utilizarlos en los procesos de enseñanza y aprendizaje. El objetivo de este artículo es analizar los tipos de archivos utilizados en los entornos virtuales de aprendizaje y la evolución del uso de herramientas tecnológicas y materiales didácticos digitales, identificando el período de pandemia de la Covid-19 como un posible acelerador de este proceso. La recolección de datos de Moodle, con la extensión de los archivos de cursos de educación superior de la Universidad Federal de Santa María, presenta respuestas acerca de cómo los materiales didácticos digitales fueron utilizados como mediadores de interacciones entre profesores y estudiantes en el proceso de enseñanza y aprendizaje, requiriendo continuidad de los estudios sobre este tema, prolongando lo que nos gusta identificar, y lo que podría avanzar para que la mediación se realice de manera eficiente, visando complementar el proceso de enseñanza y el proceso de aprendizaje con la integración entre docente y alumno en los ambientes virtuales.Research, Society and Development2023-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4039510.33448/rsd-v12i3.40395Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e5612340395Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e5612340395Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e56123403952525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395/33036Copyright (c) 2023 Paulo Roberto Colusso; Mario Vásquez Astudillohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColusso, Paulo RobertoAstudillo, Mario Vásquez2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40395Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem The choice and use of digital teaching material by higher education teachers: the evolution of TDIC in the virtual learning environment La elección y uso de material didáctico digital por parte de los docentes de educación superior: la evolución de las TIC en el entorno virtual de aprendizaje |
title |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem Colusso, Paulo Roberto Tecnologia de comunicação e informação Internet Ferramentas do Moodle Materiais didáticos digitais. Communication and information technology Internet Moodle Tools Digital teaching materials. Tecnología de la información y comunicación Internet Herramientas de Moodle Materiales didácticos digitales. |
title_short |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem |
author |
Colusso, Paulo Roberto |
author_facet |
Colusso, Paulo Roberto Astudillo, Mario Vásquez |
author_role |
author |
author2 |
Astudillo, Mario Vásquez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colusso, Paulo Roberto Astudillo, Mario Vásquez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia de comunicação e informação Internet Ferramentas do Moodle Materiais didáticos digitais. Communication and information technology Internet Moodle Tools Digital teaching materials. Tecnología de la información y comunicación Internet Herramientas de Moodle Materiales didácticos digitales. |
topic |
Tecnologia de comunicação e informação Internet Ferramentas do Moodle Materiais didáticos digitais. Communication and information technology Internet Moodle Tools Digital teaching materials. Tecnología de la información y comunicación Internet Herramientas de Moodle Materiales didácticos digitales. |
description |
Os diversos meios existentes de tecnologias de comunicação e informação estimulados pela internet fazem com que seja possível pensar em como utilizá-los nos processos de ensino e processo de aprendizagem. O objetivo desse artigo é analisar os tipos de arquivos empregados em ambientes virtuais de aprendizagem e a evolução do uso de ferramentas tecnológicas e materiais didáticos digitais, identificando o período pandêmico da Covid-19 como possível acelerador desse processo. A coleta de dados do Moodle, com a extensão dos arquivos dos cursos superiores presenciais da Universidade Federal de Santa Maria, apresentam respostas sobre como os materiais didáticos digitais foram utilizados como mediadores das interações entre docentes e discentes no processo de ensino e processo de aprendizagem, requerendo uma continuidade dos estudos sobre esse assunto prolongando o que gostamos de identificar, e o que poderia avançar para que a mediação se dê com eficiência, visando à complementação do processo de ensino e o processo de aprendizagem com a integração entre professor e aluno nos ambientes virtuais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395 10.33448/rsd-v12i3.40395 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i3.40395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40395/33036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Paulo Roberto Colusso; Mario Vásquez Astudillo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Paulo Roberto Colusso; Mario Vásquez Astudillo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e5612340395 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e5612340395 Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e5612340395 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052619048353792 |